Componentes do veículo que são esquecidos na manutenção

Manutenção é um assunto muito importante para qualquer proprietário de automóvel. Afinal, todos querem evitar problemas com os seus carros. Por isso, é necessário estar atento a todos os componentes do veículo, pois quando algum é deixado de lado, a chance de você ter dores de cabeça por conta de uma eventual quebra é maior.

componentes do veículo

Todos nós desejamos um trânsito mais seguro e tranquilo. Para isso, é preciso ficar atento aos mais diversos fatores, como: respeitar pedestres e outros motoristas, seguir as leis de trânsito para não colocar a vida de ninguém em risco r realizar as devidas manutenções no carro para que ele funcione perfeitamente e não apresente defeitos que possa trazer risco à segurança.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

A manutenção preventiva, por exemplo, é uma espécie de revisão nos componentes do veículo para checar as condições de determinadas peças e sistemas. Assim, a chance de quebra de alguma peça do carro que possa comprometer a segurança fica reduzida.

Para evitar passar por apuros envolvendo o seu carro, contratar um seguro auto é a melhor opção. Este é o único serviço que garante proteção em casos de imprevistos que causem problemas. A assistência 24 horas, por exemplo, é extremamente necessária caso o carro quebre inesperadamente no meio de uma rodovia.

Garanta sua tranquilidade e faça uma cotação com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras do mercado para oferecer o plano ideal de acordo com o seu perfil.

Para cotar, basta preencher o formulário de cotação clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Componentes do veículo mais esquecidos

Filtro anti-pólen do ar condicionado

componentes do veículo - Filtro antipólen do ar-condicionado

Para começar a lista dos componentes do veículo que são mais esquecidos pelos motoristas, falamos do filtro anti-pólen ou filtro de partículas. É comum que as pessoas só se atentem a essa peça e realizam a limpeza ou troca dela quando há algum problema com o ar condicionado e são alertadas pelo especialista sobre as suas condições.

Muita atenção com esses itens! Os filtros necessitam de uma limpeza com ar comprimido a cada sete mil quilômetros rodados ou até antes, se o pessoas fumarem constantemente dentro do carro, por exemplo. Caso este item esteja prejudicando a vazão do ar para dentro do motor, é preciso realizar sua troca o mais rápido possível.

Palhetas do limpador do para-brisa 

componentes do veículo - Palhetas do limpador do para-brisa 

As palhetas do limpador de para-brisa costumam ser lembradas somente nos dias chuvosos. Por não ter a durabilidade estimada pelos fabricantes, é necessário que você verifique as suas condições periodicamente.

O mau funcionamento dessa peça no veículo pode impactar diretamente na sua segurança e a de quem mais estiver no carro com você.  Em dias de chuva forte, a sua visão da via pode ser prejudicada, o que contribui para que um eventual acidente aconteça.

Fluído do freio

componentes do veículo - Fluído do freio

Esta é outra parte do carro que interfere diretamente na segurança do motorista e dos passageiros. Os freios são estão entre os principais componentes do veículo no quesito segurança. Afinal, são as peças que garantem a redução da velocidade do automóvel.

O fluido de freio é essencial para o funcionamento do sistema. Mas sua vida útil, prescrita no manual do proprietário, não é das mais longas. Como esse componente é higroscópico, ou seja, absorve umidade, a sua eficiência cai drasticamente à medida em que ele se misturando com a água.

Quando é acionado, o sistema de freios atinge temperaturas extremamente elevadas. Se houver absorção de umidade, o fluido pode até ferver em uma situação mais severa.

Ficou com alguma dúvida sobre os componentes do veículo mais esquecidos pelos motoristas? Mande pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *