E, se você vai sair com ele no fim de semana e nota algumas diferenças, principalmente ao ligá-lo, saiba que alguns cuidados são necessários para sair dirigindo por aí. Um dos principais problemas é o fato do motor ficar desligado por muito tempo, causando o ressecamento em alguns componentes importantes.
Com o intuito de ajudar o pessoal que só pega o carro para o lazer desses dias, veja algumas dicas importantes para manter o veículo em perfeito estado.
Ligar o carro, pelo menos, uma vez na semana
O ato de ligá-lo durante a semana ajuda o motor a ser lubrificado, além de impossibilitar o arreio da bateria, problema muito comum em quem não usa o carro com frequência. Mantê-lo ligado por cerca de 10 minutos é o suficiente para evitar quaisquer danos nesse sentido.
Calibrar pneus sempre que for sair
Já falamos sobre esse tema aqui no blog, mas é sempre bom relembrar. Com o carro parado é muito mais comum que os pneus esvaziem facilmente, por isso, sempre que for sair, passe no posto e faça essa calibragem, evitando gastos excessivos de combustível. Acredite: calibrar o pneu uma vez por semana não é exagero, ainda mais quem não roda com o carro.
Atenção no escapamento
Não usar muito o veículo causa problemas involuntários, como no escapamento. A água presente na gasolina ou no etanol, deposita-se no sistema de escape e, com isso, o abafador pode sofrer corrosões e abrir um grande buraco no escapamento. Fique atento para não sofrer com esses danos. Leve o carro periodicamente para manutenções com o seu mecânico de confiança.
Cuidados básicos
Além do que citamos acima, há algumas precauções consideradas mais básicas, como, ao ligar o carro, ver se o painel de controle não apresentará nenhuma luz diferente das convencionais.
Lavá-lo quinzenalmente também evita riscos na pintura, que podem surgir por conta da poeira. Usar uma capa é uma ótima saída.
E mesmo que você não use o carro com frequência, faça as revisões no período determinado pela montadora, evitando surpresas desagradáveis.
[addtoany]