1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

Saiba como fazer seguro de carro

Você precisa fazer seguro de carro e quer buscar as principais informações que podem te ajudar nessa jornada? Então confira este artigo que preparamos para que você entenda como funciona o seguro e de que modo pode começar a cotá-lo.

Continue acompanhando e  não fique sem essa proteção tão essencial em seu veículo! 

Como posso fazer seguro de carro? 

Antes de fazer seguro de carro, é preciso entender basicamente como funciona esse produto. O seguro é uma garantia de assistência em caso de problemas envolvendo o veículo. Ele funciona sempre de acordo com as coberturas contratadas.

Entenda melhor cada um dos pontos de principais dúvidas nos 7 tópicos a seguir:

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez. COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

1- Como funciona o seguro?

Na hora de fazer seguro de carro, é importante compreender que ele funciona mediante a assinatura de um contrato entre o segurado e uma companhia de seguros.

Esse contrato gerará a apólice. Ela é o documento que atesta tudo a que o seguro dá direito, quais as coberturas contratadas, prazo de vigência, valor da indenização em caso de sinistro, entre outras informações.

2- Como é calculado o seguro?

O seguro é calculado com base nas coberturas contratadas e valor de franquia. Por exemplo, quanto mais coberturas, maior tende a ser o valor.

Isso tudo gera o chamado “prêmio”, que é o valor total que o segurado deve desembolsar para ter direito ao seguro. Mas a base para todo o cálculo parte do valor do carro.

Em seguida, um estudo de risco é feito para saber se o veículo está em maior ou menor grau sujeito a sinistros. Dependendo do perfil do condutor, a seguradora infere que o carro pode estar mais vulnerável ou não a sofrer acidentes ou  roubos.

Além disso, para calcular o seguro auto, a idade do condutor, local em que o carro passa a noite e qual uso ele faz do veículo também interferem na precificação. 

3- Qual o preço do seguro total do carro?

O preço do seguro total do carro é a soma de todas as coberturas mais os impostos devidos. Esse é o prêmio total mencionado na apólice e pode ser pago à vista pelo segurado ou parcelado, variando conforme o que for negociado com a companhia.

Dependendo ainda de alguns fatores, como renovação de seguro com a mesma empresa ou boa pontuação como condutor, alguns descontos podem ser concedidos pelas empresas de seguros.

Por isso, é sempre importante cotar para saber o custo x benefício da opção escolhida antes de fazer seguro de carro

Há casos específicos, como os seguros para carros esportivos de luxo, que podem ter coberturas diferenciadas.

4- Como funciona o acionamento do seguro?

O acionamento do seguro pode ser feito sempre que um sinistro acontece. Nesse caso, o segurado precisa entrar em contato com o suporte 24h da seguradora ou, se preferir, solicitar o auxílio da corretora nos horários de atendimento informados pela empresa. 

A assistência é prestada e depois uma comunicação oficial de sinistro deve ser feita para a seguradora.

Nesse caso, deve-se preencher um documento com todos os dados do ocorrido, bem como local e hora. A depender do que houve, a seguradora poderá fazer uma análise e, em caso de aceite, indenizar pelo acontecido.

5- Quando é feito o pagamento do seguro?

Como mencionado, o pagamento do seguro pode ser feito todo de uma vez (à vista) ou parcelado, dependendo das condições da seguradora.

No momento de contratar seguro de carro sempre analise quais são as condições oferecidas por cada empresa. Por isso também é muito importante contar com uma corretora que ofereça diversas opções de seguradoras confiáveis, para você escolher a com melhor custo x benefício.

6- Tem seguro para carro alugado?

No caso de um carro alugado, geralmente a locadora já oferece a inclusão do  seguro no momento da locação. 

A apólice de locação pode ter esse valor incluso, e às vezes o cliente opta por contratar alguma cobertura a mais ou não, como a de terceiros.

7- Como funciona a franquia do seguro?

A franquia do seguro é um valor que o cliente desembolsa para ter direito a um reparo em caso de sinistro que resulte em perda parcial. Imagine que o carro bata e seja preciso desembolsar 10 mil pelo conserto. Se a franquia for 2 mil, o cliente paga esse valor e o restante é custeado pela seguradora.  

Por isso, o valor maior ou menor da franquia também impacta no valor do prêmio ou mensal, quando dividido.

Por que ter um seguro de carro é importante? 

Há várias razões pelas quais ter um seguro é importante. Veja a seguir algumas das principais:

Maior proteção

Com um seguro de carro, o motorista fica mais protegido e tranquilo, assim como sua família, para trafegar e viajar com total apoio em caso de problemas ou imprevistos.

Custo x benefício

O custo x benefício de um seguro é excelente, já que andar desprotegido pode causar sérios prejuízos, não só financeiros, mas também no que se refere à assistência às pessoas, no caso de acidentes.

Segurança financeira

Se houver qualquer impasse, pode ser muito mais fácil arcar com os custos tendo um seguro do que pagando do próprio bolso as despesas decorrentes.

Serviços diversos

Os seguros de carro podem oferecer assistência 24 horas e serviços diversos ou adicionais, como eletricista, chaveiro, reboque e troca de pneus, além da assistência residencial em alguns casos, caso já esteja em um pacote, o que traz muita vantagem para o segurado.

Faça seu seguro! 

Agora que você chegou até aqui, deve estar realmente interessado em fazer o seu seguro. 

Para isso, você pode contar com a Minuto Seguros. Somos a maior corretora online do Brasil e oferecemos aos nossos clientes a opção de cotar 100% online., personalizando o produto de acordo com seu perfil.

Temos as 16 maiores seguradoras do país como opção e uma experiência de mais de centenas de milhares de seguros vendidos, para te dar todo o suporte e credibilidade de que precisa para contratar seguro auto com total tranquilidade e confiança.

Viu como pode ser simples fazer seguro de carro, principalmente com uma corretora que te dá todo o suporte necessário, com praticidade? Que tal começar a cotar agora o seu com a gente?

 

122691.29 / 158 votos

[addtoany]

Comentários

  1. vocês poderiam dizer como é que é? conhecer todo o trâmite do segurado até o processo final, em um caso de sinistro com uma pessoa ferida que precisa ser hospitalizada.

    1. Ola Ana! Ainda que disponibilizemos cotação online, todo procedimento para a contratação do seu seguro é feito pelo telefone, com uma equipe qualificada de atendimento. Temos também um time de pós-venda, que vai te ajudar em caso de sinistro, seja batida, roubo ou acidente com algum ferido. Veja mais detalhes em nossa página de Auto – https://www.minutoseguros.com.br/seguros/seguro-carro

  2. Estou comprando meu primeiro carro (usado), gostaria de saber como faço para já sair da revenda com o carro já assegurado?

    1. Oi, Rodrigo, como vai? Ligue-nos no número 0300 773 3000 que faremos uma cotação. Assim, você pode fechar o seguro com a gente e sair com o carro segurado da agência.

    1. Olá, Nando, tudo bem? Temos planos de seguros que incluem o rastreador e outros não, varia de acordo com o plano e seguradora escolhida.

  3. Olá Boa noite,pra coloca o carro no seguro,só coloca no nome de quem tem habilitação,o meu carro tá no nome da minha mãe,eu queria fazer o seguro no nome dela mais ela não tem habilitação posso?

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile