Carros automáticos são confiáveis?

carros automáticos são confiáveisNa hora de adquirir um carro, uma dúvida sempre paira na cabeça: comprar um com câmbio manual ou automático? Claro que há diferenças muito importantes, como o preço, mas, mais do que isso é a confiança que muitas pessoas ainda não possuem no câmbio automático, principalmente se for um carro usado. O maior incômodo é por conta da manutenção, com um valor bem elevado, se comparado com um câmbio manual.

Mas, afinal, os carros automáticos são confiáveis? Sim, eles são! No entanto, é necessária uma revisão, caso o carro seja usado, para verificar como está o estado atual do câmbio, além de uma adaptação do condutor para evitar acidentes. Não entendeu? A gente explica. Como grande parte das pessoas está acostumada a dirigir um carro manual e com embreagem, a confusão de pedais pode resultar em acidentes. No entanto, o carro automático não é um bicho de sete cabeças.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Dicas para o câmbio automático

Parece óbvio, mas a correta utilização do câmbio automático é fundamental para que a durabilidade e a prevenção contra acidentes ocorram da melhor forma. Primeiramente, entenda o funcionamento do câmbio automático antes de dar a primeira volta. Nós falamos sobre esse assunto num post aqui do blog.

Feito isso, dê as primeiras voltas em lugares calmos, com pouco tráfego de carros e, de preferência, amplos. Isso garante mais segurança ao motorista na hora de pegar ruas e avenidas mais movimentadas e as estradas.

Uma dica importante é sempre deixar o pé esquerdo na parte de descanso, de modo a lembrar que não há um pedal para embreagem. Ah! E solte a mão do câmbio. Você só precisará mudar a marcha em casos de estacionamento completo do carro ou ré.

Como utilizar corretamente o câmbio automático

Você, literalmente, só irá precisar de um pé para dirigir. Esqueça o seu pé esquerdo, pois ele não terá mais utilidade na direção de um carro automático. Agora, você só irá precisar frear e acelerar e nada mais.

Em comum entre os carros automáticos é que para ligá-lo você precisa pisar no freio para só depois dar a partida na ignição. Feito isso, sempre saia da posição P (Park) e coloque na D (Drive). Após esse procedimento, abaixe o freio de mão e comece a guiar.

Nunca faça a troca de marchas em movimento. Para acionar a ré (R – Reverse) pise no freio e deixe o carro totalmente parado. Realizar essa troca de transmissão em movimento pode ocasionar problemas e influenciar diretamente na durabilidade do câmbio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *