1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

O que levar em conta na cotação de seguro online

Escolher um seguro para o carro envolve muitas questões, como:

  • perfil de condutor;
  • onde mora;
  • para que utiliza o veículo;
  • outras necessidades que se adaptem à sua condição de motorista no dia a dia. 

Uma forma de contratar a proteção ideal é fazer uma cotação de seguro online.

cotação de seguro online

Isso porque trata-se de uma solução eficiente, prática e transparente para obter um seguro de acordo com o que você necessita no momento. Como o próprio nome já diz, é tudo feito de forma online, exigindo apenas o uso de internet e um dispositivo móvel, como celular e tablet, ou um computador.

Ou seja, é uma forma de contratação de proteção para veículos. Para isso, é preciso que você acesse a página de cotação de seguro online de uma corretora e informe alguns dados essenciais, como informações pessoais, especificações sobre o carro e questões sobre o uso que é feito dele.

Dito isto, vamos ajudar você a entender como o processo é prático e o que você precisa considerar na hora de escolher uma corretora. Confira!

Cotação de seguro online: você realmente sabe fazer? 

Primeiramente, o ideal é ter em mãos seus documentos próprios e também do veículo para fazer uma cotação de seguro online. Além disso, é válido saber que, na página da Minuto, por exemplo, você pode fazer quantas cotações precisar.

Nesse sentido, o processo de cotar uma proteção para automóveis é feito por meio de um formulário. Basta que você siga as instruções dadas e responda as questões que forem surgindo. 

Por exemplo, na Minuto Seguros, é possível cotar facilmente acessando a página de Cotação Seguro Auto e seguir respondendo o que for perguntado. E a primeira questão é sobre a marca do carro, sendo necessário selecionar a do seu veículo dentre os nomes da lista.

Após isso, abaixo dessa primeira pergunta, você consegue marcar também o ano de fabricação. Assim que selecioná-lo, será perguntado o ano do modelo, que é de acordo com a fabricação selecionada anteriormente. Então, é o momento de selecionar o modelo do carro e, logo depois disso, a versão. 

Depois dessa etapa, outras questões sobre o veículo serão perguntadas, como sobre os acessórios, financiamento, usabilidade, isenção de imposto, etc. Por fim, será preciso informar a placa e responder outras perguntas, desta vez relacionadas ao seu perfil e ao seguro em si.

O que levar em conta na hora de escolher? 

Agora que você viu como é prático fazer uma cotação de seguro online, saiba que há alguns questionamentos que você precisa considerar na hora de escolher uma corretora que atenda a sua necessidade:

  • agilidade: a cotação é facilitada? Você foi atendido de forma rápida e descomplicada?
  • atendimento: por falar nele, você sentiu que suas necessidades foram realmente ouvidas? O atendimento foi humanizado?
  • seguradora: há mais opções de seguradora para você escolher?
  • personalização: é possível customizar o Seguro Auto de acordo com suas necessidades?
  • contato: a empresa oferece quais opções de contato? Utiliza a tecnologia a seu favor?
  • suporte: a corretora oferece algum tipo de suporte ou ajuda durante a vigência do seguro?
  • segurança: a companhia é consolidada no mercado? Quantos anos de experiência no ramo? Teve alguma premiação quanto à sua atuação?
  • pagamentos: quais são os métodos de pagamento? Isso facilita a sua experiência na hora de contratar?
  • diferenciais: quais são os diferenciais que a empresa oferece?  Passa credibilidade nos seus serviços?
  • reputação: o que os consumidores dizem sobre a empresa?
  • disponibilidade: suas dúvidas foram respondidas? A empresa se mostrou disposta a responder você da melhor forma possível?

Coberturas básicas e adicionais do seguro: qual a diferença? 

Neste tópico, saiba mais sobre as coberturas. 

As coberturas de um seguro são formas de proteção com base em indenização. Ou seja, é um modo de se proteger financeiramente em diversas situações que podem ocorrer envolvendo seu veículo. Quando você contrata um seguro passa a ser protegido com coberturas para determinados riscos.

Isso inclusive é outra questão que precisa ser considerada ao fazer uma cotação de seguro online. Afinal, o tipo da cobertura vai influenciar na sua segurança e no valor da contratação. Em sua maioria, elas são divididas entre básica e adicional.

A cobertura básica está relacionada ao veículo propriamente, que é conhecida também como “cobertura de casco”. Ou seja, diz respeito a tudo o que faz com que um veículo funcione adequadamente. Entre as principais, estão:

  • colisão, abalroamento, capotagem ou derrapagem; 
  • ressaca, vendaval, granizo, furacão, terremoto e raios; 
  • prejuízos por queda de qualquer objeto sobre o veículo;
  • acidente com o veículo durante transporte; 
  • danos causados por terceiros, se tiver sido em ato isolado e involuntário; 
  • prejuízos por alagamento, enchente ou inundações;
  • incêndio ou explosão; 
  • roubo ou furto parcial ou total do veículo.

Já a cobertura adicional diz respeito a tudo o que você quiser adicionar na sua apólice, além das coberturas básicas. Mas, isso varia de seguradora para seguradora, uma vez que elas possuem pacotes específicos de coberturas para oferecer.

Vale lembrar também que incluir uma cobertura vai impactar o valor final do seguro. As mais comuns, portanto, são:

  • acessórios (aparelhos de som e imagem, por exemplo); 
  • kit Gás (protege em casos de colisão, incêndio e roubo); 
  • carro reserva; 
  • danos a vidros, lanternas, faróis e retrovisores;
  • extensão de perímetro.

Tipos de Seguro Auto 

Há mais de um tipo de Seguro Auto e é por isso que é muito importante entender a necessidade de cada perfil de condutor ao fazer uma cotação de seguro online. Aliás, isso é um ponto fundamental que deve ser verificado ao escolher uma corretora: o suporte oferecido para você encontrar o plano ideal às suas condições.

Por exemplo, você pode contratar um seguro completo, também chamado de “compreensivo”, um seguro auto roubo, seguro para terceiros, para acidentes pessoais a passageiros e seguro com rastreadores.

Além disso, é possível encontrar seguros específicos para cada perfil, como:

  • Seguro Auto Jovem: busca oferecer suporte completo e garante um plano jovem para quem está contratando pela primeira vez. Por isso, pode ser que seja solicitado um curso de direção defensiva;
  • Seguro Auto Mulher: este é focado no público feminino, que, normalmente, tem mais zelo ao dirigir e oferece poucos riscos de sinistros no trânsito;
  • Seguro para automóvel usado: a única diferença desse tipo de seguro para o de carro novo é que, neste caso, pode ser solicitada uma vistoria prévia para avaliar detalhadamente o carro usado;
  • Seguro para carros financiados: este tipo oferece a mesma cobertura que para carros já pagos, sendo que a diferença está na indenização de perda total. Isso pode ocorrer por meio de quitação junto à financeira ou quando a seguradora realiza o pagamento na instituição do financiamento;
  • Seguro Auto PCD: já esta contratação é voltada para pessoas com deficiência, cujos veículos se encaixam nas regras de isenção de impostos definidas por lei.

Por que não sair da concessionária sem seguro? 

Considerando tudo isso que já trouxemos aqui sobre cotação de seguro online, vale saber também que, ao comprar um veículo, o mais recomendado é contratar um Seguro Auto antes mesmo de sair com ele da concessionária. 

Isso porque, primeiro: se o carro é zero quilômetro, a seguradora saberá que não existe possibilidade de o automóvel ter sofrido dano ou avaria. Dessa forma, não é preciso fazer a vistoria, bastando apenas escolher o plano e eventuais coberturas adicionais que desejar. A partir do momento que você sair da loja com o carro, ele já terá que passar pela avaliação da seguradora.

Outra questão importante que deve ser levada em conta é com relação à indenização. Se você contratar um Seguro Auto antes de sair da concessionária, o valor do reembolso será considerado com base no carro zero quilômetro e não no valor da tabela FIPE. Ou seja, a indenização será maior.

Além disso, é preciso visar também os riscos que você corre ao comprar um carro sem indenização antecedente: colisão, roubo, furto, condições de desastres naturais, entre outros. Assim, ao sofrer um desses sinistros, por exemplo, é você quem terá que arcar com os prejuízos. Se contratar um seguro, a responsabilidade é da seguradora.

Sem mencionar que carros mais novos chamam muito mais atenção, podendo ser mais visados para roubo e furto, por exemplo. 

Benefícios de uma boa seguradora 

Agora que você já entendeu tudo sobre a cotação de seguro online, é preciso entender os benefícios de contratar uma seguradora. 

Uma seguradora é a empresa que assume os riscos e a responsabilidade de indenizar o segurado em qualquer tipo de prejuízo, conforme previsto em apólice. Isto é, é ela quem vai indenizar você quando sofrer um sinistro. 

Para se tornar uma instituição de seguros, a organização precisa ser autorizada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), principal órgão  responsável por autorizar, monitorar e fiscalizar o mercado de seguros no Brasil.

Nesse sentido, cada seguradora vai oferecer benefícios diferentes, mas, no geral, a vantagem de contratar uma seguradora é porque contam com:

  • Anos de experiência no segmento: 

Há várias seguradoras do mercado de seguros no Brasil que possuem anos de experiência, algumas possuem mais de 100 anos, por exemplo. Essa vasta vivência no segmento proporciona segurança ao contratante justamente por já serem consolidadas e especialistas na área.

  • Suporte:

As seguradoras disponibilizam um centro de atendimento ao público. Isso significa que há todo um canal focado em resolver os problemas que você tiver em relação ao seu seguro. Inclusive, muitas delas possibilitam que isso seja feito online, facilitando ainda mais o processo.

Aliás, há empresas de seguro que oferecem atendimento rápido para vistorias e liberação de sinistros também, o que é uma grande vantagem.

  • Preços competitivos:

O mercado de seguros no Brasil é bastante competitivo, o que garante ao contratante diversas opções de coberturas e seguradoras para escolher. Com isso, as empresas do ramo buscam conquistar cada vez mais espaço e oferecem benefícios e valores mais vantajosos. 

Muitas, inclusive, oferecem diferenciais que podem valer muito a pena. Por exemplo, disponibilizam descontos exclusivos, programas de pontuação vinculados a cartões de crédito ou em relação a quem já é cliente da marca em outro segmento, como nos casos de correntistas de bancos que oferecem seguros também.

  • Assistência 24h:

É muito comum que as seguradoras ofereçam assistência 24h, podendo encontrar recursos como: reboque do carro, soluções de chaveiro, guincho para problemas elétricos ou mecânicos, troca de pneu, troca de bateria, falta de combustível, retorno domiciliar, hospedagem, transporte, passagem para retirar o veículo sinistrado, etc.

  • Personalização:

A possibilidade de personalizar o seguro de acordo com o seu perfil é uma das principais vantagens de uma seguradora. Ou seja, você consegue customizar o Seguro Auto com coberturas adicionais e os diferenciais oferecidos por cada instituição. Assim, obtém coberturas que serão realmente úteis no seu dia a dia e ainda consegue economizar.

  • Pagamento facilitado:

Outro grande benefício de uma seguradora são as diversas formas de pagamento que oferecem. 

Por buscarem se adequar às exigências do mercado digital e também para ampliar a gama de opções, muitas oferecem várias condições de pagamento, planos flexíveis e adaptáveis, como parcelamentos em até 12 vezes sem juros, independentemente do número de coberturas contratadas.

10 Motivos para escolher a Minuto! 

Antes de decidir fazer uma cotação de seguro online, veja as vantagens de escolher a Minuto Seguros para contratar a proteção para o seu veículo:

  • É a maior corretora de Seguro Auto do país e a maior do segmento online;
  • É pioneira no segmento, atuando desde 2011, e possui premiações no ramo;
  • Oferece atendimento humanizado, de qualidade e multicanal com foco no cliente e em busca de solução para seus problemas;
  • Faz cotações de seguro em diversas seguradoras simultaneamente;
  • Trabalha com as maiores seguradoras do país;
  • As cotações são personalizadas de acordo com o perfil de cada cliente;
  • Garante suporte necessário para qualquer cliente antes e depois do processo;
  • Busca simplificar o atendimento e todo o procedimento, que pode ser feito online e sem complicações;
  • Possui excelente reputação no Reclame Aqui e foi indicada ao Prêmio do site seguidas vezes.

Então, se você busca por coberturas de qualidade, transparentes e confiáveis, uma empresa renomada no mercado e autorizada legalmente pela SUSEP e que está disposta, junto a profissionais qualificados, a ajudar você a evitar danos e prejuízos com sinistros e riscos de estrada, escolha a Minuto Seguros.

Inclusive, aqui vai um motivo extra: quem contratou recomenda

Por fim, quer fazer parte dos clientes da Minuto Seguros que foram beneficiados com uma cobertura de veículos focada em seu perfil e suas necessidades? Faça uma cotação online  totalmente gratuita e tenha uma equipe pronta para ajudar você!

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *