Veja como combater o ponto cego, evitando acidentes

Ponto cego - retrovisorVocê já tomou algum susto com um carro invadindo sua faixa sem te notar?

Ou já fez uma manobra que acabou resultando em uma buzinada, fazendo-o notar que havia um veículo prestes a ultrapassá-lo?

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Se a resposta for sim para um dos casos (ou ambos), você foi vítima do ponto cego do automóvel, ou seja, teve a visão bloqueada por partes do carro que enganam o motorista.

Todo veículo tem esses pontos. Para auxiliar o condutor a não tomar sustos, a regulagem do retrovisor é fundamental – por isso é tão importante a etapa de ajuste antes de sair dirigindo por aí.

Aumentar o risco eleva as chances de acidentes e, pensando em evitar maiores prejuízos, separamos algumas dicas com relação ao ponto cego:

– Posicione-se primeiro no banco de forma correta. Ajuste a posição para que os pés alcancem o pedal, seus braços fiquem quase totalmente esticados e suas costas bem encaixadas;

– O primeiro ajuste é no retrovisor central. Coloque-o em uma posição de forma que consiga abranger toda a área do vidro traseiro;

– Os retrovisores externos (ou laterais) é que devem receber mais atenção. São eles os maiores aliados para eliminar o ponto cego.

Muitos especialistas derrubaram a máxima de que o ajuste ideal permite que você veja parte da lateral do carro. A dica é justamente o inverso: quanto mais você vê da via (e menos do automóvel) maiores são suas chances de avistar alguém ultrapassando. Portanto, abra mais o ângulo!

Se você quer ver um manual prático, consulte os passos no wikiHow.

Tecnologias

É claro que a tecnologia não ia demorar a entrar em ação e ajudar a combater o ponto cego. Hoje existem automóveis com sensores posicionados na parte interna onde o retrovisor está instalado, que acendem justamente na hora que um veículo está passando.

Há também modelos com câmeras completas, que fazem um verdadeiro 360º para ajudar você a enxergar o que há em sua volta. Para saber mais, veja essa interessante matéria no Autoesporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *