Como funciona a bateria automotiva?

Diversos motoristas já passaram pela situação em que tentam ligar o veículo, mas ele não funciona. Seja estacionado na rua ou até mesmo na garagem, esse imprevisto não é raro de acontecer. Aliás, muitas pessoas já imaginam que a causa disso deve ser um problema na bateria automotiva, mas não têm conhecimento de como ela funciona.

bateria automotiva

Todos sabemos que a mecânica do carro pode apresentar problemas em diversas partes diferentes. Isso é algo natural e que ocorre com todos os automóveis. No entanto, é possível diminuir as chances e evitar que esse tipo de problema aconteça.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Dessa forma, uma das principais opções para o proprietário do veículo é aprender sobre o funcionamento de das partes mais importantes que compõem o automóvel. A bateria automotiva, inclusive, está entre elas. Por isso, continue lendo para saber tudo sobre essa peça essencial do carro.

Importância do seguro auto

Mas antes de prosseguirmos falando sobre a bateria automotiva, é importante lembrar da contratação de seu seguro auto. Afinal, este serviço é o único que oferece garantia contra sinistros que não podemos prever quando acontecerão, como: roubo e furto ou colisão com terceiros.

Portanto, faça uma cotação com a gente da Minuto Seguros, somos a maior corretora online nesse segmento e trabalhamos com mais de 10 seguradoras do mercado para oferecer o melhor plano para o seu perfil. Basta preencher o formulário de cotação clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Problemas com a bateria automotiva podem ser evitados quando o dono do carro verifica regularmente as condições da peça. Afinal, o cuidado ajuda manter uma preservação maior do tempo de vida útil do componente.

Bateria automotiva

Como funciona e qual sua função?

bateria automotiva - Como funciona e qual sua função?

Em primeiro lugar, é importante explicarmos de forma breve qual é a função da bateria automotiva na mecânica.

Ela tem a função de armazenar energia recebida diretamente do alternador do veículo. Esse armazenamento ocorre de maneira química, pois dentro da bateria existem placas de chumbo e óxido de chumbo que são banhadas por ácido sulfúrico.

Dessa forma, os componentes internos da peça são responsáveis pela criação da energia química. Assim, quando é necessário dar a partida no carro por exemplo, essa energia alimenta todo o sistema elétrico do carro.

Os cuidados necessários com a bateria automotiva

bateria automotiva - Os cuidados necessários com a bateria automotiva

Embora a bateria do carro seja um componente recarregável, existe um momento em que ela descarrega totalmente e não aceita mais nenhuma carga. Isso ocorre porque ela se esgota e chega ao fim de sua vida útil, como falamos anteriormente. Por isso, para que sua duração seja maior, alguns cuidados são necessários.

Entre essas precauções necessárias, a principal é logo no momento em que a bateria é mais forçada, quando o motorista tenta dar a partida. Afinal, ela será a única fonte de energia do motor de arranque. Portanto, é recomendado desligar ar condicionado, luzes dos faróis, e qualquer outro componente elétrico antes de usar a ignição eletrônica.

Outra dica válida é nunca utilizar equipamentos elétricos do automóvel quando o motor estiver desligado. Assim, seguindo essas dicas, o proprietário vai preservar a bateria automotiva e aumentar o tempo de vida útil desta peça, pois ela não estará sendo sobrecarregada em nenhum momento.

Manutenção necessária da bateria

bateria automotivva

Algo que poucos motoristas imaginam é a necessidade dessa peça passar por uma manutenção em determinados períodos. Afinal, é um componente da mecânica como qualquer outro.

Com isso, é recomendado que você leve o carro até um mecânico de confiança para analisar as condições da peça. O principal ponto de atenção nisso é com o zinabre, um pó verde-azulado que se acumula nos polos da bateria e pode causar mau contato. Além disso, verificar a voltagem da bateria automotiva enquanto o carro estiver desligado também é importante, pois a tensão mínima deve ser de 12 volts.

Quando a bateria automotiva deve ser trocada?

Quando a bateria automotiva deve ser trocada?

Por fim, a bateria automotiva tem um prazo de vida útil variável de dois até quatro anos. No entanto, isso vai depender da marca escolhida e dos cuidados do proprietário. De qualquer maneira, é importante estar atento com esta peça para que ela não pare de funcionar e deixe o motorista em apuros, necessitando fazer uma chupeta na bateria urgentemente, por exemplo.

Se você já precisou fazer alguma ligação direta, pode ser que o tempo de vida útil da bateria diminua.

Um comentário em “Como funciona a bateria automotiva?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *