Condutor adicional aumenta o preço do seguro?

Você já parou para se perguntar se um condutor adicional aumenta o preço do seguro?

mulher negra na porta do carro

O seguro auto é um serviço realmente complexo, pois no momento de contratá-lo, muitas dúvidas surgem em relação às coberturas e o valor que o segurado deverá pagar. . 

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Mas, afinal, o que interfere realmente neste valor? Existem muitos fatores que podem influenciar nessa resposta, como o CEP de circulação, CEP de pernoite, o perfil do motorista e, principalmente, a inclusão de um condutor adicional na apólice.

Conforme os exemplos que mencionamos no parágrafo anterior, existem diversos outros fatores que fazem o seguro custar mais caro ou barato. Entre eles, o condutor adicional é, de fato, uma grande dúvida de boa parte dos proprietários que estão adquirindo o produto.

Afinal, a quantidade de pessoas que dirigirá o veículo é uma informação que precisa ser esclarecida para a seguradora na apólice, pois caso ocorra um sinistro no momento em que outro motorista estiver conduzindo o seu carro, a companhia só indenizará se esse condutor constar no contrato. Veja a seguir mais informações sobre o assunto. 

Condutor adicional aumenta o preço do seguro?

A principal preocupação dos proprietários, geralmente, é com o preço mais caro que o condutor adicional pode trazer no seguro. Dependendo do perfil desse outro motorista que conduzirá o carro, a seguradora pode cobrar um valor mais alto pela cobertura.

Isso acontece porque as companhias identificam esse fato como um novo risco a ser calculado. Mesmo se a pessoa for dirigir o carro com pouca frequência, o recomendado é investir no condutor adicional no seguro.

Se esse condutor adicional for alguém mais jovem, com um perfil de risco maior, por exemplo, o valor do seguro de fato pode aumentar . Porém, quem compartilha o veículo precisa ter essa proteção para garantir que, em caso de acidentes ou outros imprevistos, o condutor possa acionar o serviço sem grandes complicações..

É preciso que as informações sobre esse condutor adicional sejam dadas com exatidão. Dados como idade, identidade, tempo de habilitação e frequência de uso do carro precisam constar na análise. Vale lembrar que o seguro só pode ser acionado, se necessário, caso o nome desse condutor esteja na apólice também.

Como nomear um condutor adicional no seguro?

Para nomear um condutor adicional no seguro é necessário comunicar a companhia sobre sua existência e enviar a documentação para análise.

Um carro pode ter até três condutores no seguro. Isso significa que, além do condutor principal, é possível adicionar mais dois, como cônjuge e filho. Mas não necessariamente esses condutores adicionais devem ter grau de parentesco.

Pode ser o caso de uma empresa colocar mais de um funcionário, no caso de o veículo ser utilizado para trabalho. Se a apólice de seguro já estiver vigente quando você decidir colocar mais um condutor, é preciso fazer um endosso.

Endosso, nessa situação, é uma espécie de acréscimo que vai alterar esse contrato. Mediante o preenchimento de uma declaração e depois da análise de risco, o novo condutor, ou os novos condutores, são incluídos.

E se eu não falar que há um condutor adicional?

Não recomendamos essa situação em hipótese alguma. Isso porque um condutor não informado não é um condutor válido para a apólice.

Esse é um ponto de extrema importância. Caso o proprietário não informe que há outra pessoa como condutor adicional dirigindo o veículo e esta sofra um sinistro, a seguradora pode – e provavelmente vai – recusar o pagamento da indenização. Isso tem um motivo claro e simples: foram omitidos dados importantes para a precificação do seguro.

Por isso, é recomendado ser transparente nas negociações com relação a tudo o que for questionado. Essa é uma forma de garantir a tranquilidade. Lembre-se: o dono do carro pode até pagar um pouco a mais, porém, caso ocorra um imprevisto, o veículo estará totalmente coberto. O “barato” pode sair bem caro lá na frente.

Afinal, imagine o transtorno de ficar sem assistência em um dos momentos que mais se precisa de socorro? Dependendo do local ou do horário em que um sinistro ocorre, faz realmente toda a diferença ter ajuda 24h de uma companhia de seguros confiável.

Quanto aumenta o valor do seguro com essa inclusão?

Essa é uma pergunta bem ampla e difícil de ser respondida concretamente, pois isso varia de acordo com cada apólice. O valor do seguro pode ter um aumento considerável, por exemplo, se esse condutor adicional for um filho de 18 anos, recém-habilitado, que usa o carro para ir à faculdade.

No entanto, pode ser um aumento mínimo caso o seja a sua mãe, com um perfil de mais de 40 anos, muito tempo de habilitação, utiliza o carro poucas vezes, etc. Cabe esclarecer, então, que nem sempre o fato de o carro ser usado por outras pessoas configura que aquele seja um condutor regular. Uma coisa é emprestar sua chave esporadicamente para que algum familiar ou amigo vá até algum local pontualmente.

Outra coisa é ter outra pessoa dirigindo seu carro com frequência, como todos os dias. Por isso, se ocorrer um sinistro e a seguradora tiver dúvidas, ela poderá fazer uma investigação sobre esse uso, inclusive interrogando pessoas próximas para saber a real frequência de utilização do veículo por outra pessoa.

Na média, um seguro com a inclusão de um condutor adicional aumenta aproximadamente 20%. Isso representa, por exemplo, em um prêmio médio de R$2.000, cerca de R$400. Mas, como dissemos, varia de caso para caso e esse valor pode ser menor ou maior. Para saber mais detalhes e o preço real para o seu perfil de seguro, entre em contato com a Minuto Seguros.

Mas sempre vale dizer que tudo é uma questão de custo x benefício. É sempre preciso calcular o risco de ficar sem a assistência, o que pode trazer prejuízos muito grandes. Por isso, prevenir-se é a melhor saída.

Importância do seguro auto

O seguro é o único serviço que oferece proteção contra riscos que não podemos prever como roubo e furto ou colisão com terceiros.

O seguro é uma forma de obter maior tranquilidade e assistência para poder dirigir mais protegido e também proteger os passageiros e terceiros, quando acionada a cobertura de responsabilidade civil.

Sem ele, é muito mais difícil lidar com problemas e sinistros e, também, o prejuízo financeiro pode ser maior. 

Por isso, faça a contratação com a Minuto Seguros. Afinal, somos a maior corretora online de seguro auto do país, trabalhamos com mais de 15 seguradoras do mercado, que estão entre as melhores do Brasil, para oferecer o plano ideal para o seu perfil. Basta preencher o formulário de cotação clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *