Home » Carro » Seguro

Conheça o seguro para carros adaptados

O mercado para deficientes físicos está em constante crescimento. O setor automotivo é um exemplo. Anualmente, vemos cada vez mais os veículos adaptados nas ruas. Além das empresas especializadas em adaptar esses caros para os donos, hoje vemos as principais revendedoras e marcas com áreas destinadas exclusivas a auxiliar o deficiente na compra de um automóvel.

Seguro auto para carros adaptados

Para se ter uma ideia do crescimento, segundo a ABRIDEF (Associação Brasileira das Indústrias e Revendedores de Produtos e Serviços para Pessoas com Deficiência), em 2011 foram vendidos cerca de 33 mil carros desse tipo.

Mas e o seguro? Você sabe como funciona o seguro auto para esses carros voltados para portadores de deficiência?

Na prática, o procedimento é semelhante a um veículo não adaptado, mas é preciso entender algumas características:

Isenção de imposto

Deficientes físicos têm, no Brasil, a condição de comprar um veículo zero com isenção dos impostos cobrados regularmente na transação (IPI, IOF, IPVA e ICMS).

O seguro desse automóvel, no entanto, vem com uma particularidade: caso haja um sinistro de perda total, que demande indenização integral, a seguradora pagará a quantia reduzindo o cálculo dos impostos.

Tomemos como exemplo um Honda FIT EXL CVT (automático). A versão top de linha, sem qualquer isenção de imposto, custa hoje R$ 66.890,00. Com a isenção total que o portador de deficiência possui tem direito, o mesmo automóvel sairia por R$ 52.051,07.

O processo para obter esse desconto é mais moroso que em uma compra convencional, mas o benefício, como vimos, vale a pena.

Vale também destacar que existem seguradoras que pagarão a indenização no valor integral, cabendo ao segurado recolher o imposto posteriormente. Por isso, consulte as condições gerais da apólice.

Informação

É essencial que o futuro segurado avise, desde o início do contato para a cotação, que possui uma deficiência física e tem um carro adaptado. Assim, o consultor já saberá que existem questões extras a serem abordadas.

É importante informar também que existem equipamentos instalados que colaboraram com essa adaptação. Assim, uma cobertura extra será feita para que o veículo esteja coberto em sua totalidade.

Se você busca um seguro de carros adaptados, ou conhece alguém que esteja interessado, fique tranquilo. Fornecendo a informação correta, você poderá conseguir um grande negócio!

Comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *