1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

Como funciona o seguro auto para deficiente físico?

Para uma pessoa com deficiência física conseguir dirigir um veículo normalmente, é necessário realizar algumas adaptações de acordo com suas necessidades. Mas, como o carro possui mudanças em sua estrutura, o seguro também exige alguns detalhes específicos para estes casos. Portanto, continue lendo para saber como funciona o seguro auto para deficiente físico.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população que declara possuir algum tipo de deficiência soma 45,6 milhões no país. Muitas dessas pessoas, apesar de ter uma dificuldade maior, possuem total independência em suas atividades cotidianas. Inclusive, dirigir é uma delas. Afinal, no ano passado, foram mais de 180 mil automóveis vendidos em versões adaptadas para PCD.

Se você é um deficiente físico ou  responsável por um, saiba que é possível adquirir um veículo novo com até 30% de desconto, de acordo com a Lei N° 8.989/95. Dessa maneira, para um deficiente dirigir um automóvel atualmente, a facilidade é maior. Existem diversos benefícios, além do que já foi citado anteriormente, como as vagas preferenciais. Aliás, é importante lembrar que existe multa por parar na vaga de deficiente para quem não for ou estiver acompanhado por alguém que seja.

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez. COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Além das adaptações disponíveis para o carro, há outros recursos que ajudam a pessoa a dirigir com mais segurança de acordo com suas limitações. Um desses, é o seguro auto para deficiente físico, um serviço específico para essas pessoas.

Seguro auto

Falando em segurança, o seguro é o principal serviço para quem procura resguardar o seu automóvel no dia a dia. Oferece proteção contra diversos riscos que não podemos prever quando acontecerão, seja uma colisão com terceiros ou até mesmo roubo ou furto.

Para cotar um seguro auto, entre em contato com nós da Minuto Seguros. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras do mercado para oferecer o plano ideal para o seu perfil. Basta preencher o formulário de cotação clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Continue lendo para saber como funciona o seguro auto para deficientes físicos.

Seguro auto para deficiente físico

Como funciona?

As companhias de seguro desejam saber todas informações e quaisquer mudanças que tenham sido feitas no veículo. Dessa forma, quando a pessoa com deficiência cotar um seguro, é necessário informar ao corretor que o automóvel possui determinadas adaptações. Caso essa informação não seja comunicada para a seguradora, em casos de sinistro pode não haver o pagamento da indenização.

Indenização do seguro auto para deficiente físico

Neste ponto, é necessário que o proprietário do carro tenha bastante atenção quanto às cláusulas da apólice. Conforme dissemos anteriormente, as pessoas com deficiência possuem benefícios na compra de um veículo novo, chegando até 30% de desconto. Isso se deve, em uma vez a cada três anos, à isenção do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para adquirir um veículo.

Portanto, como a pessoa pagou um valor menor para comprar o automóvel, em casos de sinistro com perda total, a seguradora pagará indenização menor do que os 100% do valor avaliado na tabela FIPE. Mas, é possível receber o valor total do carro. Basta renunciar à isenção de impostos.

Cobertura para equipamentos especiais

Embora o seguro auto para deficiente físico já proporcione indenização, também é possível incluir, na cobertura, proteção para os equipamentos especiais que foram instalados para ajudar na mobilidade. Afinal, as modificações para esse público partem, em média, de R$ 250,00 e vão até mais de R$ 30.000,00.

Desse modo, para adquirir esta cobertura, é preciso também comunicar o corretor no momento da contratação. Se por acaso acontecer um sinistro que danifiquem os equipamentos, haverá uma indenização separada para custear os prejuízos.

Agora você já sabe tudo sobre o seguro auto para deficiente físico. Entre em contato com a Minuto Seguros para contratar o seu. Se houver alguma dúvida, deixe nos comentários abaixo!

3 / 1 voto

[addtoany]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile