Coberturas adicionais no seguro auto: o que incluir na apólice

transferencia de seguro de veiculo Coberturas adicionais no seguro auto: o que incluir na apólice

Quer saber como funcionam as coberturas adicionais no seguro auto? Nesta matéria, traremos algumas essenciais para você incluir na sua apólice. Saiba mais!

Não é novidade para ninguém que o seguro é uma contratação importantíssima para quem tem um carro na garagem. Mas também é necessário ressaltar que as escolhas de coberturas adicionais no seguro auto são fundamentais para que o produto seja o mais adequado possível às suas necessidades.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

A contratação de um seguro auto, mesmo que na forma mais simples, como a cobertura compreensiva, que já inclui as principais proteções para o veículo, é extremamente indicada. Afinal, com esta cobertura contratada, o veículo fica protegido em casos como colisão, roubo e furto, incêndios e outros sinistros.

No entanto, com as opções de coberturas adicionais, ainda é possível deixar este produto personalizado de forma que atenda melhor às necessidade do proprietário do carro.

O que são coberturas adicionais do seguro auto?

As coberturas adicionais são opções que o cliente pode agregar ao seguro. Geralmente, as coberturas básicas, como no caso da compreensiva, citada acima, preveem colisão, derrapagem ou capotagem, incêndio, danos causados pela natureza, roubo e furto, entre outros. Porém, coberturas como proteção contra pedras e quedas de objetos externos ou vidros não são previstas e podem ser adicionadas.

O segurado que opte por tê-las paga um valor a mais por cada uma delas. O ideal é ter quantas for possível, pois isso traz maior tranquilidade em geral. No entanto, em função de cada um ter uma condição, às vezes há quem opte por menos coberturas e preço mais em conta. Por isso, uma boa opção pode ser o Seguro Auto Popular

Os danos a terceiros fazem parte da contratação de uma cobertura adicional, a de responsabilidade civil, como citaremos adiante. Existe um tipo de cobertura “geral”, chamada cobertura de casco, que engloba vários tipos de proteção como roubo e furto, colisão, cobertura de terceiros e danos de natureza incêndio.


Danos ao motor, por exemplo, é uma situação que depende de análise, para ver se é passível de cobertura ou não. Por isso, o segurado sempre deve estar bem informado sobre quais coberturas fazem parte de fato de sua apólice, para não esperar algo que não terá assistência ou não deixar de adquirir aquela que considera essencial para si.

Quais são as coberturas de um seguro de automóvel

Veja abaixo as principais coberturas adicionais do seguro do carro.

1. Cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa Veicular (RCF-V)

A Cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa Veicular (RCF-V) é um tipo de seguro que cobre danos causados a terceiros em situações de trânsito, como acidentes, atropelamentos e batidas.

A cobertura se estende a danos materiais, corporais e morais. No caso de danos materiais, a indenização pode ser feita através do pagamento do conserto do bem danificado ou ressarcimento em dinheiro. Para danos corporais, a cobertura arca com despesas médicas e hospitalares que o seguro obrigatório DPVAT não cobre. Danos morais, por sua vez, são mais difíceis de qualificar e geralmente são determinados por ordem judicial.

A contratação deste tipo de cobertura oferece ao segurado vantagens como praticidade e acompanhamento jurídico, além de ser uma demonstração de responsabilidade e empatia no trânsito.

2. Acidentes pessoais de passageiros (APP)

O seguro de acidentes pessoais a passageiros, mais conhecido como APP,  nada mais é que um seguro para acidentes pessoais de passageiros em casos de batidas que haja necessidade de socorro ou que o passageiro tenha decorrências mais graves, como morte ou invalidez.

Os eventos que serão segurados são casos de morte ou invalidez, permanente ou parcial, dos passageiros, incluindo o motorista. A cobertura também arca com despesas médicas e hospitalares para atendimento do passageiro, caso necessário.

A cobertura não irá indenizar danos físicos temporários, como um corte ou dores por conta de uma batida, sem que resulte em danos permanentes.

Esse é uma cobertura que é obrigatório para motoristas do Uber.

3. Kit Gás

A cobertura adicional do kit gás oferece proteção ao equipamento no seu veículo. Se um carro com kit gás for roubado sem essa cobertura adicional a pessoa segurada irá receber apenas o valor do veículo.

Ao contratar essa cobertura você está portegido em caso de caso de danos causados por colisão, roubo do carro ou somente do kit gás. Por isso, caso você tenha o Kit Gás instalado, essa cobertura é essencial na sua apolíce.

4. Extensão de cobertura 0 km

Ao cotar um seguro para veículo zero quilômetro, é comum que as companhias ofereçam a opção de Extensão de Cobertura. Com isso, é garantido ao dono do automóvel, em casos de sinistros com perda total, o ressarcimento integral do valor que ele pagou pelo carro ao tirá-lo da concessionária.

Entretanto, esta cláusula é válida para apenas 90 dias de cobertura. Mas, com cobertura adicional de extensão, este prazo dobra e o veículo estará protegido por até 180 dias após deixar a concessionária.

Para aqueles que ainda possuem dúvidas quanto a utilidade dessa cobertura, é importante ressaltar que, ao tirar um carro zero quilômetro da concessionária, este veículo já perderá, em média, 15% do valor pago quando novo.

5. Cobertura de vidros 

Essa cobertura adicional é muito interessante para quem vai contratar. Isso porque ela garante reparos ou trocas de vidro no caso de qualquer incidente envolvendo-os. Mesmo se o problema for apenas trinca, é possível acionar e solicitar uma substituição.

Os vidros são componentes essenciais no carro e estarem íntegros afeta inclusive a boa dirigibilidade, além da segurança.

Sem essa cobertura, porém, os vidros só serão reparados caso o veículo passe por perda total. Em caso de perda parcial, a cobertura só acontece se o prejuízo for maior que a franquia. Já com a cobertura de vidros não, você aciona a assistência independente de esse valor ser tão mais alto.

Na hora de contratar, é importante ficar atento também às cláusulas e verificar o que está coberto. As mais básicas incluem proteção contra danos ao vidro do para-brisa traseiro e dianteiro e os vidros do lado. As outras podem chegar a cobrir vidros dos faróis e retrovisores. Isso é bem útil em caso de imprevistos ou ações de terceiros.

6. Cobertura de acessórios

O seguro auto para acessórios funciona de forma diferenciada para itens de série e itens adicionais. Itens de série, que são aqueles que vêm com o veículo de fábrica, já estão geralmente cobertos pelo seguro auto comum. No entanto, para itens adicionais como kit gás, sistema de som e outros que foram instalados após a compra do veículo, é necessário contratar uma cobertura adicional específica para esses acessórios.

Para contratar o seguro para itens adicionais, o proprietário deve informar ao corretor quais são os acessórios que deseja proteger. O valor dessa cobertura adicional vai variar dependendo do tipo de acessório e outros fatores como gênero, idade e local de residência do segurado. É importante comunicar todos os detalhes ao corretor para garantir uma proteção adequada.

7. Cobertura internacional

Mesmo que você vá para países que exigem a contratação de seguros como o Carta Verde e o SOAT, por exemplo, o ideal é adquirir também a proteção internacional do seu seguro aqui no Brasil. Isso porque as coberturas obrigatórias são específicas e, de maneira geral, não englobam danos materiais. Portanto, se o seu veículo for roubado ou danificado em decorrência de alguma colisão, você sairá no prejuízo.

Para contratar o seguro de automóveis com validade no exterior é preciso entrar em contato com o seu corretor para incluir a cobertura chamada Extensão de Perímetro. Caso você ainda não possua uma apólice emitida contratada, pode pedir para incluir essa modalidade no momento da solicitação.

cotar Valor do seguro do Onix e Onix Plus em 2023: veja o preço médio e economizeQuanto custa contratar coberturas adicionais?

Para saber o valor das coberturas adicionais você pode fazer uma cotação grátis na Minuto Seguros. Veja abaixo um vídeo do João Brigato, do site Automais, sobre a experiência de simular seguro auto com a Minuto Seguros.

Simples, não é mesmo? Além da simplicidade, cotar o seguro na Minuto ainda traz muitas vantagens:

  • Somos bicampeões: ganhamos duas vezes o Prêmio ReclameAQUI de melhor empresa de seguro online.
  • Suporte multicanal: você resolve tudo online, mas se preferir, temos especialistas de qualidade disponíveis por chat ou telefone para te ajudar.
  • Confiabilidade: somos a maior corretora online de seguro auto do país;
  • Personalização: as cotações são personalizadas segundo o seu perfil;
  • Encontramos o melhor preço: fazemos cotações de seguro em até 17 seguradoras simultaneamente;

Se você busca por coberturas  adicionais de qualidade, transparentes e confiáveis, uma empresa renomada no mercado, que está disposta, com profissionais qualificados, a ajudá-lo a evitar danos e prejuízos com sinistros e riscos de estrada, escolha a Minuto Seguros.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

icone tire suas duvidas Coberturas adicionais no seguro auto: o que incluir na apólice Tire suas dúvidas

Veja as respostas para as principais dúvidas sobre coberturas adicionais.

O que cobre um seguro com cobertura compreensiva?

A cobertura compreensiva ou completa do seguro de carro oferece proteção ao segurado em casos de colisão, incêndio, furto, roubo e danos causados por eventos naturais. No entanto, é importante ressaltar que existem algumas exclusões dentro dessa cobertura que não são indenizadas, como acessórios, por exemplo, rádio e rodas especiais.

O que é cobertura opcional?

As coberturas adicionais do seguro de carro são opcionais, o que significa que o segurado tem a liberdade de escolher se deseja contratá-las ou não. Dependendo do tipo de seguro auto contratado, a seguradora pode oferecer algumas coberturas adicionais como bônus, sem custo adicional, como é o caso da assistência 24 horas.

Qual a diferença entre cobertura Compreensiva e RCF?

A cobertura compreensiva abrange danos parciais ou totais causados por colisão, incêndio e roubo/furto do veículo segurado. Isso significa que, em caso de um acidente de carro, seja por colisão com outro veículo ou objeto, incêndio que danifique o veículo ou roubo/furto do mesmo, a seguradora fornecerá a indenização necessária para reparar ou substituir o veículo, de acordo com os termos do contrato de seguro.

Já a Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V) é uma cobertura que oferece proteção financeira ao segurado caso ele cause danos a terceiros. Isso inclui danos materiais causados a terceiros, como avarias em outros veículos ou propriedades, e também danos pessoais causados a terceiros, como lesões corporais ou até mesmo morte. A RCF-V cobre as despesas decorrentes desses danos, incluindo indenizações e despesas médicas.

Agora você já sabe tudo sobre as coberturas adicionais e já pode ter uma noção prévia de qual será mais interessante para você. Se houver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *