Volante tremendo: aprenda a identificar a causa da vibração no volante

vibração no volante Volante tremendo: aprenda a identificar a causa da vibração no volante

Quer tirar suas dúvidas sobre vibração no volante? Então você está no lugar certo. Na matéria de hoje vou explicar o que causa, como resolver e muito mais sobre esse problema.

Carros podem ser considerados uma das melhores invenções de todos os tempos. Essa máquina realmente tem atributos que vêm sendo melhorados a cada ano com o intuito de facilitar e deixar a locomoção em ruas, avenidas e estradas muito mais cômoda. Porém, assim como qualquer outra máquina, ela precisa de cuidados especiais para que tenha um tempo de duração prolongado.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Coisas como fazer a troca de óleo, calibragem de pneus e ter muito cuidado ao abastecer são apenas algumas das manutenções que o carro precisa passar para, pelo menos, garantir mais segurança ao motorista. Mas, alguns avisos são dados, e muitas vezes nem percebemos, como a vibração no volante, que pode indicar problemas significativos.

Se você quer saber mais sobre o tema, trago abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre volante vibrando.

Volante tremendo pode causar problemas de saúde

Muitas pessoas consideram que a vibração no volante é apenas decorrente do tempo e da utilização do carro, mas não é bem assim. Esse “aviso” que o veículo está mandando pode acarretar diversos problemas se não for checado o quanto antes.

Acredite: além do perigo de andar com o carro com algum problema, essa vibração faz com que, mesmo inconscientemente, os motoristas se sintam mais cansados. A força, que na maioria das vezes é pequena para manter o volante estável, com o tempo desgasta o motorista fisicamente. Uma viagem de mais de 2 ou 3 horas, por exemplo, vai interferir no desempenho, causando dores nos braços e ombros.

Por isso é importante ficar atento e encontrar a causa o mais rápido possível.

Principais causadores de vibração no volante

Isso, na verdade, é bem simples. Dirija até um lugar plano, reto e que não contenha buracos. Mantenha uma velocidade média e comece analisar. Será muito simples perceber o volante trepidando ou jogando o carro para algum dos lados, ainda mais se você não fizer força.

Caso note isso, vá ao seu mecânico o quanto antes para fazer uma checagem mais detalhada e ajustar esse problema. Em geral, isso pode ser problema de alinhamento e balanceamento. E você sabe a diferença entre essas duas manutenções? Aproveite para ler aqui.

Carro precisando ser alinhado e balanceado

car tire 1031579 1920 Volante tremendo: aprenda a identificar a causa da vibração no volante

Falta de calibragens semanais, além dos constantes atritos que os pneus sofrem frequentemente por causa de buracos e desníveis, sem contar os desgastes ocasionados por excesso de calor, falta de pressão ou freadas bruscas são apenas alguns dos motivadores da falta de equilíbrio dos pneus. Para resolver esse tipo de problema, alinhar e balancear o carro é a primeira alternativa que todos os motoristas devem tomar.

O balanceamento, na verdade, é a manutenção mais importante, pois ela tem o intuito de fazer as rodas girarem sem vibrações. Isso influencia diretamente no conforto ao dirigir, garantindo a segurança necessária para guiar. O procedimento de alinhamento e balanceamento não leva mais do que uma hora e traz benefícios incríveis.

Já a parte do alinhamento serve para ajustar os ângulos das rodas, mantendo-as retas em relação ao solo e paralelas entre si. É uma manutenção importante, pois garante a estabilidade do carro em curvas e outras manobras que necessitem de maior mobilidade. Além disso, evita o desgaste irregular dos pneus e você sente a diferença no bolso!

Problemas na suspensão

mechanic 1696914 1920 Volante tremendo: aprenda a identificar a causa da vibração no volante

Outro problema que pode ser indicado pela vibração no volante é o da suspensão. Qualquer componente do sistema de suspensão de um veículo pode causar vibrações no volante, mas, em especial, é preciso ficar de olho nos amortecedores, pivôs e barras de direção e barras estabilizadoras.

Estes componentes não só podem causar vibrações, mas também acidentes. Um amortecedor sem gás ou óleo deixará a roda do veículo à mercê das molas. Assim, quando você passar por alguma irregularidade na pista, a roda irá movimentar-se sem controle para cima e para baixo, impulsionada pela mola. Isso fará o volante vibrar… e muito!

Já no caso dos pivôs e barras estabilizadoras o problema pode não ser tão aparente. Vibrações leves e pequenos solavancos na hora de esterçar podem ser sinais que os pivôs já deram o que tinham para dar. A barra estabilizadora, se estiver torta ou mal posicionada, vai interferir diretamente da dirigibilidade do veículo, deixando o volante mais pesado em algumas curvas e até mesmo travando-o.

O mesmo acontece com as barras de direção. São elas as responsáveis por fazer o carro esterçar, mudar de direção. Qualquer problema com elas fará com que você não consiga utilizar o volante do veículo. A vibração no volante pode indicar que elas estão tortas ou prestes a se romper.

Calibragem dos pneus

tyre 1714669 1920 Volante tremendo: aprenda a identificar a causa da vibração no volante

A calibragem de pneus é outro ponto que pode causar a vibração do volante. Todo carro oferece ao motorista o número preciso para a calibragem dos pneus, seja quando o carro está carregado de bagagens ou carga, com muitas pessoas ou mesmo vazio. Colocar muitas libras no pneu ou andar com ele vazio pode causar vibrações e trepidações. Mantenha a numeração de acordo com o indicado no manual.

Outro problema que pode estar relacionado com os pneus e rodas é a fixação ruim. Quando você faz a rodagem ou mesmo troca um pneu furado e não encaixa-os com precisão e força, isso pode causar instabilidade no carro e causar algumas trepidações, tanto no volante quanto no carro como um todo.

Problemas no motor

car 1564301 1920 Volante tremendo: aprenda a identificar a causa da vibração no volante

Essa é uma opção que costuma ser desvendada por especialistas, pois são casos mais específicos. Se o volante vibra parado, a vibração pode estar aliada ao propulsor que não está recebendo ar ou nem gasolina o suficiente. O problema também pode estar ligado às velas ou ao fato dos cabos delas não estarem bem conectados ou estejam com algum defeito que necessite de reparo.

Os sintomas mais comuns de notar essas vibrações são em acelerações constantes. Se o caso for mais grave, o carro pode até trepidar e prejudicar ainda mais a direção. Se o caso for menos grave, estas vibrações podem ser sentidas no volante especialmente se o carro tiver direção hidráulica. Isso porque a bomba de óleo que alimenta o sistema passará a ter mau funcionamento devido às falhas do motor.

Problemas no freio

mercedes 1464855 1920 Volante tremendo: aprenda a identificar a causa da vibração no volante

O volante tremendo quando freia? Certamente a vibração no volante está atrelada aos rotores. E esse tipo de problema precisa ser resolvido o quanto antes, pois, quanto mais o motorista forçar para frear o carro, maior a chance dos freios superaquecerem, fazendo com que os rotores cedam e até quebrem.

Neste caso, as vibrações no volante podem ser causadas especialmente pelo empenamento do disco de freio ou – caso bem mais raro – quando um pedaço da pastilha de freio se solta, causando desequilíbrio na força com que o disco é pressionado e ocasionando a vibração.

Leve o carro até um mecânico de confiança, pois essas são peças que estão ligadas diretamente à segurança do veículo. Provavelmente você terá que fazer o passe ou até a troca dos discos e tambores, dependendo do tipo de freio que o modelo do seu carro utiliza.

Problemas no eixo

car 1751753 1920 Volante tremendo: aprenda a identificar a causa da vibração no volante

Um carro roda perfeitamente devido aos eixos. Se eles estão com algum problema, sinais irão aparecer, como a vibração no volante. Esses componentes não necessariamente podem estar desgastados devido ao tempo. Eles podem ser danificados em uma batida ou colisão.

Em altas velocidades, o volante começa a trepidar, pois essa é uma parte importante e responsável por transferir a potência do motor para as rodas, fazendo rotações bem rápidas. Caso essa parte não esteja em perfeito funcionamento, o eixo vibrará quando o carro estiver em movimento. Esse problema costuma revelar o “passado oculto” de muitos carros usados, quando os ex-donos se acidentaram antes de vendê-lo e não repassam a informação para quem compra o veículo.

Outra peça que pode causar vibração no volante é a homocinética, mas quando ela estiver desgastada ou danificada, seja pelo desgaste natural da peça, seja pela ação da poeira das ruas ou outros tipos de sujeiras, você escutará um barulho como se um pedaço de metal estivesse se rompendo conforme a roda gira.

Seu carro está com vibrações no volante? Fique atento e siga nossas dicas, elas podem evitar dores de cabeça futuras e até mesmo acidentes. Compartilhe com seus amigos, quem sabe eles também não estão com o mesmo problema?

Evite imprevistos: faça um seguro na Minuto

Investir em um seguro auto não é apenas uma decisão inteligente – é uma medida de proteção essencial que oferece paz de espírito e segurança em uma variedade de situações imprevisíveis. Afinal, nunca se sabe quando um imprevisto pode ocorrer.

E se você não quer pagar caro não existe outro jeito: para economizar até 30% no seguro você precisa comparar.

Para te ajudar nesse momento, utilize a Minuto Seguros. Em poucos cliques, você pode comparar os preços do seu seguro em até 17 seguradoras.

Além de economizar, são muitas as vantagens de fazer uma cotação de seguro online na Minuto Seguros. Conheça algumas delas:

  • Somos bicampeões: ganhamos duas vezes o Prêmio ReclameAQUI de melhor empresa de seguro online.
  • Suporte multicanal: você resolve tudo online, mas se preferir, temos especialistas de qualidade disponíveis por chat ou telefone para te ajudar.
  • Confiabilidade: somos a maior corretora online de seguro auto do país;
  • Personalização: as cotações são personalizadas segundo o seu perfil;
  • Encontramos o melhor preço: fazemos cotações de seguro em até 17 seguradoras simultaneamente;

Veja como simular o seguro

Agora que você já sabe tudo sobre a causa da vibração no volante, compartilhe este conteúdo com quem ainda tem dúvidas na hora de fazer o seguro auto.

Ainda está com dúvidas sobre o tema? Então deixe seu comentário e teremos prazer em te ajudar.

70 comentários sobre “Volante tremendo: aprenda a identificar a causa da vibração no volante

  1. Boa tarde meu Carro é Jeep Grande cherokee 2003, ele apresenta trepitação no volante quando o pneu do lado do motorista passa por um buraco, já m orientaram trocar os amortecedores e já fiz, mas até aqui o problema continua. O que faço? Obrigado.

    1. Ricardo, nós indicamos que você procure uma concessionária autorizada da Jeep. Lá eles indicaram com mais assertividade o que pode ser.

  2. Meu Onix em baixa velocidade fica normal quando ele alcança a velocidade de 110 ele começa a vibrar o volante o poderia ser

    1. Moises, como vai? Isso pode ser falta de alinhamento e balanceamento do carro, por exemplo. Mas, sugerimos que você procure um mecânico especialista para lhe dar um parecer preciso.

  3. Tenho um golf95 ele vibra a direção quando passo dos 80km/h já troquei amortecedores pivôs barra batentes bandejas disco de freio pastilhas fiz balanceamento alinhamento caster já levei em 4 mecânicos diferentes e nenhum descobre o que ele tem.
    Alguém imagina o que possa ser?

    1. Rodrigo, como vai? Recomendamos que tente um contato com a montadora para tentar conseguir um diagnóstico e identificar o que está causando isso.

    2. Pode ser aro torto. Seria interessante verificar o aro, sem os pneus. Meu carro estava com aro torto. Foram descobrir somente sem o pneu no aro.

    1. Olá, Rafael, tudo bem? Nós recomendamos que você consulte um mecânico para obter uma análise precisa do que está acontecendo. Pode ser que seja falta de alinhamento ou balanceamento do carro.

    1. Oi, Renata, tudo bem? No texto damos exemplos dos fatores que podem causar uma vibração no volante do automóvel, recomendamos que você cheque a calibragem do pneu, alinhamento e balanceamento, a suspensão e também os outros casos que nós citamos. Assim você pode levar o seu carro para um mecânico com a certeza que estará gastando um dinheiro da forma correta. 🙂

  4. Tenho um SEAT Ibiza 2008 o carro ao travar vibra encostei o carro num muro numa estrada apertada a partir daí o. Volante treme bastante o que podera ser?

    1. Olá, Jose, como vai? Tente verificar todos os possíveis pontos que nós apontamos no texto, caso não resolva, somente um mecânico poderá encontrar o problema no veículo.

  5. Bom dia ..tenho um palio 2013 1.4 e de um tempo pra cá começou a vibrar a carroceria ou seja o painel quando atinjo a velocidade de 100km e quando passo para 120km ele para de vibrar o que pode ser já fiz de tudo …….trocar peças alinhamento balanceamento cambagem e não resolveu o problema. ….o que pode ser

    1. Olá, Marcos, tudo bem? Esse problema pode estar sendo causado por conta de muitas possibilidades. Analisando alguma delas, recomendamos que você troque as rodas do veículo e faça um teste para ver se ainda continua com essa vibração, o pneu pode estar causando isso. Verifique também o semi-eixo do automóvel para saber se está tudo em perfeito estado. Se não encontrar nada, somente um especialista poderá identificar o problema.

  6. Olá, tenho um Palio 1.4 2013. De duas semanas pra cá percebi uma vibração maior em baixa velocidade e em ponto morto e TB manobrando de ré. Os pneus e freios foram trocados a pouco tempo, embreagem TB. Não faço ideia do que possa ser. O que poderia ser. As velas ruins causariam esse problema?
    Obrigada

    1. Olá, Uliana, como vai? Existem muitas possíveis causas, por isso o mais indicado é que você leve o veículo para um mecânico e relate o problema para ele.

  7. tenho um fiesta 2001 az tec rocam, quando estou subindo uma
    ladeira em velocidade baixa( mais ou menos 30 ou 40KM por hora
    ele vibra muito a frente, o que pode ser, ja troquei os amortecedoes
    troquei os terminais de direçao e nada, alguem pode me ajudar
    obrigado.

    1. Olá, Vilmar, tudo bom? Confira os itens que apontamos no texto, caso não encontre o problema, peça a um mecânico dar uma olhada no motor do veículo. 😉

    1. Olá, Fernando, como vai? Existe muitos itens a ser verificados nesse caso, alguns deles são: semi-eixo desbalanceado, juntas homocinéticas, borrachas ou coxim da suspensão, amortecedores dianteiros ou até coxim do motor. Leve o veículo para um mecânico fazer uma análise melhor.

  8. Bom dia meu carro é palio ele tem vibração na diante mas no lado direito pneus novos suspensão nova mas não para de vibra todos balanceado alinhado.foi depois que eu
    bati no buraco ai vem apresentando este problemas

    1. Olá, Klayton, Confira todos os itens que apontamos em nosso texto para ver se estão todos em ordem. Caso não encontre nada, peça uma verificação minuciosa para um mecânico.

  9. Ola tenho um polo 2003
    Como se ele em dererminados ele tivesse vontade de propria puxa com forca para os dois lados ..

    1. Olá, Jonathan, como vai? Verifique os itens que apontamos no texto, e não deixe de fazer o balanceamento e alinhamento do seu automóvel.

    1. João, como vai? Isso pode ser causado por muitos motivos, como: suspensão com problemas, caixa de direção, rodas tortas, falta do balanceamento e alinhamento, etc. Verifique os itens que apontamos no texto, se não encontrar nada, leve o veículo ao mecânico para checar com mais precisão. 🙂

  10. Bom dia! Tenho um Sandero Stepway e meu volante treme sempre que traciono. Se eu acelerar, sentir vibrar e tirar o pé do acelerador, não vibra. Já troquei a tulipa e Trizeta, mas o problema persiste. N sei mais o que pode ser.

  11. Bom dia!
    Tenho um fiat Idea essence, quando ando em velocidade baixa em terrenos de bloquete ou paralelepípedo fica balançando o volante, mas não balança em alta velocidade ou em asfalto. Tem alguma sugestão do pode ser? Obrigado!!

    1. Olá, Gustavo, como vai? O problema talvez seja na suspensão ou rolamento do veículo, nesses casos, é importante solicitar uma verificação de um mecânico nesses equipamentos.

  12. Ola eu tenho um palio 2010 desde quando eu troquei os cochim do motor.ai eu ligo o carro o volante começa a vibrar parado
    Oque pode ser.obr

    1. Daniel, como vai? Recomendamos que verifique os itens que apontamos no texto, e leve o veículo para um mecânico fazer uma análise no automóvel.

  13. Tenho uma hilux flex 2.7 2013 e a mesma esta com este serio problema de trepidar o volante em asfalto irregular treme bastante! Ja levei em varias oficinas ate agora nada d resolver o defeito sujeriram a troca dos amortecedores!

  14. Bom dia eu escrevo-vos apartir de Angola tenho um Chevrolet SPARK M/300 esta sempre com problema da bobina ja troquei por varios novo sem solucao o que devo fazer?

    1. Olá, Alisson, como vai? Recomendamos que verifique os itens que apontamos nos texto, se não encontrar nenhum problema, leve o veículo ao mecânico para que seja realizada uma revisão.

  15. Oi tenho um clio sedan 2007 e quando estou de 0 até uns 50 km ele dá uma pequeno balano na roda dianteira do lado do motorista a suspensão e nova e o carro tá alinhado e balanceado o q pode ser? Depois dos 60 km não percebo mais isso.

    1. Olá, Felipe, como vai? Recomendamos que verifique os itens que apontamos em nosso texto e, caso não encontre nenhum problema, leve o veículo ao mecânico. 😉

  16. Tenho um voyage g6 o carro começou a vibrar o volante e nisso o carro começa ir pra direita…achei que o pneu estivesse furado devido ao barulho que está a fazendo,mais fui olhar e o pneu estava normal

  17. Olá bom dia poderia mim ajuda meu carro está com problema no freio trepidando ao pisar no freio já troquei disco pastilha dianteira e o problema não resolveu o carro continua do mesmo jeito levei no Mecanico ele falou que tenho que troca tambor e lona traseira mais fiquei com medo de troca e o problema não solucionar. Bom já perdi trocando disco e pastilha dianteira as minhas estavam em Boas condições ainda meu carro e um corsa hatch 2010 o que pode ser? ou sera que o mecânico tá certo?

    1. Oi, Eduardo, como vai? O carro pode estar precisando ser alinhado e balanceado, pode ser que seja problemas na suspensão ou até mesmo o motor do carro com problemas. Somente uma análise de um profissional pode indicar o que, de fato, está acontecendo.

  18. Boa tarde, o jipe toyota land cruizer, quando acelerar apartir de 80km começa a vibrar volante, não sei qual o problema. Podia me ajudar?

    1. Floresvindo, pode ser que o carro está precisando ser alinhado e balanceado, alguns problemas na suspensão ou até motor do carro com problemas. É necessário analisar isso com o seu mecânico.

  19. Já troquei pivô de suspensão bucha da Caixa de direção coifa homocinética lado da roda o carro está sem folga na parte da suspensão dianteira ,fis alinhamento e balanceamento a uns 7 dias mais quando eu freio o volante treme na parte da roda dianteira do motorista oque pode ser

    1. Rogerio, a vibração no volante pode estar estar atrelada aos rotores. As vibrações no volante podem, também, ser causadas especialmente pelo empenamento do disco de freio.

  20. Olá boa tarde mechamo Rogério tenho um Fiat Uno Mille 2006 ,ele está com um tremor no guidão quando aciono o freio ,já troquei já fiz alinhamento e balanceamento ,e continua ,o carro está sem folga oque pode see

    1. Rogerio, tudo bem? A vibração no volante pode estar atrelada aos rotores. Também pode ser que as vibrações no volante podem ser causadas especialmente pelo empenamento do disco de freio.

    1. Marcelo, tudo bem? Qualquer componente do sistema de suspensão de um veículo pode causar vibrações no volante, mas, em especial, é preciso ficar de olho nos amortecedores, pivôs e barras de direção e barras estabilizadoras. Vale a pena dar uma olhada nisso.

  21. Boa tarde. Tenho um fiesta 2008 ele vibra o volante quando eu preciono o freio nas curvas O que pode ser ?
    Já fiz toda a suspensão dele e não para de vibrar. .

    1. Fabio, como vai? Isso pode ser por conta da falta de calibragens semanais, além dos constantes atritos que os pneus sofrem frequentemente por causa de buracos e desníveis, sem contar os desgastes ocasionados por excesso de calor, falta de pressão ou freadas bruscas são apenas alguns dos motivadores da falta de equilíbrio dos pneus. Também a vibração do volante pode estar aliada ao propulsor que não está recebendo ar ou nem gasolina o suficiente. Vale a pena levar o carro para uma checagem.

  22. Olá, meu celta 2005 quando eu paro em sinaleiras ou qualquer lugar com ele ligado, a direção treme muito, oq pode ser ??

    1. João, tudo bem? Há diversos motivos, como listamos no texto, mas entre eles, pode ser a necessidade de alinhamento e balanceamento, problemas na suspensão, falta de calibragem nos pneus, motor do carro com problemas, freios com problemas, entre outros.

  23. Bom dia, Meu carro fiat idea 1.4 2006, não consigo resolver o problema de vibrações no volante e painel,isso ocorre com o carro parado de manha ou no sinal,ja foi em vários mecânicos foi verificado os calços 3 não identificou o
    nenhuma calço danificado, eu pergunto pode ser ignição,bicos gotejando ou TBI,Aguardo uma ajuda para solução do meu caso,

    1. Marcus, tudo bem? Isso pode estar acontecendo em decorrência de diversos problemas, como a falta de alinhamento e balanceamento, problemas na suspensão, motor etc.

  24. tenho um honda civic 2008 160.000km rodados depois que passei num buraco começo a tripidar o volante, já fiz tudo, troquei tresetas suspensão , fiz alinhamento direção todas tudo está perfeito. levei num mecánico disse que é cambio não acreditei HONDA CIVI NÃO TEM NADA NO CAMBIO, ESTÁ PEFEITO PASSANDO AS MARCHAS.

  25. Boa tarde, tenho uma Saveirto G6 16/16 fiz troca de embreagem e de uns tempos para ca esta vibrando muito qdo vc liga mesmo estando parada, pode por favor me orientar, grato Bene.

  26. Oi Benedito, tudo bem? Isso pode estar acontecendo em decorrência de diversos problemas, como a falta de alinhamento e balanceamento, problemas na suspensão, etc. Recomendamos que você procure uma oficina de confiança para que o veículo seja avaliado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *