Caixa de direção: qual sua função e principais problemas

Caixa de direção do carro

Quer saber mais sobre a caixa de direção? Então você está no lugar certo. Na matéria de hoje vou explicar como você pode identificar que seu carro está com problemas.

Atentar-se aos mínimos detalhes quando estiver dirigindo o seu carro é muito importante, ainda mais quando ele apresenta alguns problemas simples de serem identificados. A caixa de direção é responsável por transferir o giro do volante às rodas e esterça-las, por isso, qualquer diferença sentida ao guiar o carro deve ser analisada imediatamente.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Entende-se que a caixa de direção é um item de longa durabilidade, quase o mesmo tempo que a do veículo, mas, para isso, precisa ter alguns cuidados. Fique de olho, porque quando os defeitos aparecem, eles costumam ser bem caros e necessitam de um especialista para ajustar com precisão.

Para que serve a caixa de direção

A caixa de direção é um dispositivo que faz parte de um sistema combinado de peças e de engrenagens responsável por levar o movimento do volante para as rodas.  A caixa de direção permite entrada de fluido sob pressão para uma das suas duas câmaras, auxiliando na rotação das rodas com o mínimo esforço do condutor.

Quais os tipos de caixa de direção

Existem quatro tipos de caixa de direção:

  • Hidráulica;
  • Mecânica;
  • Eletro-hidráulica;
  • Elétrica.

Qual o problema mais comum da caixa de direção?

O problema mais comum se dá pela falta de manutenção e é conhecido como folga na caixa de direção, gerada pelo esforço empreendido nas peças. Abaixo você pode entender mais sobre ele.

Como descobrir se o carro está com folga na direção?

Para descobrir se seu carro apresenta esse problema, pare seu carro completamente e deixe o motor ligado e a direção centralizada. Após isso, tente girar o volante nos dois sentidos e tente perceber se as rodas estão realmente acompanhando os movimentos que você faz ao volante.

Caixa de direção com folga tem conserto?

Sim, esse não é um problema tão grave na caixa de direção, visto que uma ida à oficina para ajustar os componentes pode resolver os problemas em pouquíssimo tempo.

No entanto, um especialista precisa ser chamado para resolução desse caso. Mesmo sendo mais simples, não é qualquer pessoa que está apta para mexer na caixa de direção. Em alguns casos, mesmo quando somente uma peça apresentar defeito, o sistema precisa ser desmontado em sua totalidade, por isso, na hora da remontagem é preciso que tudo seja feito corretamente para não ocasionar problemas.

Como saber se a caixa de direção esta com problema

Conheça abaixo os quatro principais sinais de que você pode estar com problema e saiba o que fazer.

Ruídos ao esterçar o carro

Se você escutar barulho na roda dianteira quando faz curvas mais acentuadas ou quando está esterçando o volante você tem um indício de que a sua caixa de direção está com problemas.

O volante não pode produzir nenhum tipo de barulho ao realizar essas manobras, ainda mais nos modelos mais modernos com direção  hidráulica e elétrica. A direção manual até pode produzir barulhos devido ao desgaste das peças, por isso é bom fazer uma checagem para garantir que não há nenhum defeito.

Se a caixa de direção está com problemas e as rodas não conseguem ser esterçadas, acidentes graves podem acontecer, tanto com os ocupantes do carro como em outros veículos próximos. Atente-se aos mínimos sinais que o carro possa dar. Isso vai fazer muita diferença tanto nas manutenções preventivas quanto na hora de identificar o problema para o seu mecânico de confiança.

Outros problemas decorrentes dos ruídos podem estar ligados ao desgaste acentuado no componente e nas peças do sistema, como a barra, caixa e terminais de direção. Carros que são usados de forma muito intensa, como os de frotas de empresas, provavelmente irão apresentar alguma irregularidade mais cedo. Mas, nesse caso, geralmente o problema não está na caixa de direção inteira, somente em alguma peça que pode ser reparada de maneira mais simples e com um custo bem menor.

Volante duro e em manobras difíceis

Outro indício bem comum de ser notado quando o carro está com problemas na caixa de direção é percebido ao fazer manobras, devido ao volante duro. Se o volante está muito rígido e você encontra dificuldades para fazer manobras, como uma baliza, é um sinal bem evidente de que há algum problema. Esse é um sinal mais forte quando o volante é hidráulico ou elétrico, pois são tipos de direções mais macias e que possibilitam que as manobras sejam mais fáceis e com menos  esforços. Dificuldades para fazer manobras não podem passar despercebidas, por isso, atente-se.

É importante que o carro seja levado a um mecânico de confiança para analisar o problema, pois, como dito anteriormente, é uma peça que está envolvida diretamente com a segurança do carro. Autorizadas e concessionárias são os lugares mais indicados para reparar esse tipo de problema.

Um barulho ou dificuldade para manobrar o carro pode ser confundido com um problema na junta homocinética, que serve exatamente para que o carro possa se movimentar com as rodas viradas. A junta também é responsável por fazer a ligação entre o semieixo do carro e o cubo das rodas.

Volante vibrando

Demos algumas explicações sobre os problemas com as vibrações do volante neste texto aqui, mas é bom atentar-se que a caixa de direção com problema também pode estar influenciando nessas tremedeiras.

No entanto, além da caixa de direção, outras suposições podem aparecer, como: carro sem alinhamento ou balanceamento, pneus com pouca calibragem, freios com problema, entre outros. O sinal da vibração no volante é bem grave e não pode passar sem uma consulta de algum especialista. Até mesmo o coxim do motor pode indicar vibrações no volante ou ruídos estranhos.

Porém, o coxim do motor apresenta mais variações de problemas. Um exemplo claro é quando o carro está parado em um farol ou no trânsito e, ao arrancar, o carro emite um barulho muito forte. O coxim do motor ou do câmbio pode estar desgastado e necessitando reparos urgentes.

Demora na resposta do volante

Imprecisão ou demora na resposta dos movimentos feitos no volante são fortes indícios de folga na caixa de direção. Essa folga pode ser causado pelo desgaste de componentes do sistema hidráulico ou vazamentos de fluídos, caso a direção seja hidráulica.

Quanto custa uma caixa de direção nova?

A mão de obra desse tipo de serviço costuma não ser muito barata, pois não é qualquer profissional que se arrisca a mexer na caixa de direção de veículos, ainda mais os importados que possuem peças mais delicadas.

Quem tem curiosidade em saber o preço de uma caixa de direção nova, a resposta varia bastante. Os preços podem variar de R$2.450, em um Uno 1.0 com direção hidráulica, até mais de R$8.000 em um Golf, 1.4 com direção elétrica.

Se o carro for importado e com direção elétrica, o custo tende a subir ainda mais. Por isso, fica difícil precificar esta peça tão complexa. Para evitar problemas no carro e, principalmente, na caixa de direção, realize manutenções periódicas em seu carro

Evite dor de cabeça: cote seu seguro na Minuto Seguros

Já pensou se ocorre um problema no seu carro e você não tem um seguro com assistência 24 horas? E se você tiver o carro roubado, furtado ou sofrer um acidente que resulte em perda total? Tudo isso são acontecimentos que podem estar cobertos pelo seguro.

Faça uma cotação agora mesmo com a Minuto Seguros, a maior corretora de seguros auto do país. Na Minuto, são feitas cotações em mais de 16 seguradoras para encontrar um plano adequado ao seu perfil e as necessidades do cotidiano. Preencha o formulário ou, se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 para falar com um de nossos consultores.

É assim que funciona a caixa de direção do seu carro. Caso haja dúvidas sobre o assunto, deixe nos comentários abaixo.

216 comentários sobre “Caixa de direção: qual sua função e principais problemas

  1. Estou com um poblema na direção dum fiesta 2013 ,Ele foi batido a frente,E desde isso a direção Nao presta,Já troquei a bomba nao resolveu,Mais tem um cano que sai da bomba tá com um amassado será que pode ser ele o poblema.

    1. Olá, Bernadino, tudo bom? Como foi explicado no texto, existem muitos fatores que podem causar problemas na direção do veículo, o mais apropriado é você checar essas alternativas com um especialista da área. 🙂

  2. Olá,eu me chamo Roberto, bom há alguns dias quando estava a caminho de casa, no momento em que fui fazer uma curva notei que a direção do meu carro travou, depois de forçar o volante voltou ao normal, e agora continua travando sempre nas curvas. Alguém pode me explicar que problema é esse.

    1. Olá, Roberto, tudo bem? Recebemos bastante relatos do mesmo problema aqui, nós recomendamos que você verifique em seu veículo as recomendações que passamos no texto, e caso não resolva, consulte um especialista da área. 🙂

    1. Olá, Raimundo, tudo bem? Esse problema pode ter sido gerado durante a manutenção da caixa hidráulica do veículo, recomendamos que volte ao mecânico e explique o caso.

    1. Olá, Silvania, tudo bem? Pode ser apenas um problema simples na caixa de direção do veículo, ou pode ser necessário trocar o câmbio do carro, de toda forma, você precisa levar em um mecânico para identificar o problema.

  3. Boa Noite, hoje levei o meu carro Prisma Joy 2010 ao mecânico, estava com uma certa vibração no volante, o mecânico examinou e viu que a lata que segura preso o setor do volente esta se desprendendo, será um defeito de fabricação?Sou o 2º dono do carro estou com ele a 30 dias.

    1. Olá, Cleber, como vai? Não podemos afirmar que é um problema na fabricação, pois muitas situações podem causar esse defeito. A pessoa mais indicada para passar essa afirmação seria o próprio mecânico.

  4. Olá!eu tenho um Fiat ideia 1.8 lok,e alguns dias atrás ele começou a ficar um pouco duro para uns dos lados, não é falta de olho,pois já verifiquei,é também já troquei a bomba idraulica,oque pode ser?

    1. Olá, Edigar, tudo bem? Existe muitas possibilidades para esse problema, caso você verifique todos os pontos que levantamos no texto e ainda não resolva, recomendamos que leve o veículo para um mecânico fazer uma análise. 🙂

    1. Oi, Nilza, como vai? Recomendamos que você confira todos os fatores que indicamos nesse texto. Caso o problema não seja resolvido, você precisará levar o veículo até um mecânico.

  5. Boa noite,
    No meu carro ouvir um batulho que não consigo identificar de onde vem. Tenho duvidas se tal barulho possa vir da caixa de direção.
    Por favor podem me mandar alguma informação.?

    1. Olá, Rogério, tudo bem? Recomendamos que você identifique com precisão de onde está vindo o ruído, caso vier da sua caixa de direção, verifique os itens que apontamos no texto.

  6. Minha Strada está com barulho na parte dianteira, já verifiquei a suspensão e o mecânico disse que meu setor de direção está com muita folga, inclusive não tem mais ajuste. Queria trocar por um setor remanufaturado ao invés de mandar recondicionar o meu, pois a troca pelo remanufaturado sai mais em conta. Posso confiar em uma caixa de direção remanufaturada? Essa folga no setor de direção é verdade que tenho que trocar a peça mesmo? Obrigado

    1. Olá, Donal, como vai? A caixa remanufaturada compromete a durabilidade, o mais indicado é que compre uma nova, mas se não for possível, as caixas da TRW são confiáveis neste caso. Não podemos afirmar qual a causa do problema, mas você pode levar o veículo em outro mecânico para obter uma segunda análise.

  7. Bom dia, tenho um fiesta 06,quando carro chega a 80km fica muito instável, parece q a frente do carro esta alta, fica balançando levemente para os lados, sera problema na caixa de direção hidráulica?

    1. Olá, Paulo, como vai? Existe a possibilidade sim, tente fazer verificações nos itens que apontamos no texto. Caso não resolva, recomendamos que leve o veículo para um mecânico de confiança.

  8. Boa noite, meu carro está omitindo ruídos parecidos com estalos que normalmente sao emitidas por problemas na junta homocinetica , já troquei ela algumas vezes , até mesmo troquei todo o eixo e o prpnl3ma não resolve.
    Meu mecânico levantou um pouco p carro pediu que eu ligasse o carro e colocasse na 2 marcha e pediu que eu soltasse devagar,percebemos que o barulho está vindo da caixa.
    Alguém sabe o que pode ser ?
    Tenho seguro da Bradesco seguros, sabe me informar se posso levar o carro em alguma autorizada e usar meu seguro ?

    1. Olá, Diego, como vai? Pode ser que seja realmente na caixa de direção o problema, mas recomendamos que você consulte um segundo mecânico para ver essa questão. Diego, as seguradoras não cobrem esse tipo de problema, muitas vezes essas manutenções ficam dentro do valor da franquia, você pode consultar o seu corretor para ter mais detalhes. 🙂

  9. Olá! Meu carro faz um barulho parecendo uma metralhadora quando preciso reduzir e acelerar novamente. Geralmente acontece quando vou passar no quebra mola. Será que é a march a errada que estou usando?

    1. Olá, Gisele, tudo bem? Recomendamos que você leve o veículo até o mecânico para encontrar o problema, já que existe a possibilidade de vir de outro lugar além da caixa de direção.

  10. Bom dia! Percebo que há alguns dias, quando saio pela manha da garagem de ré e vou finalizar a manobra indo a frente esterçando o volante, esta um pouco duro, aguardo alguns segundos e segue normal, ouço um barulho durante o percurso como se fosse pressão de ar vazando, pode ser a caixa de direção?

    1. Olá, Portilho, como vai? O problema pode sim vir da caixa de direção do veículo, você pode verificar os itens apontados no texto, caso não resolva, levar o veículo para um mecânico é o mais indicado. 🙂

  11. Olá.. faz uns 5 meses troquei os amortecedores dianteiro do meu carro vectra sedan 2007, e agora faz 1 mês e meio mais ou menos notei, que quando passa em lombada estrala alguma coisa, não é sempre, mais de vez em quando.. as vezes quando vai extersar acontece os mesmo estralos.. o que pode ser?

    1. Olá, Thais, como vai? Primeiramente é preciso identificar de onde o ruído vem exatamente, caso seja da caixa de direção, verifique os itens apontados no texto. 😉

  12. Boa tarde! Tenho uma van 2001 h100 , quando viro o volante fica dando toques mais não faz barulho quando está na reta! Será que preciso fazer só manutenção?

    1. Oi, Adriano, tudo bem? Indicamos que você leve até um especialista e veja quais podem ser as probabilidades de danos. Mas, provavelmente, será preciso fazer uma manutenção, sim.

  13. Ha alguns dias venho que venho percebendo uns estalos ao arrancar com o veiculo sempre pro lado esquerdo…Fui a uma oficina de minha confiança e afirmaram ser problema na caixa de direcao; descartaram ser mocinetica…Qual peça pode vir a ser?? Tenho um Polo sedan 2011 com 210mil km rodados…

    1. Olá, Rogerio, tudo bem? Se você já identificou que o problema vem da caixa de direção, recomendamos que siga as orientações que passamos no texto. 🙂

  14. Boa tarde tenho um fit 2008 ele tá fazendo um barulho do lado do motorista quando passo em rua com muita tripidacao mas ao virar o volante ou curva ou manobrar tá normal nao faz nenhum barulho o q pode ser

    1. Olá, Fabiano, como vai? O barulho pode estar sendo causado por muitos motivos, recomendamos que leve o veículo para um mecânico levantar no elevador e verificar itens da suspensão para ver se não estão com folgas. Outra possível causa, é o capô do veículo, tente apoiar nele para ver se houve o barulho, as dobradiças se desgastam com o tempo.

  15. Boa noite tenho um voyage 2013 e 3le está fazendo chiado quando viro o volante já fiz reparo na caixa de direção

    1. Olá, Rafaela, como vai? Dependendo do caso, o problema pode ser no óleo da direção. O mais indicado é você levar o veículo na concessionária do fabricante para eles verificarem.

  16. Depois que foi feita toda a suspensão do meu Chevette como troca de todas as buchas de bandejas , pivos superior e inferior , braços axiais , terminais de direção … minha cx de direção mecânica ficou pesada mesmo com o carro em movimento. Parece que a mesma ficou um pouco presa. Pra mim o fato de trocar todas as peças não deveria interferir na caixa. não sei se na montagem as bandeijas ficaram fora de geometria ou empenaram. O que me espanta é que os mecânicos de hoje em dia fazem de tudo pra arrumar justificativas para não ter que fazer o serviço + uma vez.

  17. O material muito bom parabéns tenho uma pergunta tenho uma S10 2003 eu estava viajando e direpente veio ela variar um pouco a direção de um lado para o outro foquei preocupado terei que trocar a caixa.

    1. Olá, Jenilson, como vai? Agradecemos o elogio. Provavelmente o problema é em alguma peça da caixa de direção, é preciso levar a um mecânico para saber se é preciso fazer a troca da caixa, ok? 🙂

  18. Boa tarde Tenho um prisma 2008 com direção hidráulica. Está acontecendo que o volante começa a tremer derepende e depois para. Ando uns 50 km normal e derrepente começa de Novo . 3 mecânico diferentes já olharam e não acharam o defeito . Obs. Somente engatado que treme se pissar na embalagem para de tremer.

    1. Olá, Juliano, como vai? Recomendamos que verifique os itens que abordamos no texto e, caso ainda permaneça o problema, faça uma revisão minuciosa no veículo.

  19. Bom dia. Tenho um voyage g5 2012 e pra não bater subi numa guia relativamente alta. Com o impacto a roda de ferro amassou em suas laterais, no centro da roda não e o pneu furou. Entao troquei pelo estepe e depois da troca a unica coisa q percebi foi q deixando o volante reto o carro puxava pro lado da roda trocada. Mas não notei nenhum ruido ou vazamento em qualquer parte de suspensão ou direção.

    1. Olá, Vinícius, como vai? Recomendamos que faça uma verificação junto a um mecânico para ter certeza de quais foram os reais danos que o veículo sofreu. 🙂

  20. Ola tenho um tipo 1.6 ele fica dando estalos feio nos buracos lombadas e e quando faco curvas na suspencao ja troquei tudo e continua

  21. Olá, Sergio, como vai? Pode ser um problema sim, porém, basta explicar para um mecânico o caso e terá uma fácil resolução. 🙂

  22. Tenho um Focus 15 e apresentando barulhos ao passar em pisos irregulares e com o carro parado virando o volante um pouco parece com folga já levei a mecânicos e passaram diagnósticos desde troca de Axial até provavel problema na caixa . O que seria mais provável?

    1. Olá, Sidney, como vai? O problema pode ser sim na caixa de direção, recomendamos que verifique os itens apontados no texto.

  23. Bom dia o meu carro e um fieta 2014 parou de funcionar as sinalizaçoes direita e esquerda pra virar o que faço

  24. Olá! Tenho um i30 2010/2011. O volante vibra e a luz de EPS está acesa, levei em uma oficina e me informaram q preciso trocar a caixa de direção mas encontro preços muito variados e não quero trocar por peças recondicionadas.
    É muito comum acontecer comigo de levar o carro, darem um diagnóstico errado, também tenho receio de levar em outras oficinas e o serviço não ficar bem feito. Como caixa de direção envolve segurança eu gostaria de levar na autorizada Hyundai mas não tenho noção de preço, pois como relatei, tenho encontrado preços muito variados.
    Quanto deve custar?

    1. Olá, Adriana, como vai? O preço da caixa de direção varia de um veículo para o outro. Recomendamos que leve o veículo em uma autorizada da Hyundai para ter certeza do problema do veículo.

  25. Olá, meu nome é João. Tive o painel do meu golf 1.0 tsi ano 2017 desmontado e o volante sacado devido a un problema de fábrica no cabeçote (demoraram a detectar de onde vinha o problema e desmancharam o painel antes disso). Acontece que, ao me entregarem o carro, o volante estava encaixado completamente errado(para andar em linha reta, o volante precisava estar virado para a esquerda). Voltei na concessionaria e eles alinharam o carro por baixo sem sacar o volante. Depois disso, sacaram o volante e colocaram ele sem nenhuma medição na posição que achavam que seria a correta. Voltei diversas vezes à concessionaria para alinhar o veículo, pois, apesar de ter melhorado, a posição do volante continua um pouco torta para a esquerda para que o mesmo ande em linha reta. Já não sei o que fazer mais. O que pode ser esse problema? Como faço para que meu carro volte a andar em linha reta com o volante na posição correta(neutra)? Vocês indicam algum especialista em volantes na cidade de Belo Horizonte?

    1. Olá, João, como vai? Recomendamos que você leve o veículo a um mecânico da própria montadora para realizar o conserto do veículo. Explique o problema, como surgiu e o que já foi feito, assim poderão arrumar corretamente. Infelizmente não podemos indicar nenhum estabelecimento para o caso.

  26. Boa noite . Tenho um Corsa ano 2000 .. ultimamente percebi que o volante na para alinhado . Hora fica torto pra direita e hora pra esquerda . Pode ser a caixa de direção ??

    1. Olá, Michael, como vai? Você já fez o alinhamento e balanceamento do seu veículo? Analise os fatores indicados no texto para saber se o problema é de fato na caixa de direção.

  27. Boa noite, possuo um FORD FUSION TITANIUM AWD 2014, atualmente com 35000 km. constatei um ronco (oscilante) na transmissão ao rodar acima de 80m/h. Será que é defeito na caixa de transmissão?

    Obrigado,

    Alexandre Nique

    1. Olá, Alexandre, como vai? Analise os itens que indicamos no texto, se encontrar alguma anormalidade, poderá fazer a troca para tentar resolver o problema.

      1. Boa noite! Bom, não sei se este é o foro correto para o esclarecimento solicitado. Não noto vibração no volante, somente escuto um ronco (bem baixo) constante nesta velocidade. Pode ser pneu, talvez?
        Obrigado.

    1. Olá, Robinson, como vai? Existem muitos motivos que podem causar esse problema no veículo, recomendamos que leve o veículo ao mecânico para ele verificar se há alguma anormalidade.

  28. Boa noite pessoal. Estou sentindo que ao fazer uma curva, o volante do meu carro está estersando mais do que o normal (quase duas voltas) o que pode ser isso? Abraços!

    1. Olá, Ayrton, tudo bem? O problema pode ser da caixa de direção ou do alinhamento do veículo, de qualquer forma, por questões de segurança, recomendamos que leve para um mecânico com urgência.

  29. Olá bom dia tenho um c4 pallas 2008 esta com 134 mil km rodado e esses dias andando com ele cedo indo trabalhar fui forçar numa subida acusou no computador de bordo problema caixa de cambio e acedeu a luz service no painel e depois desse dia passou uma semana começou a fazer u. Leve rangido na direção ao esterçar pq será que pode ser?

    1. Olá, Ruy, como vai? Você pode ter forçado a caixa da direção ou o câmbio na subida. Recomendamos que leve o veículo a um mecânico e peça para ele verificar os itens apontados no texto.

  30. Olá bim dia,

    Moro em campinas, e preciso levar meu punto 2012 attractive a um especialista em direçao hidraulica. Tu pode me indicar um lugar confiavel ?? Obrigado.

    1. Olá, Wellington, como vai? Infelizmente não podemos passar nenhum estabelecimento para fazer manutenção. Porém, você pode fazer uma leve busca no Google e encontrar resultados para dua dúvida.

  31. Olá bom dia,

    Moro em campinas, e preciso levar meu punto 2012 attractive a um especialista em direçao hidraulica. Tu pode me indicar um lugar confiavel ?? Obrigado.

    1. Olá, Marlon, como vai? A direção mais leve que o normal pode indicar problemas na caixa de direção do veículo. Veja se os itens apontados no texto estão em boas condições em seu automóvel.

    1. Elton, tudo bem? Esses ruídos podem estar ligados ao desgaste acentuado no componente e nas peças do sistema, como a barra, caixa e terminais de direção. Sugerimos que você procure um especialista para dar uma olhada na caixa de direção. Qualquer coisa, volte a nos procurar.

  32. Boa tarde meu polo edta com barulo qdo passo e buraco ja troquei os amortecedores mexi na suspensao e agora o mecanico me disde que esse barulho nas rodas pode ser caixa de direçao isso é possivél? Abçs

    1. Olá, Samuel, como vai? Se você não sabe quando e como o barulho começou a acontecer, recomendamos que siga as orientações do mecânico. Cheque os itens que apontamos nesse texto para ver se estão em boas condições.

  33. Bom dia. Me chamo Cristiano. Tenho uma zafira 2011 manual e vem apresentando problema há algumas semanas, barulho de homocinetica, já troquei 3 vezes mas o barulho retorna. Levei numa outra oficina e me informaram ser caixa de direção, porém o barulho é de homocinetica, poderia me auxiliar, não sei mais o que fazer.
    Obrigado…..

  34. Gente, por duas vezes, ao andar na estrada em percursos de + ou – 60 km e velocidades de 80 km, o volante do carro, de repente, começa a tremer como se as rodas estivessem sem balanceamento. Na primeira vez, refiz os balanceamentos mas o prob se repetiu. Mas do mesmo jeito que começa o tremer, apos uma parada/diminuida o carro fica normal outra vez mesmo mantendo os 80 km. Um mecanico disse q poderia ser falta de lubrificação ou na trizeta ou na homocinetica pois só ocorre após esquentamento nas peças. Pode ser?

    1. Olá, Americo, como vai? Verifique a caixa de direção do veículo, se não encontrar nenhuma anormalidade, cheque a junta homocinética com o seu mecânico.

  35. Olá boa noite!
    Meu nome é Carlos tenho um fox 2015 e ele está com um barulho estranho na dianteira levei ao mecânico e o mesmo mim informou que seria a caixa de direção,levei a outro mecânico e também me informou a mesma coisa gostaria de saber qual é a marca original da caixa de direção do fox 2015 novo modelo,alguém sabe mim responder por favor?

  36. Boa noite tenho um new civic 2010 o carro está morrendo algumas vezes e o volante fica duro algumas vezes depois ele volta ao normal o que pode ser ?

    1. Olá, Henrique, a causa para os dois problemas pode não ser a mesma. Procure um mecânico para verificar a caixa de direção e as possíveis causas do carro ficar morrendo. 🙂

  37. Boa noite, fiz o reparo na caixa de direção hidráulica, e após uma semana do serviço, quando estou estacionando e giro o volante até o máximo para um dos lados faz um barulho, e o nível do óleo tá um 1cm acima do máximo, o que pode ser? Alguém me ajude por favor desde já agradeço!

  38. Boa tarde,
    Ao movimentar o volante tanto para esquerda ou direita, com o carro parado, ouço um som como se fosse “rangido” . O mecânico que examinou disse que era normal, entendo que não seja.
    Por esse motivo gostaria da sua opinião sobre esse problema.
    Desde já agradeço a atenção.

    1. Olá, Marcelo, como vai? Recomendamos que verifique os itens apontados nesse texto. Peça a outro mecânico uma análise na caixa de direção, rolamento e suspensão. 🙂

  39. Meu carro fiesta 2009 está com a direção hidráulica muito mole e as vezes o carro dança, parecendo uma sensação que as rodas e pneus estão moles parecem sair , alguém pode saber sobre isso?

    1. Eduardo, como vai? Recomendamos que cheque os itens que apontamos no texto, se não encontrar nenhum problema, leve o veículo a um mecânico.

  40. Olá, tenho uma s10 2002, a caixa de direção deu problema e tive que trocar,comprei uma caixa e levei na oficina, fui buscar meu carro e nem cheguei em casa, a direção ficou dura e vazando oleo, troquei novamente por outra caixa e hj quando fui colocar o carro na garagem aconteceu a mesma coisa. Ja troquei duas caixas de direção, estou com o carro parado a quase dois meses e não sei o que fazer. Só prejuízo. É possível ser erro na montagem?

    1. Olá, Surama, recomendamos que peça uma verificação a outro mecânico, assim será possível saber se o erro foi na montagem. 🙂

  41. Meu Honda City 2010 ta fazendo um barulho ao girar o volante… Cm se fosse algo raspando , cm se tivesse areia, algo parecido… Pensei q fosse os pneus,mas vi q eh a direcao msm.
    Tu acha q eh oq ?

    1. Petrônio, como vai? Verifique os itens que apontamos no texto, caso não encontre nenhuma causa do barulho, verifique com um mecânico.

  42. Ola, tenho um i30 2011 modelo 2012, hj ele começou fazer um ruido( meio alto) por baixo ao esterçar a direção para estacionar ou fazer curvas acentuadas… o que poderia ser?obrigado.

    1. Leandro, verifique a caixa de direção, leve o veículo a um mecânico para fazer uma análise sobre as possíveis causas desse problema.

  43. Ola sou Valdecir, tenho um Sandero 2013. Faz um barulho na roda dianteira quando ando no calçamento ruim ou pequenos buracos.Volante ta normal pode ser a caixa, pivo e morcinetica eu troquei.Podes me ajudar?

  44. Tenho uma space fox 2008 viro o volante pra direita ele esterça normal quando viro pra esquerda parece que esta quebrando o volante .
    Ja troquei varias peças agora estao falando que e a gremalheira da cx da direçao .
    Mais tenho medo arrumar nao ficar prestando o que m aconselharia

    1. Olá, Cristiano, tudo bem? Recomendamos que verifique os itens que apontamos no texto, se não encontrar nenhum erro, faça a troca como foi solicitada pelo mecânico.

    1. Robson, infelizmente não entendemos a sua questão, identifique primeiramente de onde está vindo o ruído, assim, será possível encontrar o problema.

  45. Meu carro um Grand Siena faz um barulho no setor de direção já tive informações que é buxa do setor mas nas lojas especializadas eles costumam condenar tudo.
    A direção está prefeita só faz esse barulho não sinto nada de anormal.
    Troco só as buxas do setor?

    1. Rogério, verifique os itens que apontamos no texto e as buchas também, se não for encontrado nenhuma causa do problema, leve o veículo ao mecânico.

  46. Olá tudo bem? Eu me chamo Celton, tenho um fox modelo Gii 2010, deixei o carro parado por uns dias devido a uma viagem, e quando voltei e fui utilizado, percebi que ao fazer uma baliza ou manobra para estacionar, ao virar o volante todo para a esquerda ou direita, ele faz um barulho como se fosse um grito, o que poderia ser?

    1. Olá, Celton, como vai? Nós recomendamos que verifique os itens que apontamos no texto, se não encontrar nenhum problema, peça uma verificação de um mecânico.

  47. Olá, bom dia!
    Tenho um Renault Sandero 2009. A caixa de direção do meu carro está fazendo muito barulho. Quando piso na embreagem o barulho some. O carro esta muito pesado para dirigir principalmente, quando o ar condicionado é ligado. O que pode ser que está havendo?

    1. Guilherme, como vai? Provavelmente a caixa de direção está com problemas, verifique no mecânico para saber quais são os danos.

  48. Boa noite, tenho uma pergunta. Um carro tirado da concessionária, zero quilometros, sem nenhum sinal e nada de tudo que li a respeito de suspeita de problemas na caixa de direção, fez 10.000 km e foi para revisão e nenhum problema aparece, aí o motorista sai de viagem com o carro e em um momento acontece um acidente, sem nenhum motivo a principio, depois descobriu-se que quebrou a caixa de direção eletrica do veículo e o proprietário do veículo ficou pasmo em descobrir um carro zero km com 10.000km em sua mão sai de uma revisão e quebra a caixa, tem como provar que é defeito de fabrica.

    1. Jose Roberto, como vai? Provavelmente você precisará de um laudo que constate o problema na caixa de direção do veículo, com isso, poderá recorrer a um advogado para ver as possibilidades de processo.

  49. Boa noite!

    Meu carro tem apresentado vazamentos ocasionais de óleo. Levei a um mecânico que disse não ter encontrado problemas, e que o nível de óleo estava ok. Hoje peguei na oficina, e apos dirigir um pouco, dentro da cidade, ao fazer uma curva, a direção travou e todas as luzes do psinel acenderam. Desliguei e liguei, voltou ao normal. Estou receosa em pegar estrada, mas o mecânico disse que não havia problema algum com o carro.

    1. Carla, como vai? Recomendamos que você leve o veículo a outro mecânico e relate o que aconteceu para ele tentar identificar o problema.

  50. Bom dia ,tenho siena fire levei ao mecanico ele levantou o carro e mexeu na roda tipo vi que ta com jogo pra la e pra ca em 1 roda dianteira ,mais o mecanico disse que ta com defeito na caixa de direção, ele ta falando a verdade ou esta querendo um serviço a mais no meu carro ,um alinhamento e balanceamento resolve ???

    1. Flavia, recomendamos que faça primeiro o alinhamento e balanceamento no automóvel, se não resolver o problema, opte em corrigir os defeitos da caixa de direção do veículo. Você também pode fazer uma verificação com outro mecânico.

  51. Olá meu carro é um fiesta 2008,viro o volante e quando vou saindo ele faz um barulho de algo que esteja solto,mesmo saindo reto as vezes faz o barulho ,seria direção ou suspensão?

    1. Jaime, recomendamos que verifique os itens que apontamos nesse texto, se não encontrar nenhum defeito, leve o veículo ao mecânico para receber uma análise mais detalhada.

  52. Oi tudo bem ? Queria saber se vc tem contato de profissionais qualificados para fazer os serviços com caixa de direçao hidraulica ,, meu carro esta batendo o lado esquerdo da direçao ,, ford fiesta 2008 hidraulico

    1. Tássita, como vai? Recomendamos que verifique se a caixa de direção do veículo não está com defeito. Procure também, ver a possibilidade de fazer um balanceamento e alinhamento no automóvel. 🙂

  53. Eu percebi q a minha barra de direção ficou solta após ter trocado o meu volante é normal ou precisa ser feito uma manutenção ou até mesmo trocar o volante de novo.

    1. Alexandre, como vai? Procure verificar se todas as peças estão encaixadas da forma correta em um mecânico, o problema talvez possa ser a falta de balanceamento e alinhamento após realizar a troca. 🙂

  54. Olá tenho uma Montana, e percebi recentemente q ela parada ou em movimento faz uns estralos no volante, parece q é em baixo do carro não sei… só q as vezes não faz… troquei até as buchas e barra da suspensão, achando q era lá o barulho…depois q não parou percebi q era quando mechia nk volante…. o que poderá ser isso ?

  55. Boa noite .. tenho um fiesta rocan 2014 e hoje saindo do trabalho escutei uma batida na lataria do carro o logo alguns minutos depois o carro ficou macio…
    Dei algumas voltas parei e olhei os armotecedores as rodas e nada tudo normal.
    Minha pergunta é e normal o carro ficar macio de repente ?

  56. Olá sou Mauricio tenho um vectra 95,troquei a caixa de direção porque tava com vazamentos e coloquei uma caixa recondicionada,após a instalação começou um barulhho estranho no volante levei o carro onde comprei o setor e ele falou que nao tem nada a ver, ja levei o carro para 4 mecanicos e nao encontraram nada na suspensão.Será que a caixa pode ter defeito e o mecanico que me vendeu nao quer dar garantia…

    1. Mauricio, como vai? Recomendamos que troque a caixa de direção por uma nova para ver se não é um problema na recondicionada. 🙂

    1. Olá, Sergio, como vai? Recomendamos que leve o veículo ao mecânico para verificar se é necessário realizar a troca da caixa de direção. 🙂

  57. BOA TARDE, ME CHAMO SEBASTIÃO. TENHO UM VOYAGE 1.6 MSI 2015 COM 27MIL KM. O VEICULO COMEÇOU A FAZER UM RUÍDO AO FAZER UM CONVERSÃO A DIREITA OU ESQUERDA SOMENTE QUANDO ESTOU EM UMA SUBIDA, JÁ VERIFIQUEI A HOMOCINÉTICA INCLUSIVE AS 4 PORCAS DUAS INTERNAS E DUAS EXTERNAS, O FLUIDO HIDRÁULICO ESTAVA ABAIXO DO NÍVEL, ESVAZIEI O RESERVATÓRIO E COLOQUEI OUTRO NOVO DA MARCA TUTELA. LEVEI O VEICULO NA AUTORIZADA CARBEL E NÃO DESCOBRIRAM NADA, NEM VAZAMENTOS. ESSE RUÍDO SÓ APARECE PELA MANHA E A NOITE QUANDO O SOM EXTERNO É MENOR, SE FOR TESTAR O VEICULO AGORA NESSE INSTANTE NÃO É POSSÍVEL OUVIR ESSE RUÍDO. ME AJUDEM POR FAVOR.

    1. Olá, Sebastião, como vai? Recomendamos que verifique os itens que apontamos no texto, a caixa de direção do veículo pode estar com problemas, leve para um mecânico analisar o automóvel.

  58. Bom dia,meu nome é Bruno e sou de Mauá SP tenho um Fox 2006 1.6 direção hidráulica e somente quando esterço o volante para manobrar o carro o volante vibra, em movimento ele fica normal,o que pode ser?

    1. Olá, Bruno, como vai? Recomendamos que verifique as condições da caixa de direção do veículo, e também realize um balanceamento e alinhamento do veículo.

  59. Tenho um Vectra GTX 08 e passei num buraco com a roda direita e a direção travou e fui parar no mato. É possível o impacto causar esse dano? A seguradora insiste q não.

    1. Sílvio, como vai? É possível que o impacto no buraco tenha causado o dano, mas isso depende de muitas circunstâncias, como ás condições da mecânica, tamanho do buraco etc.

  60. Olá,

    Tenho corsa sedan maxx percebo que quando passo por ruas com asfaltos quebradiços, pequenos buracos, ruas de paralepipedos, ouço barulho na parte frontal do carro.

    Já levei nomecanico o mesmo diz ser a caixa de direção que precisa de reparo.

    Já foi verificado amortecedores, bandeja, coxim, e outras peças.

    Qual seu conselho para me certificar que seja caixa de direção?

    1. Olá, Samuel, como vai? existem diversas causas que podem fazer o carro ter vibrações. Verifique os itens que apontamos no texto, caso não encontre nenhum problema, leve o veículo em um mecânico para uma verificação geral na mecânica.

  61. Boa tarde!! Tenho um Fox e quando giro o volante para manobras ouço um barulho como se fosse de uma corda de violão dumdum,mas a direção não fica dura nem agarra e nem treme o volante só faz esse barulho mesmo,o que pode ser?

  62. Bom dia. Tenho um Focus 1.6 2005 fiz alinhamento balanceamento e cambagem; qundo passo dos 120 km o volante começa a tremer e isso não é irregularidade da pista. Quando parado deixo o carro voltar aos pouquinho o volante parece que pegou um calo; tipo pegando ferro e borracha.
    Att
    Marcos

    1. Oi, Marcos, como vai? Outro problema que pode ser indicado pela vibração no volante é o da suspensão. Qualquer componente do sistema de suspensão de um veículo pode causar vibrações no volante, mas, em especial, é preciso ficar de olho nos amortecedores, pivôs e barras de direção e barras estabilizadoras. Falamos mais nesse texto aqui: https://www.minutoseguros.com.br/blog/vibracao-no-volante-identificar-problema/.

      É bom levar num mecânico para ele dar uma checada nesse caso. =)

  63. Bom dia.
    tenho um onix estou com um defeito que ao esterçar a roda para lado direito falta um barulho mas pra lado esquerdo nao faz barulho algum oque pode ser ? (nivel oleo ok )

    1. Oi, Alef! Pode ser que seja folga nas engrenagens, gerada pelo esforço empreendido nas peças. Pode ser também um problema na junta homocinética. Mas, é sempre bom levar para um especialista analisar e constatar, de fato, o problema.

  64. Bom dia, meu volante precisa ser girado mais do que o normal porque no início do giro as rodas não respondem. Isso é horrível porque fica mais difícil de manter o controle em tráfego intenso. Preciso resolver isso rápido. Será folga nas engrenagens como vocês disseram?

    1. Oi, Willian, tudo bem? Sim, há uma grande possibilidade de ser isso mesmo, e indicamos que você veja isso o quanto antes, pois é bem perigoso trafegar com o carro assim. Leve o seu carro em um especialista para que os reparos necessários possam ser feitos.

  65. Tenho um fiesta sedan 1.6 ano 2011. Troquei a bomba e o reservatório da direção hidráulica. Mas logo depois ao virar a direção com o carro parado ele fica roncando. Retornei ao mecânico e ele me disse que ao trocar as peças novas é normal as vezes ocasionar barulhos devidos a outras engrenagens estarem desgastadas.
    Isso é correto?

    1. Marcelo, como vai? Sim, isso pode acontecer por conta da diferenciação de peças, mas é sempre bom levar em outro mecânico para analisar o ponto de vista de outro profissional.

  66. Boa noite tenho um fusca 79 …e está com folga no volante mas não é uma folga comun e demais se andar com ele e difícil até de manter ele na diresao…Já foi trocado o setor da caixa de diresao e embotamento tudo novo fis geometria e ainda está assim…. O que pode ser..???

    1. Solange, como vai? Os veículos que apresentam a direção tipo “eixo setor e sem fim”, como Kombi, Opala, Fusca e afins, realmente, tem uma direção com mais folga mesmo, isso é normal. Alguns componentes, como o embuchamento interno do mecanismo acabam passando por desgastes devido ao uso do veículo e os terminais de direção vão apresentar desgastes internos, que irão se acumular e refletir nessa “folga”.

  67. Tenho um Honda City e a batedeira é constante, levei em uma oficina especializada e relataram que a cremalheira estava com uma folga, me ofereceram outra caixa de segunda mão, após 2 meses de uso começou a apresentar os mesmos problemas, com o agravante que quando giro o volante ele dá uns estralos como se a roda deslocasse do lugar!
    Daria para diagnosticar este estralos? Já retornei na oficina umas 6x e ainda não conseguiram resolver o problema.

    1. Olá, Gleriston, como vai? O estalo causado ao esterçar o volante pode ser causado por diferentes motivos. Entre as causas mais prováveis, pode ser a suspensão que esteja com problemas ou a coifa da caixa de direção pode estar pegando pressão quando vira o volante e então quando vaza a pressão é emitido o estalo. Recomendamos que peça ao mecânico uma verificação nessas peças do automóvel.

  68. Olá,meu carro é um Ford Fiesta Zetec Rocam ano modelo 2011 motor 1.6 8v Flex.
    Eu estou com uma situação,ñ sei se é um problema mas é um rangido insuportável e irritante ao virar o veículo, oque pode ser pois já estou revoltado com esse rangido ..

    1. Oi, Fábio, como vai? Isso é um sinal bem forte de que o seu carro está com problema na caixa de direção! É importante levar até o seu mecânico de confiança para ele dar uma olhada.

  69. Olá, Boa Tarde!! Fiz o reparo na caixa de direção e tbem troquei a cremalheira… Mas a direção ainda ficou dura. E normal?
    Meu veículo Sandero 2010.

    Desde já agradeço!

    1. Oi, Anna, tudo bem? Por ser novo, pode ser que ainda haja necessidade de “amaciar” para que não passe essa sensação de estar duro. Mas, é importante analisar com o passar das semanas e ver se permanece do mesmo jeito.

  70. Bom dia, tenho um 308 THP 2013/14 e apareceu no painel uma mensagem
    de sistema esp defeituoso e defeito na caixa de velocidade…. ai quando coloquei o carro no manual, estava parada , quando sai com o carro estava na marcha 3 no painel….depois voltei p/ o automatico e voltou ao normal a mensagem sumiu…. isso pode ser um problema momentâneo????? ou isso mão existe? a caixa realmente esta com problema??

    1. Ana, tudo bem? Esse pode ser um problema bem específico, mas, aparentemente, não é na caixa de direção. Sugerimos que você leve o carro até uma autorizada para que eles verifiquem o que pode ser. Mas, não é um problema na caixa de direção, não.

    1. Oi, Maxiliano, tudo bem? Dependendo da intensidade da batida, é possível, sim. Mas, vale a pena analisar isso com o seu mecânico também e saber o que ele pensa a respeito disso. Mas, como dissemos, é uma situação possível, dependendo da intensidade.

  71. Olá. Tive um problema com o volante da minha Belina. Estava travando com ela em movimento. Quase sofri um acidente.Meu mecânico me orientou a procurar um chaveiro automotivoe ele tirou a trava de direção porque o problema era no contato.Quando girava a chave ele destravava.Isso é seguro? Obrigado.

    1. Jefferson, como vai? Não podemos afirmar que isso é seguro ou não. Não houve uma checagem para que possamos lhe afirmar isso. Mas, por ser um carro mais antigo, parece ter sido uma solução razoável, afinal, era mais perigoso que ele travesse em movimento. Mas, é bom ficar de olho na direção nos próximos dias.

  72. Ola boa tarde , tenho um alfa romeo mto de 2012 e ja me aconteceu umas quatro vezes ir a andar e de repende a direçao assistida desligar automaticamente e eu ter de imobilizar o veículo , desligar e ligar e motor e ele volta a funcionar normalmente , tem alguma ideia de que seja o problema? Obrigado pelo apoio .

    1. Marco, tudo bem? Difícil te relatar um problema sem fazer uma análise, mas pode ser que esteja havendo algum tipo de interferência elétrica causando isso. Recomendamos levar até um especialista para uma análise mais detalhada.

  73. Olá, tenho um fiesta 2004 e há alguns dias começou a fazer óleo hidráulico na roda dianteira esquerda, olhando por baixo parece surgir na coifa da caixa de direção.
    A direção está normal, não vi nenhuma alteração e também não deixo faltar óleo hidráulico.
    Tem o risco de não ser apenas a coifa da direção???

    1. Gabriel, tudo bem? Isso é um sinal que a caixa de direção está com problema, sim! Vale a pena levar em seu mecânico de confiança para verificar o problema.

  74. Boa tarde , tenho um honda fit fui fazer uma curva minha direção não respeito meu comando e seguiu reto , a curva era sentido direito a direção seguiu pela esquerda freiei e tentei virar porem só derrapou , em seguida meu volante dava muitas voltas bem mole a direção a pós 30 minutos a direção volto ao normal o que pode ser ?

    1. Daniela, tudo bem? É bom você levar o seu carro até um especialista ou um mecânico de confiança, pois a sua caixa de direção está com problemas, sim! Não há como especificar qual é o problema sem uma análise, mas é um fato que há algo necessitando de reparos.

  75. Logan 2012 sem batida. Em 1a marcha o volante mexe como se o carro passasse por buracos ou pedras “fantasma”. Em alta velocidade trepida mais que o normal. Começou de repente ontem 4/12/2018. Nunca aconteceu antes. Manutenções programadas em dia. Qualquer luz, agradeço desde já.

    1. Wagner, como vai? Volante vibrando pode ser um sinal de problemas na caixa de direção, pode ser folga nas engrenagens, pode ser também desgaste acentuado no componente e nas peças do sistema, como a barra, caixa e terminais de direção. Há algumas possibilidades, Wagner. Vale a pena levar para que um profissional dê uma olhada.

  76. Boa tarde, tenho um Vectra 2009/10 sedan elegance automatico, quando esterço o carro para direita faz um barulho como se estivesse estralando a homocinética, no entanto o barulho não é na mesma, o vem ali de perto da caixa de cambio e da caixa de direção, levei em um mecanico especializado em cambio automatico e ele disse que não tem nenhum problema no câmbio, ele disse que podia ser na caixa de direção, mas não falou com muita certeza tbm, gostaria de saber se tem algum problema que dá com essas caracteristicas de barulh, será que é na caixa de direção mesmo ou no cambio? Se o carro estiver parado e um pouco pendido pro lado esquerdo tbm faz o barulho, mesmo estando em ponto morto, se puder me ajudar ficarei muito agradecido pois já levei em alguns mecânicos e ninguém resolve, desde já agradeço, fico no aguardo.

    1. Oi, Ricardo, como vai? Sim, isso é um sinal de que o seu carro está com problemas na caixa de direção sim, e não no câmbio. No entanto, é difícil precisar o que pode ser sem uma análise mais detalhada. O mais indicado sempre é levar em um profissional especializado para que ele possa dar uma olhada. =)

    1. Adriano, tudo bem? Na verdade isso não era para acontecer não. Vale a pena levar o seu veículo em um especialista para ele dar uma olhada.

  77. Olá, o que faz sentir com que o carro esteja flutuando, sem estabilidade, fiz manutenção nas rodas uma vez que goi detectado estavam tortas, troquei os 4 pneus, realizei alinhamento e balanceamento mas o problema continua, tameta havia trocado os amortecedores dianteiros. O que poderia ser?

    1. Olha, Bruno, é um caso bem estranho, pois a primeira indicação seria a troca dos pneus, seguido do balanceamento e do alinhamento. O mais prudente é levar o seu carro a um especialista o quanto antes.

  78. Olá, tenho um Renault Symbol 2010. Precisei substituir a caixa de direção por uma remanufaturada (orginal do carro, segundo pessoal da oficina) por moticos de custo. Direção parece estar normal como era antes enquanto carro está frio. Porém após rodar um tempo, a direção parece ficar mais “dura” (pouca coisa, talvez até seja uma falsa impressão minha), o volante por vezes não volta totalmente a posição central sozinho depois de virar o volante, coisa que ele sempre fez e faz quando frio. Ou seja, quando quente ou ter rodado durante um tempo a direção fica estranha. Acha que é normal, período de amaciamento das peças novas ou pode ser algum problema? Devo me preocupar?

    1. Oi, Douglas, tudo bem? Por ser uma peça remanufaturada, pode ser que ela esteja com algum desgaste, por conta do tempo, por isso, você acaba sentindo essa diferença.

  79. olá tenho um Vectra 96 , há poucos dias atrás notei um chiado quando viro o volante para direita , já troquei os discos e pastilhas e ainda continua ?? o barulho é como se fosse um ar escapando !! desde já agradeço pela ajuda .

    1. Tiago, tudo bem? É importante verificar como estão as outras peças, afinal, como é um carro mais antigo, elas podem estar desgastadas.

  80. Olá! Tenho um gol g4, completo, ano 2008. Na última revisão, fizeram a suspensão, mexeram na caixa de direção, trocaram o reparo. A partir daí, o carro começou a puxar para o lado direito. Levei o carro até a oficina que prestou o serviço, revisaram toda a suspensão com alinhamento, balanceamento, troca de pneus, tudo foi feito no carro e mesmo assim, continua puxando para o lado direito. Por último, falaram que a caixa de direção está com problema e deve ser trocada, mesmo trocando o reparo duas vezes. Pode ser esse o problema ou caixa de direção não faz o carro puxar para o lado?

    Obs.: O reparo foi trocado duas vezes seguidas e o carro continua puxando. Pode ser algo na suspensão que não perceberam? A máquina diz que está 100% alinhado, balanceado, pneus novos, etc.

    1. Oi, Celson, tudo bem? Sim, pode ser que seja um defeito na caixa de direção, mas é preciso uma análise minuciosa para entender, de fato, o que está acontecendo.

  81. Bom dia!
    Tenho um Nissan March 2012 com direção elétrica.
    De uns tempos pra cá o carro apresenta uma instabilidade incrível. Simplesmente não se mantem em linha reta. Dá um “estalo” e começa a puxar pra esquerda, dá outro ‘estalo’ e começa a puxar pra esquerda. Quando isso ocorre eu preciso segurar o volante a mais ou menos 30° para que o carro ande em linha reta, mas o pneu dianteiro esquerdo fica o tempo todo “derrapando”.

  82. Olá.
    Tenho uma Uno Vivace 1.0 2014. Nesta semana troquei todos os fluídos do carro, sendo que após fazer a sangria do fluído de direção em uma oficina especializada, em manobras apenas para a direita em baixíssima velocidade eu escuto um chiado na direção. Já refiz a sangria uma vez na mesma oficina para tentar eliminar o suposto problema de ar no sistema, mas ele ainda persiste. O que pode ser?

    1. Oi, Jonathan, tudo bem? Os ruídos podem estar ligados ao desgaste acentuado no componente e nas peças do sistema, como a barra, caixa e terminais de direção. Vale a pena dar uma conferida nessas peças.

  83. Boa tarde, tenho um Fusion 2011 direção elétrica, rodei com ele um bom tempo sem fazer alinhamento, depois que alinhei, se você virar a direção toda para um lado ou outro e começar a andar com o carro ela fica um pouco dura e não desfaz mais sozinha.

    1. Amarildo, como vai? Neste caso é melhor levar o veículo no lugar que ele passou por esse alinhamento. O volante não deveria ficar assim.

  84. Olá , bom dia !
    Recentemente realizei serviço de reparo na caixa de direção, Honda Fit 2007, no entanto percebi que após o serviço a direção ficou presa , principalmente das curvas, a mesma não volta como normalmente, voltei na oficina e o mecanico falou que eu devia rodar até que ela volte ao normal, o fato que é ja faz 15 dias e nada mudou. O que devo fazer ?

    1. Darlan, se você acredita que há algo de errado, o mais indicado é que você leve o seu carro em outro especialista para que ele também avalie o carro e o que pode estar acontecendo.

  85. bom dia tenho um carro fiesta sedan ele esta com um vazamento na coifa da barra de direção liguei em varias oficinas todas me disseram que tem que desmontar e fazer o cromagem da rosca sem fim que vai dentro e também tem que se trocar retentores quero saber se e isso mesmo porque e um serviço caro na minha região

    1. Nilson, tudo bem/ Pelo relato, sim, parece que é o necessário a ser feito! Se estiver com dúvidas, leve até uma autorizada para que a mesma faça uma análise.

  86. boas dicas.
    más vamos lá , referenete ao valor da caixa de direção hidraulica , conforme citado , aqui na minha cidade (sapezal mt) uma caixa dir hid- ,de marca boa , custa R$800,00 (oitocentos reais) (média), + R$300,00 (TREZENTOS reais) mão de óbra (serviço mecanico) , R$50,00 (cinquenta reais) de balanceamento.
    reumo total:R$1,150 (um mil e cento e cinquenta reais)…
    agóra se for para lojas autorizadas , podem gastar mais de R$3,000,00 (tres mil reais)..

    1. Lórdson, tudo bem? Obrigado por ter mandado o parecer de preços na sua cidade. É importante colhermos informações de todos os lados. Continue nos acompanhando.

  87. Tenho um Honda fit 2010, e quando eu estava em alta velocidade e freava o carro trepidava, e mesmo trocando as suspensão ao passar em um pequeno buraco fazia um barulho imenso, como se a suspensão estivesse ainda ruim, sem amortecimento nenhum.
    Levei no mecanico ele disse que era regulagem na caixa de direção do carro, disse que se não resolvesse ia ter que trocar a caixa inteira, mexeu e não resolveu nada, o carro ainda está lá na oficina.
    alguém já passou por isso?

    1. Oi, Rafael, tudo bem? Provavelmente, é um problema na caixa de direção mesmo. É necessário levar para realizar uma manutenção e verificar qual é o problema especificamente na caixa.

  88. Boa tarde! Tenho um Creta, 2.0, automático, 2017, hoje com 16.000 Km. Quando dirijo em rua com calçamento, ou, as vezes quando passo em pequeno buraco que existe no asfalto, tenho a impressão que do lado esquerdo, parece que existe uma pequena folga em alguma peça, sinto no volante, acompanhado de um barulho. Já levei 3 vezes na Hyundai, olham, apertam, andam, e nada. Dizem que não tem nada, o que eu faço? Se puderem me ajudar,agradeço, estou com medo de por minha familia e sair.

    1. Antonio, tudo bem? Sugerimos que peça a concessionária um laudo atestado que não há nada com o veículo e que qualquer problema mecânico, eles se responsabilizam! Para fazer uma análise como essa, somente olhando o veículo.

  89. meu honda new fit 1.4 8v 2009 quando ligo o ar condicionado faz um barulho que vem da caixa de cabio quando piso na embreagem o barulho some o que pode ser

    1. Marcos, esse é um problema bem difícil de ser identificado somente por essa análise. Pode ser que o problema esteja no ar, na caixa de direção… Por isso, a melhor alternativa é levar o seu carro em um mecânico especializado. =)

  90. Olá. Tenho um Honda Fit 1.5 CVT 2007/2008. Estou com ele Há 2 anos, mas desde que comprei percebo um barunho de ar escapando de algum lugar logo que o carro entra em movimento ou então quando passa em algum buraco. É um som semelhante á um freio a ar de caminhão (Tchiiiiiiii). Toda vez que o motor é desligado e após uns 15 minutos ligado novamente e com o carro iniciando a rodagem, o barulho aparece e depois não acontece mais. Somente volta a aparecer quando passo por algum buraco. Está com 57 mil km. Pensei que pudesse ser algo em relação ao freio abs, mas está funcionando de forma correta.

    1. Fabio, como vai? Você deve levar seu veículo em uma oficina para checar itens relacionados a caixa de direção, como: homocinética, rolamento do coxim do amortecedor, etc.

  91. boa tarde, meu Fiat Idea quando giro o volante ele faz um som agudo como se tivesse algo arranhando. Mas é só no final de esterçar ele. O que pode ser?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *