Vai viajar? Saiba como tirar passaporte!

 

como tirar passaporteAo escolher um destino de viagem que não esteja na América do Sul, você, obrigatoriamente, precisa ter um passaporte. Alguns países até aceitam a entrada sem o visto, como Alemanha, Holanda e África do Sul. Listamos todos os países que não obrigam o turista a tirar o visto aqui. Mas, do passaporte você irá precisar, portanto, é importante se programar e esclarecer todas as dúvidas em relação a esse processo.

Conseguir o documento é tarefa simples e não trará muitos custos ao viajante. No entanto, o trâmite ainda é um pouco burocrático e pode render algumas dúvidas sobre como tirar passaporte. Mas, para deixar mais claro, vamos esclarecer alguns pontos: você precisará ir duas vezes a um dos postos da Polícia Federal, órgão que emite o documento, para coleta de digitais e foto e outro exclusivamente para retirar o passaporte.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Porém, antes de ir até a Polícia, será necessário o preenchimento de um formulário pela internet para dar entrada no processo. Veja o passo a passo abaixo e fique por dentro de todas as etapas de como tirar passaporte.

Reúna todos os documentos necessários

Antes de qualquer coisa, esteja com os documentos em mãos para facilitar o preenchimento do formulário. Você precisará de:

– Documento de identidade. Nesse caso, carteira de habilitação com foto, carteira de identidade (RG), carteira funcional reconhecida por lei federal ou carteira de trabalho servem. Até o passaporte antigo, caso seja uma renovação, pode servir. Se mudou de nome, não esqueça da certidão de casamento.

– Título de eleitor. Além desse documento também são necessários os comprovantes de votação da última eleição. Caso não tenha os comprovantes, a Justiça Eleitoral oferece um documento comprovando que você está em ordem com as obrigações eleitorais.

– CPF. No entanto, se o número estiver presente em algum dos documentos de identidade não é necessário apresentar o original.

– Reservista. Nesse caso, somente para os homens, é necessário apresentar o documento de quitação com o serviço militar obrigatório.

– Documento de naturalização. Isso serve apenas para os estrangeiros que se naturalizaram no país.

Além desses documentos citados acima, caso não seja o seu primeiro passaporte, será necessário que você leve o anterior. Caso não leve, você será taxado em dobro.

Preencha o formulário no site da Polícia Federal

As perguntas são bem simples, o que torna o questionário rápido. São quatro etapas com dados pessoais, documentos e informações complementares.

Ao final do formulário, será possível escolher o posto de sua preferência. Será necessário imprimir o número do protocolo para levar no dia e ser atendido.

Pague o boleto para dar andamento no processo do passaporte

Após ter imprimido o número do protocolo, lembre-se de gerar o boleto, na própria página, e realizar o pagamento. Atualmente, a taxa é de R$ 257,25.

O recibo do pagamento deverá ser levado juntamente com o número do protocolo e os documentos que foram listados no primeiro passo.

Agende a data para comparecer ao posto policial

Em alguns postos é necessário que você agende uma data para comparecer na Polícia Federal, já em outros não. O agendamento, caso seja necessário, pode ser feito por este link.

Compareça ao posto da Polícia que você agendou

Na data marcada, vá até o posto finalizar o processo para tirar o passaporte. Não se esqueça de toda documentação citada no primeiro passo, o comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) e o número do protocolo.

Não é necessário que você leve foto, pois ela será tirada na hora, juntamente com a sua assinatura e digitais.

Após essa última etapa, você será informado sobre a data que pode ir retirar o seu documento e pronto! Você já pode ir viajar para qualquer continente.

Faça um seguro viagem

Agora que você já sabe como tirar passaporte, que tal aproveitar esse momento de preparativos para suas viagens e já começar a cotar um seguro viagem? A antecedência vale a tranquilidade na hora da viagem, especialmente com os preços da Minuto!

CLIQUE PARA COTAR SEGURO VIAGEM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *