Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

A posição correta para a mão no volante

mão no volanteSe há um erro que a maioria dos motoristas comete é o fato de dirigir com a mão incorreta no volante. Isso mesmo! Você até pode achar que a sua direção é perfeita e que o posicionamento das mãos não faz tanta diferença assim, mas depois desse texto vai entender a importância de dirigir com a posição correta da mão no volante.

O posicionamento das mãos é de extrema importância pelo seguinte fato: em caso de emergência, não estar na postura correta irá impedir que você realize movimentos que possam auxiliar no livramento de uma colisão ou derrapagem, por exemplo. Conduzir o carro com uma mão é um dos maiores perigos vistos no trânsito diário das cidades. Em caso de uma freada brusca do veiculo à frente, realizar o desvio com apenas uma mão é de alta periculosidade, podendo causar um grave acidente.

Por isso, entender sobre o posicionamento correto é fundamental:

Como os braços devem estar?

A primeira coisa para entender é que os seus braços nunca devem estar esticados e retos. Isso é altamente prejudicial aos movimentos, mesmo os mais simples. Ajeite o banco e o encosto de modo que os braços fiquem levemente inclinados, mas você não esteja colado no volante. Isso dá a tranquilidade de fazer todos os movimentos com espaço e bastante mobilidade.

Posição das mãos no volante

Na autoescola você já deve ter ouvido a famosa regrinha das 10 e 10 ou das 9 e 15. E é assim que suas mãos devem estar no volante. Imagine um relógio de ponteiros quando ele estiver marcando 10 horas e 10 minutos ou 9 horas e 15 minutos. Posicione suas mãos desse modo para garantir uma direção mais segura. Isso garante flexibilidade e mobilidade para que movimentos sejam realizados sem grandes problemas.

Não dirija apenas com uma mão no volante

Já tratamos sobre esse assunto aqui no blog, mas é sempre importante ressaltar os perigos que essa atitude pode lhe causar no trânsito. Em curvas sinuosas, movimentos bruscos ou atitudes inesperadas, essa mão solta no volante pode impedir que você se livre das situações de risco.

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS