Como funciona o sensor de temperatura do seu carro?

Instrument cluster Como funciona o sensor de temperatura do seu carro?

Quer tirar suas dúvidas sobre sensor de temperatura? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra o que ele é, como funciona e muito mais sobre essa importante peça.

Para os leigos no que diz respeito ao setor automotivo, falar sobre o sensor de temperatura do carro pode ser um grande mistério. Afinal, o que é essa peça, como funciona, para que serve, precisa ser trocada? Enfim, são muitas questões que precisam ser esclarecidas, de modo que o motorista tenha, pelo menos, uma noção do funcionamento da peça e mantenha o carro sempre em ordem.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

O que é o sensor de temperatura?

Essa, acredite, é uma das manutenções mais importantes do carro, pois, se o sensor não estiver funcionando adequadamente, o motor pode esquentar, fundir, estragar ou acontecer outro problema que seja muito mais complexo e mais caro de ser resolvido.

Basicamente, o sensor de temperatura informa com a máxima precisão, para o painel do veículo, o valor exato da temperatura do motor. Esse, como dito anteriormente, é um processo que ajuda a evitar imprevistos e grandes prejuízos. Mas, há um pouco mais: além de informar a temperatura do fluído de arrefecimento no painel do veículo, que explicamos o que é nesse texto aqui, o sensor de temperatura oferece informações fundamentais para que haja uma execução de diversas estratégias de funcionamento do motor. Como podem perceber, o sensor de temperatura é muito mais que um “medidor”.

Aproveitando: o fluído do radiador evita o congelamento do fluido de arrefecimento, essencial para o sensor. Por isso, a função dele é tão importante, como mostrado no texto. Jamais tente usar a água sem o aditivo, pois alguns problemas na bomba e no motor podem aparecer.

Como o sensor de temperatura funciona?

Para medição da temperatura, esse sensor utiliza um componente cerâmico chamado termistor, que faz o envio de sinais elétricos ao medidor no painel do veículo. Em alguns casos, a temperatura do veículo pode ser sinalizada por meio de uma das luzes do painel, caso esteja muito alta.

O termistor tem como principal característica apresentar uma variação acentuada da sua resistência elétrica com relação à sua temperatura. Funciona assim: aumento de temperatura > diminuição da resistência e diminuição de temperatura > aumento da resistência. Se isso acontecer, não desligue o motor imediatamente, pois pode causar o superaquecimento da peça.

Usando uma terminologia mais simples, o sensor de temperatura do motor varia os seus níveis de tensão de acordo com a mudança de temperatura, seja quando o carro está desligado, ligado ou já aquecido, quando em funcionamento por mais tempo.

Por exemplo: quando o motor é acionado, o sensor registra um estado frio, porque, obviamente, não estava ligado e vai aquecendo conforme o carro está em funcionamento. O sensor não pode apresentar altos níveis de temperatura, pois isso indica que há um problema no motor que precisa ser checado o quanto antes.

Onde o sensor de temperatura fica localizado?

sensor de temperatura Como funciona o sensor de temperatura do seu carro?

Na maioria carros, é possível encontrar o sensor de temperatura no cabeçote, ou seja, a parte mais quente do motor e onde a temperatura pode ser medida com uma precisão mais assertiva. É o local mais indicado e mais comum de acha-lo, mas pode variar, ainda mais em carros importados, que usam outras técnicas para fazer a medição de temperatura.

Com a peça tem uma ponta super resistente em contato com o fluído de arrefecimento, o sensor reage às alterações de temperatura do aditivo, variando sua resistência.

Há outros casos em que o sensor de temperatura pode ser encontrado no coletor de admissão, próximo ao alojamento do termostato. Neste caso, há um funcionamento um pouco diferente do citado acima: ele comunica a um computador integrado ao motor do carro se a peça está quente ou fria, assim, ele consegue se ajustar de acordo com as condições.

Quando deve ser feita a manutenção do sensor de temperatura?

O sensor de temperatura deve ser checado a cada 30 mil quilômetros. Esse é um período base, que pode variar de acordo com o modelo de cada carro. Leia o manual do veículo ou consulte uma autorizada para saber qual é o período ideal para fazer a manutenção do sensor de temperatura.

Vale ressaltar que, caso perceba que  a peça está executando o funcionamento de maneira inadequada, leve o seu carro a um mecânico de confiança para que ele possa fazer uma checagem mais detalhada e lhe passar informações precisas de como ela está.

Qual é a temperatura ideal de um carro?

Essa temperatura varia entre veículos, mas a temperatura ideal para o funcionamento do motor normalmente varia entre 80º C a 100º C.

O mais importante é que o ponteiro de temperatura deve ficar abaixo da linha vermelha, pois isso indica que há um superaquecimento do motor, o que pode causar sérios danos aos seus componentes.

Preço do sensor de temperatura do carro

sensor de temperatura - preço do sensor

O preço dessa peça, em geral, não é alto. Para carros nacionais, é bem comum achá-la por menos de R$50. A mão de obra para essa peça precisa ser bem específica para que as temperaturas mostradas sejam, realmente, relevantes e reais. Sempre que possível, peça para que a troca do sensor ou verificação seja feita em uma das revisões periódicas do carro.

Para os sensores de temperaturas importados, o preço sobe um pouco, mas, com uma boa pesquisa, elas podem ser encontradas por menos de R$100.

Como é uma peça considerada bem importante para o carro, evite a compra de sensores usados ou que não sejam originais. O mau funcionamento da peça pode acarretar problemas, como informado nos tópicos anteriores.

Evite imprevistos: cote seu seguro na Minuto Seguros

Já pensou se ocorre um problema no seu carro e você não tem um seguro com assistência 24 horas? E se você tiver o carro roubado, furtado ou sofrer um acidente que resulte em perda total? Tudo isso são acontecimentos que podem estar cobertos pelo seguro.

Faça uma cotação de seguro auto com a Minutos Seguros ou, se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 para falar com um de nossos consultores e receba cotações em 16 seguradoras.

47 comentários sobre “Como funciona o sensor de temperatura do seu carro?

  1. Os medidores analógicos de temperatura estão sumindo pelo simples fato de fazer com que vc, sim, vc caro consumidor gaste mais com manutenção!

    Um cabeçote queimado, um motor fundido dá muito mais lucro para oficinas e seguradoras do que uma simples manutenção, e neste compra, vende, retifica, vende e compra as montadoras vão produzindo mais e mais carros, para mais e mais imbecis!
    Não comprem automóveis sem marcador de temperatura, esta deveria se a regra, mas…

    1. Olá, Nilson, tudo bem? Esse tipo de questão pode variar de carro para carro, por isso sugerimos que você consulte o manual do seu veículo.

    1. Darlisson, tudo bem? A temperatura pode variar de carro para carro, mas para saber isso, sugerimos que você procure uma concessionária para mostrar e saber se isto é normal.

  2. Eu gostaria de saber por que o ponteiro de temperatura fica oscilando ele aquece e marca normal mas quando ando um pouco ele marca menos da metade da temperatura.o que pode está acontecendo?

    1. Olá, Fábio, como vai? Podem ter muitas possibilidades para esse caso, é provável que a troca do medidor solucione o problema, porém, a análise de um especialista é o mais recomendado.

  3. Tenho um ford k quando dou a 1 partida de manha ele engasga faz barulho e não reage na aceleração sera que o sensor de temperatura tem parte nisso.

    1. José, tudo bem? Acreditamos que não. Talvez seja um problema com o reservatório de gasolina vazio, por exemplo. Mas sugerimos que você procure um especialista para lhe dar um parecer mais preciso.

  4. Bom dia. Tenho uma Montana 1.4 e ao tentar ligar o carro não dá sinal e a luz do sensor de temperatura fica piscando. A falha no sensor pode impedir o funcionamento do veículo?

    1. Márcio, como vai? Acreditamos que não, recomendamos que leve o veículo ao mecânico, provavelmente o problema desse caso não é no sensor.

  5. tenho scenic, que de manhã ou quando esta frio funciona bem, da partida já pega. mas quando esta quente fica dificil para pegar. ao desligar sensor temp,e ligar novamente, pega de primeira. será que o sensor ta
    ruim

  6. Tenho um fox 1.6 estou percebendo que o motor esta esquentado muito, acho que a ventuinha não está ligando a temperatura fica em 90° e sobe direto e permanece esse número 90. E normal nao havia percebido.antes .

    1. Zenilde, se não for algo que sempre ocorreu com o carro, não é normal. Recomendamos que verifique os itens que indicamos no texto e, caso não encontre nenhum defeito, consulte um mecânico.

    1. Olá, Fernanda, como vai? Verifique os itens que indicamos no texto, caso não encontre nenhum problema, recomendamos que leve o veículo para um mecânico.

  7. Boa tarde! Meu gol g3 1.o 16v, as vezes só pega desligando a tomada do sensor de temperatura,apos ele esquentar,desligo o carro e ligo de volta a tomada, aí pega normal,oque pode ser?

    1. Olá, Adilson, como vai? O sensor do seu automóvel pode estar com defeito, recomendamos que leve ao mecânico e peça uma verificação nessa peça.

  8. BOM DIA O CARRO SUBIU A TEMPERATURA MUITO RÁPIDO, CHEGANDO AO VERMELHO, CHAMEI O MECÂNICO E O MESMO CONSTATOU QUE O BLOCO DO MOTOR RACHOU, A UNS 8 MESES FIZ SÓ A PARTE SUPERIOR DO MOTOR, SERÁ QUE ELES VÃO TER QUE MEXER SÓ NA PARTE INFERIOR, OU EM TUDO? ABRAÇOS

  9. O meu ponteiro de temperatura ta abaixo do meio,e minha luz hidraulica no painel ta acessa ja troquei o sensor e a luz nao apaga,e normal ou o sensor nao ta fazendo a leitura mesmo eatando novo?

    1. Olá, Jeanne, como vai? É provável que o problema não esteja no sensor. Indicamos que procure um mecânico para verificar o que está causando a anormalidade na temperatura do carro.

  10. Boa tarde! Tenho um Ford Fiesta Ratch 1.6 e estou tendo uma grande dor de cabeça, qd chove e clima frio, qd vou ligar p manhã não pega, a um ano acontecem isso, já troquei cabo e velas, válvula termostática e não resolveu. Pode ser o sensor de temperatura?

    1. Olá, Luis, como vai? Alguns veículos possuem um regulador de temperatura, que quando o clima está frio, ele não ativa o resfriamento do ar por conta do próprio veículo já estar em um ambiente mais gelado. Outra hipótese é o sensor de temperatura estar com problema, recomendamos que leve o veículo em um lugar especializado no assunto e verifique os dois itens que citamos.

  11. Olá boa tarde.tenho um gol g 4 2009. A temperatura está subindo a mais de 90 graus. Pode. Ser o sensor de temperatura ou bomba d’água.obrigado

    1. Oi, Vagner, como vai? Existem inúmeras causas que podem provocar o superaquecimento do motor, como: defeito no radiador, mangueira furada, selo de bloco e cabeçote furado, válvula termostática travada, vaso expansor danificada, enfim… Incontáveis adversidades ocasionadas, principalmente, por falta da necessária – e quase obrigatória – manutenção preventiva. Vale a pena levar para alguém dar uma olhada.

  12. Tenho um Fox 1.6 Flex e sempre teve uma temperatura regular no painel ,mas de uns dias pra cá peecebo um aumento gradativo na temperaura no painel ,será quevo sensor está com problema ,troquei o óleo ,os filtros ,a ventuinha funciona perfeitamente e sempre usei aditivo no carro.

    1. Marcelo, tudo bem? Sim, pode ser que o sensor esteja com problema. Vale a pena também dar uma checada para saber se não há nenhum vazamento na água do radiador. Isso também pode estar interferindo.

  13. Boa noite, tenho uma corola 2001, quanto o ponteiro de temperatura chega na metade ou atinge 50° ele o painel acende a luz check enginer, será que pode ser o sensor de temperatura em mau estado?

    1. Oi, Baltazar, tudo bem? Pode ser isso ou pode ser que o seu carro esteja com algum outro tipo de problema, de modo que essa luz esteja se acendendo. Vale a pena dar uma olhada e levar num mecânico de confiança.

    1. Silverio, tudo bem? É provável que o seu motor tenha fervido! Cheque para ver se há água no radiador e, posterior a isso, chame um especialista para dar uma olhada no carro.

  14. Boa Noite mim ajuda aí por favor Tenho um New Fiesta 2014 1.5 , SE
    Ele mostra no Painel que estar quente .mas não estar por que o ar-condicionado estar gelando normal a ventuinha estar normal a água circulando normal , e quando estou andando a temperatura fica subindo e descendo,já trocamos a válvula termostarica o senso de temperatura já olhamos a bamba d’água e ele continua.
    O que pode ser?esse e meu celular mim ajuda ai
    75-981193038 Desde já grato pela ajudá

    1. Fernando, tudo bem? Nesse caso, como o problema parece ser muito específico, indicamos que você leve o seu veículo até uma concession[aria para que eles identifiquem o que pode estar havendo.

  15. Tenho um uno way 1.4 2011, quando motor começa esquentar luz de injeção acende e carro fica fraco, já troquei tbi
    Será que tem haver com sensor de temperatua?

    1. Edvan, como vai? Pode ser que o problema esteja no sensor mesmo. Mas, indicamos que leve até um especialista para que ele possar olhar com mais atenção. Pode ser que esteja tendo um vazamento no carro ou falta de água no radiador. É bom ficar atento.

  16. Bom dia!
    tenho um cielo 2010, a luz da temperatura acendeu! porem a temperatura do carro esta normal? será que o sensor que esta ruim?

  17. boa tarde , sou o Edson tenho um Corolla 2003 automatico , e o painel de temperatura dele o normal era o ponteiro estar no meio, só que agora esse ponteiro baixou pra zero, que eu devo fazer?

  18. Oi Edson, tudo bem? Você pode estar com um problema no sensor de temperatura, então o recomendável é procurar uma oficina especializada para avaliação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *