Como fazer chupeta na bateria do carro: aprenda aqui o passo a passo

Quer saber mais sobre como fazer chupeta na bateria? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você irá aprender tudo sobre esse importante recurso que pode te salvar quando a bateria do carro descarregar.

chupeta no carro

Você, provavelmente, já deve ter passado por esse problema. Entra no carro, tenta dar a partida e não há nem sinal do motor ligar. E aí, o que será que está acontecendo? Quebrou alguma peça, não estou fazendo algo direito? Bom, a primeira atitude a ser feita é manter a calma. Pode ser que o problema seja mais simples do que o imaginado.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Esse “não-pegar” do veículo, provavelmente, deve ser a bateria do carro arriada. Se estiver desconfiando disso, não se assuste, pois esse problema pode ser resolvido em menos de 10 minutos. Ah! E o melhor de tudo: com apenas um item e outro carro. Essa é a famosa chupeta na bateria.

Esse problema pode ser motivado pelo veículo ter ficado muito tempo parado. Outros fatores que contribuem para a bateria arriada são itens, como o rádio ou faróis ligados por muito tempo sem o motor estar em funcionamento. Quem dá a partida no motor por várias vezes consecutivas e percebe essa dificuldade, a bateria pode estar dando um sinal. Então, fique atento para ter que passar por isso.

Antes de aprender a fazer a chupeta na bateria, entenda que é bom levar o carro no seu mecânico de confiança após esse procedimento. Assim, ele poderá dar um parecer real sobre a situação da bateria, pois entende perfeitamente do assunto.

O que preciso para para fazer chupeta na bateria

Antes de aprender fazer, propriamente, a chupeta na bateria, você precisa separar alguns materiais necessários. Sem eles, não será possível realizar o procedimento.

  • Um carro com amperagem semelhante ao seu;
  • Um cabo para transmissão de carga.

Esse cabo é encontrado facilmente em loja de peças ou postos de gasolina. Dificilmente ele irá custar mais do que R$40, por isso, é sempre tenha um no carro para qualquer eventualidade. Além de tê-lo no carro, não se esqueça da importância em ter um seguro de carro.

Agora que você já tem o que precisa, basta fazer a conexão dos fios. Muita gente acha que é uma operação perigosa e que pode dar choques, causar danos ao carro etc. Mas, fazendo com cuidado e ligando os fios nos lugares corretos, não há o que temer.

Passo a passo de como fazer a chupeta na bateria

Para fazer a chupeta na bateria, siga o passo a passo.  Em primeiro lugar, coloque a ponta do cabo no polo positivo da bateria arriada para depois colocar o cabo no polo positivo na bateria auxiliar. Repita o mesmo processo na parte do polo negativo e comece sempre pela bateria arriada, dessa forma, não há riscos de choques.

Normalmente, o cabo de transmissão tem duas cores (uma preta e uma vermelha). Isso serve para te ajudar na hora de plugar os cabos na bateria. Se você ligou uma ponta vermelha no polo positivo da bateria arriada, ligue a mesma ponta vermelha no polo positivo da bateria que está servindo de carga. E vice-vera. Não tem segredo quanto a isso, só olhe bem o polo que você estará encaixando o cabo.

Tome cuidado para não encostar a ponta dos cabos em nada metálico, pois sairão faíscas. Isso pode assustar um pouco, por isso, o cuidado é importante. Se preferir, use luvar isolantes para realizar esse procedimento e garanta a sua segurança. Para quem tem seguro de carro, basta acionar a sua respectiva seguradora ou entrar em contato com o Pós-Vendas da Minuto Seguros. Será enviado um prestador para lhe auxiliar na chupeta da bateria.

Principais dúvidas

Veja abaixo as principais dúvidas na hora de fazer chupeta da bateria do carro.

Chupeta estraga a bateria?

A ligação direta não estraga a bateria, mas é preciso tomar cuidado para não prejudicar o carro que fonecerá a carga. Para evitar problemas, preste atenção para não errar a conexão dos polos da bateria e também mantenha o veículo doador ligado e sendo acelerado.

Quanto tempo os cabos devem ficar conectados?

Se a bateria estiver pouco arriada, essa conexão já servirá para dar a partida no carro e normalizar a situação. Mas, tenha um pouco de paciência e deixe os dois carros, pelo menos, uns cinco minutos ligados para que as cargas sejam normalizadas. Isso passa mais segurança e evita que o carro morra logo em seguida e você necessite, de novo, de uma carga de bateria.

Agora, se a sua bateria está bem descarregada, é legal que você ligue o carro que está fornecendo a carga e acelere um pouco antes de dar a partida no seu. Isso ajuda a normalizar a carga. Mas, lembre-se de, caso a peça esteja muito danificada, fazer a troca logo em seguida. Normalmente, a bateria não irá aguentar por muito tempo se estiver muito arriada.

Como retirar os cabos da bateria?

Nessa hora, muitas pessoas acabam tirando os cabos de qualquer jeito. Isso pode prejudicar a bateria e não garantir a segurança total do carro e nem de quem estava realizando o procedimento.

Por isso é bom seguir essa ordem de retirada dos cabos: primeiro, o negativo da bateria auxiliar, depois o negativo da arriada. Feito isso, desconecte o positivo da bateria auxiliar e, por fim, o da bateria arriada.

Uma informação curiosa é que a bateria é a causa mais comum das panes em acionamentos pela seguradoras.

Pode fazer chupeta na chuva?

Sim, mas é importante que você tome os mesmos cuidados que teria ao operar outro equipamento elétrico nessas condições. Sendo assim, evite que a chuva cai diretamente sobre o conector ou porta de regarga da bateria.

Vale lembrar que, caso não saiba ou ainda esteja com dúvidas na hora de executar o procedimento, chame um mecânico de confiança ou acione o seu seguro. Eles poderão te dar informações mais precisas sobre a real situação da bateria e executar a transmissão de carga sem grandes problemas. E, para esclarecer ainda mais as suas dúvidas, que tal dar uma olhadinha no vídeo abaixo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *