Como fazer higienização automotiva em casa?

A higienização automotiva tem papel fundamental para seu bem-estar. Afinal, quem não gosta de estar dentro do seu automóvel com aquela sensação boa e cheirinho de novo?

higienizando carro em casa

Manter o carro limpo nem sempre é uma tarefa fácil. Além de cuidar da parte externa do veículo, para que ele fique com a lataria brilhando e os vidros reluzentes, é preciso ficar atento também com a limpeza interna.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Além da sensação boa de estar em um carro limpo, há outro fator muito importante: a saúde. Um estudo realizado em 2017 pela Faculdade de Medicina da Devry Metrocamp, com 76 partes internas de veículos, concluiu que havia contaminação de cerca de 10 mil fungos e bactérias. Eles causam micoses, rinites, desinterias, infecções de urina e de pulmão, entre outras enfermidades.

Para evitar essa contaminação, realizar a higienização automotiva de forma constante é o melhor caminho. Proteger o seu veículo contra a proliferação de fungos e bactérias é importante, assim como proteger-se de eventuais imprevistos que podem acontecer no dia a dia. Para isso, a contratação de um seguro auto é o mais recomendado.

A Minuto Seguros, uma das maiores corretoras do Brasil e líder do segmento online, trabalha com mais de 10 seguradoras, que estão entre as principais do País. Garantimos uma proposta que seja a mais adequada às suas necessidades. Para realizar a cotação, preencha o formulário. Caso prefira, ligue 0800 882 0656 e fale com um de nossos consultores.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Itens utilizados na higienização automotiva

Fazer a higienização automotiva do seu veículo demanda atenção com relação a vários fatores. Um deles diz respeito aos itens que serão utilizados nessa limpeza mais profunda. Afinal, é preciso saber se as soluções que você usará serão efetivas e contribuirão para remover os micro-organismos indesejados. Além disso, é preciso cuidado para não aplicar produtos que possam causar danos ao veículo.

Um item que será de muita utilidade é o aspirador. Para remover o pó e outros resíduos como restos de alimentos e outras sujeiras que acabam entrando no carro durante o uso no dia a dia.

Caso você tenha um específico para uso automotivo, melhor. Com variados tamanhos de bicos, fica mais fácil limpar cantos e outros locais de acesso mais difícil.

Além do aspirador, tenha em mãos dois panos de flanela (um para usar seco e o outro úmido), esponja, água, detergente, sabão neutro e sabão em pó. Estes são os itens básicos para a higienização automotiva. Para casos específicos, talvez seja necessário contar com outros produtos que descreveremos no decorrer do texto.  

Passo a passo para a higienização automotiva

higienização automotiva Para fazer uma boa higienização automotiva é necessário ter atenção aos detalhes e usar os produtos corretos.

Para facilitar, vamos falar do passo a passo que você precisa fazer para higienizar seu veículo por completo. Lembre-se de ser minucioso em cada uma das partes dele.

O objetivo da higienização automotiva, além de deixar o carro com um bom aspecto, é remover o máximo possível de micro-organismos que podem prejudicar a sua saúde e de quem mais andar no seu automóvel.

Para começar, retire toda a sujeira maior que encontrar, como restos de lixo, e também os tapetes.

Painel

Iniciamos o processo de higienização automotiva pelo painel. Apesar de não ser uma das partes do carro em que se pensa primeiro na hora da limpeza, também é importante mantê-la bem cuidada. Para isso, utilize um pano úmido com detergente neutro. Passe de forma suave suave por todas as partes, tomando cuidado para não riscar.

Não se esqueça do volante e do câmbio também. Afinal, essas são duas das partes em que fungos e bactérias alojam-se e proliferam-se, pelo fato de serem as que mais entram em contato com as mãos do motorista. Portanto, procure ser minucioso na limpeza destes itens. O mesmo pode-se dizer do sistema de som e da central multimídia, caso o veículo possua.    

Os difusores de ar também devem ser limpos com todo o cuidado. Neste caso, você pode cuidar da limpeza da parte externa, e realizar uma higienização de ar-condicionado para dar conta da parte interna. Quando chegar no porta-luvas, esvazie-o e passe o pano em todos os cantos.

Teto

Para higienizar o teto, você pode utilizar o aspirador para remover a maior parte da sujeira, primeiramente. Em seguida, faça uma mistura composta por água, desinfetante e detergente neutro. Borrife a solução no teto e, na sequência, use o pano para passar e realizar a parte final da limpeza.

Caso haja alguma mancha, é possível usar um spray de limpeza automotiva interna. Basta aplicar na área, aguardar alguns instantes, passar o pano e aguardar secar.

Bancos

Essa é uma das partes mais importantes da higienização automotiva. Nesse momento, assim como no teto, o aspirador deve entrar em ação. Certifique-se de remover toda e qualquer sujeira que encontrar no estofado do veículo, tanto nos bancos dianteiros quanto nos traseiros. Em seguida, misture água e sabão neutro, e passe com um pano por toda a superfície.

Caso o banco do seu carro seja de couro, tome cuidado redobrado. Algumas soluções podem danificar o estofado composto por este material. Por isso, somente a solução de água com sabão neutro deve ser utilizada. É ideal, também, realizar a hidratação do couro a cada seis meses. Assim, evita-se o seu ressecamento.

Cintos de Segurança

Não se esqueça também de higienizar os cintos de segurança. Afinal, são partes que estão em contato direto com o corpo e podem proliferar fungos e bactérias. Para limpá-lo, puxe-o até o final e aplique uma solução de água morna e sabão neutro. É importante mantê-lo esticado até que fique seco por completo.

Assim como dito sobre o couro, a utilização de outros produtos com agentes químicos podem causar danos ao cinto e, consequentemente, prejudicar a segurança de quem o usa.

Tapetes

Como mencionado anteriormente, antes de iniciar a higienização automotiva, você deve retirar os tapetes do veículo. Para remover a sujeira superficial, sacuda-os por cima de uma sacola ou lixeira para descartar posteriormente. Feito isso, caso os tapetes sejam de borracha, lave-os com água e sabão neutro.

Se preferir, pode utilizar detergente também Esfregue bem com uma escova, certificando-se que todos os resíduos tenham sido retirados.

Cuidados diferenciados

Algumas situações ou partes do veículo merecem cuidados especiais na hora da higienização automotiva. Um exemplo é a limpeza dos vidros do veículo. Neste caso, o ideal é utilizar um produto limpa-vidros de uma marca de sua confiança. Após aplicá-lo na superfície, passe um pano seco para remover a sujeira.

O que também pode acontecer é encontrar manchas de graxa na parte interna do veículo. Caso isso ocorra, você pode misturar uma colher de sopa de lustra-móveis, uma colher de sopa de sabão em pó e uma de detergente para limpeza pesada.

Feito isso, aplique a solução sobre as manchas e esfregue com uma pequena escova. Quando a mancha sair, basta enxaguar o local e pronto! Sua higienização automotiva está completa!

Agora que você já sabe tudo sobre higienização automotiva, compartilhe esse artigo em suas redes sociais e informe seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *