Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Saiba mais sobre o seu seguro de carro

Seguro de carro: cobertoA Minuto Seguros vem preparando uma série de conteúdos para que você conheça e entenda sobre o mercado de seguros, seu produtos e detalhes. O seguro de carro, por exemplo, possui dois instrumentos contratuais essenciais:

– Proposta: documento através do qual o cliente expressa a sua vontade de celebrar o contrato de seguro.

– Apólice: documento emitido pela seguradora que formaliza a contratação do seguro auto.

Quando meu veículo está protegido?

Existem dois cenários que respondem a essa dúvida frequente. O primeiro envolve veículos zero km, que já saiam segurados da concessionária, ou uma renovação dentro do prazo. Nestes casos, o automóvel estará “oficialmente” coberto a partir do momento que a proposta é protocolada na seguradora.  Esse processo acontece de forma automática.

Outro cenário envolve carros usados que fazem o primeiro seguro ou para renovações que passam do prazo de validade. Além da transmissão da proposta, essas situações exigem a realização da vistoria prévia. Somente após a realização (e aprovação) da mesma é que o carro está protegido.

Independente qual seja sua categoria, é fundamental o pagamento da primeira parcela do seguro na data de vencimento. Sem ela, a cobertura do veículo é perdida imediatamente.

Análise do risco

Além do recebimento da proposta, a seguradora tem um período legal para avaliar se vai aceitar o risco e, de fato, proteger o automóvel. Esse tempo de avaliação dura até 15 dias e, caso haja algum problema, o cliente será comunicado e ganhará dois dias úteis para tomar as devidas providências (encontrar outra seguradora que aceite seu carro, por exemplo).

Se a companhia não se manifestar após esse prazo de 15 dias, subentende-se que o risco foi aceito, bastando aguardar apenas a emissão da apólice, que formaliza a contratação do seguro.

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS