Defeitos mais comuns nos painéis dos carros

Qualquer automóvel está sujeito a sofrer com problemas em diferentes lugares. Assim como outros componentes, os painéis dos carros fazem parte dessa lista. Essa parte do veículo é uma das mais importantes para o motorista, pois  informa quando há algum defeito em outros sistemas e acessórios do carro por meio das luzes. Se o painel estiver quebrado e você não for avisado sobre o que está errado, a sua segurança pode ser comprometida no momento de conduzir o veículo.

painéis dos carros

Além da questão de preservação da segurança na condução do veículo, é importante resolver qualquer eventual problema o quanto antes. Dessa forma, é possível evitar danos em outras peças do automóvel.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Eventualmente, quando os painéis dos carros estão danificados, eles podem passar aos motoristas alertas falsos sobre um problema em alguma parte do carro. Isso pode fazer com que o motorista vá ao mecânico em vão e gaste dinheiro com peças que ainda estão em ótimas condições de uso.

Além disso, quando uma peça está com defeito, significa que o seu funcionamento está comprometido. Dependendo da sua função no veículo, esse problema pode causar acidentes. Uma lanterna de freio que não estiver funcionando, por exemplo, pode fazer com que o motorista de trás não perceba a frenagem e acabe batendo na traseira do carro.

Falando sobre segurança na condução, fazer a contratação de um seguro auto é imprescindível para prevenir-se em caso de acidentes e outros imprevistos desagradáveis. Para cotar o seu seguro, conte com a Minuto Seguros. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras para oferecer o plano ideal para o seu perfil. Preencha o formulário de cotação clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Agora que já sabe da importância de verificar a existência de problemas nos painéis dos carros, veja quais são os defeitos mais comuns que interferem no funcionamento desse sistema.

Defeitos mais comuns nos painéis dos carros

Luz não acende

painéis dos carros - Luz não acende

Assim como receber falsos alertas é um problema grave, não receber nenhum também é motivo para preocupação. Este é outro ponto a se preocupar quando se fala de painéis dos carros.

São diversos os defeitos que podem acabar resultando no não funcionamento das luzes que indicam um problema em determinada parte do veículo. O fusível pode estar queimado, o reostato desligado ou alguma lâmpada do painel  queimada. Para resolver, é necessário desmontar o painel com o acompanhamento de um profissional de confiança. Ele fará a verificação e poderá diagnosticar qual o problema exato.

Marcadores não estão funcionando

painéis dos carros - Marcadores não estão funcionando

Outro defeito comum é quando os marcadores não funcionam. Se todos eles não estiverem funcionando, pode ser que seja o fusível. Caso o problema esteja acontecendo com apenas um marcador, é bom fazer testes em alguns itens, como: sensores, fios, boia e tanque. Isso também vale para o conta-giros e o velocímetro.

Na existência de outros problemas no veículo, é necessário realizar testes para saber se será necessário retirar o painel e desmontá-lo para realizar o conserto.

Para finalizar, é importante citar que existem veículos com painéis totalmente digitais. Neles, os sinais de luzes são indicados na própria tela, e não por meio de lâmpadas, como nos automóveis mais antigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *