Carros tunados: como ter um carro modificado obedecendo as leis

carro azul de luxo na estrada

Quer saber tudo sobre como ter carros tunados obedecendo as leis? Então você está no lugar certo. Nesta matéria você encontra informações sobre como proteção do seu veículo, seguro para carros tunados, quais são as principais modificações permitidas dentro da lei e muito mais.

Ser proprietário de um veículo é algo especial. O automóvel, além de ser um importante aliado para o seu deslocamento no dia a dia com conforto e rapidez, muitas vezes também representa uma conquista. Além de tratar esse bem com todo o cuidado, alguns motoristas optam por realizar modificações para deixá-lo com a sua cara. É aí que surgem os carros tunados.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Os carros tunados têm adeptos há tempos, mas tornaram-se ainda mais populares após o início da franquia de filmes “Velozes e Furiosos”, em que os veículos modificados eram o centro das atenções.

Apesar do filme mostrar customizações que levavam em conta apenas a vontade e necessidade de velocidade das personagens, a realidade é bem diferente. No Brasil, o Contran determina uma série de regras para a modificação de veículos. Ou seja, não é fácil deixar o carro exatamente do jeito que você quer, mas é possível tuná-lo seguindo as leis do país.

Como ter carros tunados dentro da lei?

Se você tem o desejo de personalizar o seu carro, é possível realizar alterações e continuar de acordo com as leis. Inclusive, a resolução 292 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), trata exclusivamente das modificações de veículos que são permitidas.

O primeiro passo para ter o seu carro tunado dentro da lei é solicitar uma autorização prévia para o Detran do seu estado. Neste caso, você deve especificar quais as alterações que pretende fazer e enviar ao órgão.

Após estudar as modificações pedidas, se todas estiverem de acordo com o que consta no Código de Trânsito Brasileiro, o Detran emite um documento com a autorização para que as modificações possam ser feitas. Dessa forma, você pode andar com o carro tunado até que ele passe na vistoria final, após passar por uma inspeção de qualidade.

A inspeção é feita pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Ele analisa todas as modificações realizadas para checar a qualidade das novas peças instaladas, bem como os itens de segurança do veículo, como chave de roda, pneu e a iluminação. Além disso, faz testes de emissão de poluentes se o motor passar por mudança na potência.

Se o carro passar pela análise do Inmetro, receberá o Certificado de Segurança Veicular (CSV). Na sequência é necessário levá-lo ao Detran para que seja feita a vistoria de identificação veicular. Com tudo certo, o órgão emite um novo documento, que permite a utilização do automóvel modificado.  

Quais são as principais modificações permitidas?

Veja abaixo quais as principais modificações permitidas por lei no carro.

Pintura do carro

Caso a nova pintura ou envelopamento cubra mais de 50% de toda a área externa do veículo, ela é considerada uma modificação. É permitida por lei, porém, requer uma alteração no documento do carro.  

Suspensão

São permitidas alterações na suspensão, como o rebaixamento, desde que a altura mínima de 10 centímetros seja respeitada. Esse número deve ser medido do solo até o ponto mais baixo do chassi do veículo. As mudanças, que geralmente consistem na troca das molas e dos amortecedores, não podem comprometer a segurança dos ocupantes.

Iluminação

As modificações na iluminação do veículo são aceitas apenas se os faróis dianteiros forem brancos e a lanterna do freio, vermelha. Instalar luzes de xenon, por exemplo, é considerado infração grave, com multa de R$ 195,23, cinco pontos na carteira e deixa o veículo retido para ser regularizado.

Motor

As modificações no motor do carro também são permitidas. Porém, os proprietários dos carros tunados podem aumentar sua potência em 10%, no máximo.

É possível fazer seguro auto de carros tunados?

Sim, mas é importante salientar que este tipo de veículo costuma ter muito mais dificuldade para ter o seguro aceito por uma seguradora. Mesmo que suas modificações estejam de acordo com as leis brasileiras, o fato de peças originais serem trocadas por outras, por exemplo, já é considerado um agravante para o risco de acidentes.

Outro problema que as alterações representam para a aceitação do seguro é a grande possibilidade de que esses novos componentes do veículo sejam mais caros e raros do que os originais. Assim, caso haja um sinistro em que seja necessário realizar troca de peças, o custo delas fica elevado para a seguradora.

Além dessas questões, alguns acessórios incluídos nos carros modificados podem ser um maior atrativo para ladrões, o que aumenta os riscos de roubo e furto. O rebaixamento do carro e a possível avaliação de que proprietários adeptos de tunados têm um perfil de direção mais esportiva, também podem ser motivos de recusa por parte das seguradoras.  

Antes de tentar contratar um seguro para o seu veículo modificado, lembre-se de não omitir nenhuma informação sobre as mudanças. Caso você já tenha seu veículo segurado e resolva fazer alterações, informe-as o mais rápido possível para a seguradora.

Para fazer um seguro para o seu carro tunado, a Minuto Seguros é um bom caminho. Pelo fato de trabalharmos com mais de 10 seguradoras, a chance de conseguirmos uma proposta para o seu veículo é maior, embora não garantida.

Evite dor de cabeça: cote seu seguro na Minuto Seguros

Mais do que proteger o seu carro com manutenções e revisões, fazer um seguro auto é essencial para garantir que ele esteja coberto nas mais diversas situações. Na Minuto Seguros, cotamos com mais de 16 seguradoras e montamos um plano de acordo com a sua necessidade e o seu perfil.

Quer proteger o seu carro contra qualquer imprevisto? Então faça agora mesmo uma cotação online sem compromisso com a Minuto Seguros, ou se preferir pode ligar gratuitamente para 0800 882 0656 e falar diretamente com um consultor.

Ficou com alguma dúvida sobre as modificações permitidas por lei para os carros tunados? Mande pra gente por meio dos comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *