Saiba como economizar combustível de forma efetiva

Em tempos de economia e corte de gastos, qualquer medida pode ser útil na hora de poupar um dinheirinho. Saber como economizar combustível de forma efetiva, por exemplo, é quase um presente, principalmente por conta do alto preço da gasolina ou etanol.

como economizar combustível

Afinal, qual motorista de carro não pensa em economizar combustível e não precisar abastecer o carro frequentemente? Mas, acredite: é possível tomar algumas atitudes para poupar combustível e economizar nos gastos com o automóvel.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

O primeiro dos conselhos de como economizar combustível se dá na dosagem do uso do veículo, no dia a dia e nas contas que precisam ser feitas para saber se não está levando prejuízo enquanto roda por aí. A primeira pergunta que todo motorista deve fazer, portanto, é: quantos litros por quilômetro o carro está gastando?

É fato que alguns carros já dispõem de tecnologias de ponta para fazer essa medição, mas para quem gosta de ser mais tradicional ao descobrir quanto o carro está gastando por quilômetro percorrido, é simples. Marque em uma planilha ou caderno a distância percorrida entre cada ida ao posto e, é claro, o número de litros abastecidos durante o período.

Esse espaço de tempo pode ser definido pelo motorista, ou seja, semanal, quinzenal ou mensal. Depois a conta é bem fácil: faça um cálculo simples, dividindo o total de quilômetros percorridos pela quantidade de combustível que foi colocado. Dessa forma, você saberá exatamente quantos quilômetros o seu carro faz.

Uma boa dica é fazer essa mesma medição para estrada e para a cidade, pois os valores vão se alterar e com essa conta você entenderá como economizar combustível em cada uma dessa situações.

como economizar combustível

A relação de quilometragem por litro de combustível é muito importante e todo motorista deveria fazer esse cálculo semanalmente, pois sem ela não há como economizar combustível de maneira efetiva. Por meio desta conta é possível analisar se está levando algum prejuízo no bolso (caso o posto esteja colocando menos combustível que o informado), mas também se há uma suspeita de problema no veículo.

Dentre esses problemas, alguns podem ser bem graves, como a necessidade de trocar as velas, rodas desalinhadas que necessitam de balanceamento e alinhamento, pneus com a calibragem incorreta, filtro de combustível sujo ou entupido são apenas alguns exemplos.

Além de problemas mecânicos que podem ser mais graves, outras ações que afetam no consumo do carro estão diretamente ligadas ao comportamento do motorista e como ele guia o carro. Alguns exemplos são: caminhos mais longos e com muitos semáforos, acelerar o carro demais e usar combustível de postos com procedência duvidosa. Essas são algumas práticas comuns que podem prejudicar diretamente o automóvel e o desempenho. Saber como economizar combustível passa diretamente por esses pontos.

como economizar combustível

E algo que não pode passar batido, além dos pontos mencionados anteriormente é fazer um seguro auto para o seu carro! Andar desprotegido é uma atitude muito arriscada e que não vale a pena, principalmente pela quantidade de problemas que podem acontecer no dia a dia, como batidas, roubos, furtos, pane elétrica e etc.

Cote o seguro com a Minuto Seguros, a maior corretora online de seguro de automóvel do país. Cotamos com mais de 10 seguradoras em busca do melhor plano de seguro para o seu perfil. Faça uma cotação clicando no botão e preencha o formulário. Se preferir, ligue para 0800 882 0656 e fale diretamente com um de nossos consultores.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Veja agora mais algumas dicas de como economizar combustível, e dessa maneira poupar de forma efetiva, afinal com o preço da gasolina aumentando, toda e qualquer economia é válida.

Cuidado com o pé no acelerador

como economizar combustível - Cuidado com o pé no acelerador

Evite realizar acelerações muito bruscas. Isso é extremamente prejudicial ao desempenho do combustível. Quanto mais rápido e forçado for o acelerador, mais combustível será gasto. Uma dica nesse caso é usar o acelerador de forma progressiva para evitar gastos desnecessários.

Sabia que usar menos o freio economiza combustível?

como economizar combustível - Sabia que usar menos o freio economiza combustível?

Sim! Isso é uma verdade e vai ajudar bastante na hora de entender como economizar combustível. Quando notar que precisará parar logo a frente, tire o pé do acelerador que o carro irá se encarregar de reduzir a velocidade. Só freie quando estiver chegando próximo e o carro não estiver completamente parado. As freadas bruscas também influenciam diretamente no gasto de combustível.

Ainda no tema freios, é muito importante que as pessoas saibam que deixar o carro ‘na banguela’ é um ato muito perigoso, ainda mais nas descidas. Se você pensa em como economizar combustível, essa certamente não é uma maneira. Essas atitudes não representam nenhum modo de economia, como muitas pessoas acham.

Esse era um processo muito comum nos carros de antigamente, que dispõem de carburador e descer no ponto morto, de fato, ajudava bastante. No entanto, como os carros atuais oferecem a injeção de combustível, esse processo não ajuda. Quando está em uma descida, ela é automaticamente cortada, pois o movimento das rodas é suficiente para fazer o motor rodar.

Escolher um posto de confiança para abastecer é importante

como economizar combustível - Escolher um posto de confiança para abastecer é importante

Tente abastecer, sempre que possível, em postos confiáveis ou conhecidos para que o carro não estranhe a diferença de combustíveis ou caia no risco de abastecer com produto adulterado. Colocar combustível adulterado no carro pode gerar sérios riscos, levando até mesmo à fundição do motor, dependendo da frequência que o carro é abastecido.

Verificar o filtro de ar também é uma manutenção importante

como economizar combustível - Verificar o filtro de ar também é uma manutenção importante

Entre as pequenas análises que precisam ser feitas no dia a dia do carro, o filtro é uma delas. Saber se o filtro de ar está sujo pode ser uma salvação para a economia de combustível do carro.

É importante mencionar que a substituição deve ser feita, em média, a cada 10 mil quilômetros para garantir o melhor desempenho do carro e do motor, além, é claro, de influenciar diretamente na economia de combustível.

Ter atenção com o câmbio do carro é um dica importante de como economizar combustível

Ter atenção com o câmbio do carro é uma dica importante de como economizar combustível.

Uma outra prática que muitos motoristas executam, pensando em como economizar combustível, mas que influencia diretamente no alto consumo: não estique marchas sem necessidade. Faça as trocas em rotação adequada ao seu carro, isso é benéfico tanto para o carro quanto para a economia de combustível do seu veículo.

Se o carro tem conta-giros, faça com que o motor trabalhe em rotação próxima, ou um pouco inferior, à do regime de torque máximo que o carro permite. Evite que o ponteiro chegue perto da rotação de potência máxima, em geral, quando há aquela marcação vermelha. Isso é um ato totalmente desnecessário e que pode lhe custar muito combustível.

E então, gostou das nossas dicas de como economizar combustível? Tem alguma outra dica imperdível? Então compartilhe conosco!

Um comentário em “Saiba como economizar combustível de forma efetiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *