1. Home
  2. »
  3. Carro

Veja tudo sobre controle de estabilidade

Com os avanços na tecnologia automotiva, motoristas e passageiros tiveram muitos benefícios. Isso é ainda mais relevante quando se trata de questões relacionadas à segurança dos ocupantes. Com o tempo surgiram os airbags, freios ABS, sensores em diversas áreas externas da carroceria e, principalmente, o controle de estabilidade. Esse último exemplo é um sistema que ajuda na prevenção de acidentes e é considerado por especialistas como tão importante quanto o cinto de segurança, por exemplo.

Com todos os recursos de segurança proporcionados atualmente, a chance de reduzir os danos em casos de acidentes é maior. Este fator é ainda mais relevante no Brasil, em que a direção agressiva infelizmente é prática de muitos motoristas. Além disso, algumas estradas brasileiras possuem péssimas condições, o que arrisca os veículos

A principal diferença do controle de estabilidade para os demais dispositivos de segurança está em como ele age durante uma situação de emergência. O controle de estabilidade vai evitar uma colisão, ajudando o motorista para que o carro não perca o controle na pista. Já o cinto de segurança ou os airbags, por exemplo, atuarão somente após o impacto ser causado.

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez. COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Importância do seguro auto

Fazendo a combinação de todos esses recursos em um só automóvel, o trânsito fica muito mais seguro para todos. No entanto, ainda é necessário contratar um seguro auto para tornar tudo ainda mais tranquilo para o proprietário. Este é o único serviço que oferece proteção contra riscos que não podemos prever quando acontecerão, como roubo e furto ou colisão com terceiros.

Portanto, faça uma cotação com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras, que estão entre as principais do mercado. Dessa forma, garantimos uma proposta que seja adequada ao seu perfil.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Controle de estabilidade

Como funciona?

Antes de mais nada, é importante dizer que o controle de estabilidade pode receber diferentes denominações no mercado automotivo. Os mais comuns são Eletronic Stability Program (ESP) ou Eletronic Stability Control (ESC).

Embora os nomes sejam diversos, o controle de estabilidade funciona de uma única maneira: um conjunto de sensores que estão instalados em várias partes do carro, entre elas, eixo longitudinal, caixa de direção e rodas.

Em segundo lugar, entendendo como funciona o controle de estabilidade, é preciso saber que este recurso é praticamente um sistema nervoso dos automóveis. Afinal, com ajuda dos sensores localizados em locais estratégicos, será possível cruzar dados sobre a direção. Dessa forma, caso a trajetória tenha uma mudança brusca repentina, ela poderá ser detectada pelo próprio sistema do carro.

Além disso, a leitura é tão avançada que é feita em uma velocidade de 25 vezes por segundo, o que permite a intervenção do controle de estabilidade caso o veículo desalinhe fortemente. Com isso, os automóveis podem frear sem ajuda do motorista e, em alguns casos, ter frenagem apenas em uma roda para buscar a estabilidade do carro novamente.

O controle de estabilidade ainda é capaz de parar o motor para reduzir a aceleração de forma gradativa. Portanto, é possível observar que esse sistema funciona, basicamente, como uma inteligência artificial, pois ele tem autonomia para tomar decisões que podem salvar vidas, evitando um acidente.

É possível comprar o controle de estabilidade avulso?

Essa dúvida é bastante frequente entre os motoristas, pois muitos buscam aumentar a segurança em seu veículo. E também porque nem todos os automóveis possuem o controle de estabilidade, principalmente aqueles que são mais antigos.

Embora haja interesse em adquiri-lo, o controle de estabilidade é vendido como um item de série pelas montadoras. Ou seja, somente a fabricante possui qualificação para fazer a instalação e programação desse recurso. Afinal, os sensores são previamente configurados, instalados e programados em várias partes da mecânica e carroceria.

Quanto custa o controle de estabilidade?

Por fim, também é valido falar sobre os preços para ter essa tecnologia em seu carro. Elas podem ser vendidas como opcionais ou já estarem inclusas no valor final do veículo. Para o mercado automotivo brasileiro, ainda é considerado um recurso caro de se obter. Geralmente, os automóveis que saem de fábrica com ele custam a partir de R$70 mil. Contudo, vai depender da montadora e do modelo em questão.

Pronto, agora você já sabe tudo sobre o controle de estabilidade. Se houver dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários abaixo!

4 / 1 voto

[addtoany]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile