Descubra os segredos para fazer a baliza perfeita

Fazer a baliza perfeita é uma dificuldade que diversos motoristas têm. Independentemente de ser iniciante ou experiente, a hora de estacionar é sempre complicada. Tem gente que até prefere não sair de carro para não passar por esse momento, mas uma hora ou outra, precisará fazer a manobra.

baliza perfeita

É claro que estacionar o carro necessita de cuidados, mas você não precisa se privar de usar o veículo ou parar em determinadas vagas por não saber fazer a baliza perfeita.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Quem é iniciante ou está tentando tirar carteira de motorista já deve ter passado pelo medo da baliza, afinal, esse é o item que mais causa reprovações nas provas práticas do Detran. Mas, como já informamos, esse descontentamento não vem apenas de motoristas inexperientes, a manobra de estacionamento preocupa qualquer um.

Algumas pessoas sofrem com sintomas físicos e emocionais na hora de estacionar. Tudo isso por conta da manobra e da possibilidade de bater o carro ao parar. Por isso, antes de qualquer coisa e de ensinarmos como fazer a baliza perfeita, faça um seguro auto.

Com ele você estará coberto em diversas situações, inclusive se você bater em outro carro na hora de manobrar. Nesse caso, você precisará ter contratado a cobertura para terceiros, que lhe deixa coberto diante dessas situações desagradáveis.

Clique no botão abaixo para fazer uma cotação agora mesmo ou se preferir, ligue para 0800 882 0656 e fale diretamente com um de nossos consultores. A Minuto é a maior corretora online do país e tem atendimento personalizado para você.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Agora, voltando a falar sobre a baliza perfeita para aliviar os motoristas inseguros e tranquilizar ainda mais os experientes, entender o passo a passo com dicas bem simples de serem entendidas é a primeira lição para estacionar muito bem.

Acredite: a baliza perfeita é, basicamente, o mesmo movimento em todas as vezes, você só precisa estar atento a todos os pontos. A partir de agora, a estacionar não será mais um tormento em sua vida!

Há um tempo exato para fazer uma baliza?

baliza perfeita - Há um tempo exato para fazer uma baliza?

Em média, uma baliza perfeita pode ser feita em até 30 segundos, se todos os pontos forem acertados. Mas, vale ressaltar que cada pessoa realiza essa manobra em um determinado tempo, podendo demorar mais ou menos, por causa da complexidade da vaga ou da própria experiência do motorista.

Portanto, é mais efetivo demorar para estacionar e realizar uma baliza perfeita, do que fazer rápido, já que as chances de errar serão muito maiores, fora as coisas que pode deixar passar pela pressa, por exemplo: não endireitar o pneu, o que prejudicará na sua saída da vaga.

Tomando alguns cuidados antes de estacionar

baliza perfeita - tomando alguns cuidados antes de estacionar

As dicas mais importante ao estacionar o carro em vaga apertadas é saber se o veículo caberá no espaço e ficar atento a todos os obstáculos que podem estar a sua volta.

Em relação ao tamanho do espaço, uma sugestão é fazer a contagem de guias da calçada, se houver 4 guias, o carro cabe. Vale lembrar que essa medida é para veículos populares, caso seja maior, amplie uma guia ou uma guia e meia para ter certeza.

Para a questão de obstáculos, esteja atento a tudo que está próximo ao seu carro: pedestres, trânsito, colunas, paredes, entre outros, que podem ser causadores de uma batida no momento de fazer a baliza com seu carro.

Fazendo a baliza perfeita

baliza perfeita - Tomando alguns cuidados antes de estacionar

Para realizar a baliza perfeita é preciso muito treino e paciência, fazer com calma é a melhor tática.

Ao avistar a vaga entre dois carros, pare-o paralelamente com da frente, de modo que os retrovisores fiquem alinhados. A distância entre os veículos deve ser de, mais ou menos, um braço.

Feito isso, engate a marcha ré e vire todo o volante para o lado que pretende estacionar. Ou seja, faça o movimento de esterçar o veículo. Comece a acelerar para que o carro vá entrando na vaga.

No momento que o retrovisor estiver apontando para a quina do veículo da frente, esterce o volante para o lado contrário, continuando a dar ré. Se você quiser outra referência, tente enxergar o centro do carro de trás no canto direito do retrovisor interno do veículo.

O começar a esterçar o carro, você perceberá que vai se encaixar perfeitamente na vaga, necessitando apenas ajustá-lo. Tome cuidado para não ir com o carro totalmente na vaga, pois o pneu pode pegar no meio fio e raspar a roda. Faça isso com cuidado até o momento que precisar fazer os ajustes finais.

Ajustes finais de uma baliza perfeita

baliza perfeita - Ajustes finais de uma baliza perfeita

Já dentro da vaga, só será necessário ajustar o veículo, sempre tomando cuidado para não bater nos carros que estarão estacionados na frente ou atrás. Carros com sensores de estacionamento são excelentes para essas situações.

Lembre-se de dar uma checada em como estará o volante. Muita gente, na hora do nervosismo, acaba não virando o volante para acertar o carro na vaga e, dependendo de como ele esteja, pode ir direto no carro que está na frente, E não é isso o que queremos, não é? Portanto, faça a manobra com atenção.

Ainda inseguro com a baliza perfeita? Peça ajuda

baliza perfeita - Ainda inseguro com a baliza perfeita? Peça ajuda

Uma sugestão bacana é pedir ajuda, caso tenha alguém com você no carro, peça para descer e dar uma olhadinha para ver se a baliza está sendo feita corretamente. Isso passa bastante segurança nas primeiras vezes quer você estiver tentando realizar a manobra.

No entanto, caso a pessoa fique mandando você fazer do jeito dela e acabe te atrapalhando ou tirando sua atenção, o ideal é fazer as primeiras balizas sozinho e no seu ritmo.

Caso esteja sozinho, faça a baliza no tempo que achar necessário. Isso também é um ponto muito importante, pois a pressa pode ser inimiga da perfeição. Quanto mais inexperiente você for e mais rápido for querer fazer, a probabilidade de erro é muito grande.

Ah! Lembre-se de fazer o uso “abusivo” dos espelhos, principalmente dos retrovisores. Eles são ótimos indicativos se você está acertando ou não na baliza perfeita. Eles não estão lá à toa e podem ser muito mais úteis do que você imagina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *