Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Projeto Mobii promete sistema que reconhece rosto do motorista

Projeto Mobii - reconhecimento facialA tecnologia sempre nos surpreende. Aqui, no Blog da Minuto, mostramos alguns recursos que estão sendo desenvolvidos por empresas, visando melhorar a experiência dos motoristas em seus carros.

A novidade desta vez é o Projeto Mobii, uma inovação trabalhada pela Ford em parceria com a Intel. Por meio de uma câmera colocada acima do volante, a tecnologia vai reconhecer o motorista antes da partida.

Tudo é feito de forma integrada. A câmera manda informações para uma tela colocada no centro do painel do carro, onde o controle é feito por touch ou por voz..

Ao reconhecer o rosto do motorista, o sistema carrega informações favoritas como agenda, contatos, músicas e até ajusta preferências como altura e distância do banco e posição dos retrovisores.

Mas e se o Mobii não reconhecer quem senta ao volante? O dono terá acesso a um aplicativo de smartphone que se comunica com o carro no momento que a câmera detecta uma pessoa. Um alerta é enviado para o celular, com a foto de quem está pronto para ligar o veículo.

Nesse momento, o proprietário pode “autorizar” o novo motorista e até dar restrições como limite de velocidade, tempo de uso, número de passageiros e qual o perímetro máximo de circulação do veículo.

Se o dono optar por negar a permissão, o aplicativo envia para a tela um aviso que tudo será gravado dali em diante, o que pode acabar ajudando o proprietário em caso tentativa de furto, ao acionar o seguro do automóvel.

Assista abaixo a um vídeo em inglês de demonstração do Mobii que, por enquanto, ainda é só um protótipo. Não há informações de quando o projeto poderá tornar um produto de fato.

Fonte: Ford

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS