Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

No trânsito, crianças distraem mais que smartphones

Crianças distraem mais que smartphones

Uma das regras básicas que aprendemos ao dirigir é ter sempre atenção no trânsito. Estar concentrado no que acontece na rua é fundamental para evitar qualquer situação de risco.

Com a popularização dos smartphones e o uso frequente do aparelho conectado à Internet, alguns motoristas acabam fazendo seu uso até mesmo no volante. Mas, por incrível que pareça, não são os celulares os maiores vilões da distração dentro do carro.

Segundo um estudo realizado pelo Centro de Investigação de Acidentes da Universidade de Monash, em Melbourne (Austrália), as crianças são as responsáveis por tirar mais a atenção de um motorista ao volante.

12 famílias com filhos de um a oito anos foram selecionadas para análise e câmeras foram instaladas nos respectivos veículos. Os pesquisadores constataram, após 92 viagens, que o condutor se distraiu por cerca de 90 vezes, sendo 1% por culpa do celular e 12% por conta das crianças.

A distração era computada cada vez que o motorista desviava seu olhar da pista por mais de dois segundos. Jogos para entreter e oferecer alimentos foram as práticas mais executadas pelos pais no volante.

Na contagem final, tomando como exemplo uma viagem de 16 minutos, os pesquisadores computaram que os motoristas passavam cerca de três minutos distraídos. Uma estatística preocupante para quem dirige com os filhos regularmente.

Fonte: Motor Dream