Quando preciso trocar as pastilhas de freio do carro?

Segurança no trânsito deve vir sempre em primeiro lugar. Nos proteger e proteger quem está ao nosso lado, seja pedestre ou mesmo o motorista de outro veículo é fundamental. E um dos itens essenciais no que diz respeito à segurança certamente é o freio.  Muitas pessoas se questionam qual é o tempo de vida útil do equipamento e dos itens que compõem a peça como um todo. As pastilhas de freio, por exemplo, necessitam de um cuidado especial.

pastilhas de freio

Elas são consideradas essenciais por estarem presentes na ponta do sistema de frenagem e serem as responsáveis diretas por fazer o carro parar. Elas devem ser constantemente verificadas para que não falhem quando mais precisar. Essa é uma das dicas que a gente dá aqui para conservação do veículo.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Quando trocar as pastilhas de freio?

A troca das pastilhas de freio deve ocorrer, invariavelmente, entre 30 e 40 mil quilômetros. É o tempo que elas se desgastam e o freio já não funciona com tanta efetividade, tornando a manutenção obrigatória. Também é importante que, de 10 em 10 mil quilômetros seja feita uma revisão para saber como está a vida útil das pastilhas de freio.

Indícios que as pastilhas podem estar danificadas

Identificar alguns indícios de desgaste nas pastilhas pode ser bem simples para quem transita como carro, pelo menos, algumas vezes por semana. Um deles é a demora do freio em funcionar. Se você pisar no pedal e notar demora para a frenagem completa, isso é um aviso. Além desse ponto, o pedal acaba ficando um pouco molenga e não tem firmeza. Isso dá a entender que as pastilhas de freio estão gastas e não há tanta aderência.

Pastilha gasta = disco de freio gasto

Além de ser perigoso transitar com as pastilhas de freio gastas, você pode ter que arcar com uma manutenção desnecessária. Como já são bem usadas, o contato com o disco de freio torna-se constante e as duas peças de metal se chocam, diminuindo a durabilidade do disco e acarretando em mais um gasto para preocupar-se.

Em quais carros há maior probabilidade de gastos nas pastilhas?

Se você é daqueles motoristas que passam por trânsitos diários e ficam naquele anda e para, certamente o seu carro é muito mais propenso a gastar as pastilhas de freio. Além disso, muitos faróis, cruzamentos, desvios de buracos e etc, ajudam no gasto das pastilhas de freio.

 

6 comentários sobre “Quando preciso trocar as pastilhas de freio do carro?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *