Manutenção preditiva: mantenha seu carro com um bom funcionamento

manutenção preditiva

Carro, como qualquer outra máquina, vai apresentar problemas com o passar do tempo. É normal que algumas peças sejam trocadas pelo desgaste natural e nem tanto pelo mal-uso – o que também pode acontecer, caso você seja um motorista um tanto quanto “imprudente” ao volante. O desgaste é um processo normal, mas que pode ser reduzido com algumas manutenções preventivas e recorrentes, que vão ajudar o carro a apresentar menos problemas. Mas, tão importante quanto essas manutenções e revisões constantes é a manutenção preditiva, que também ajuda a manter o carro em bom estado.

Caso ainda não sabe o que é uma manutenção preditiva, saiba que esse processo é uma observação e análise prévia de sinais de fadiga das peças que podem apresentar problemas em breve. Com isso, você consegue realizar a manutenção antes mesmo do carro apresentar algum problema. Por exemplo: antecipar a troca de óleo, troca de pastilhas, alinhamento e balanceamento do carrocalibragem recorrente dos pneus são manutenções que podem se encaixar no termo “preditivas”. Comece a fazer antes de dar problema, pois o custo será muito menor. Isso é explicado pelo fato de que se um problema não é resolvido o quanto antes, ele pode começar a afetar outras peças e, com isso, o preço do conserto aumenta muito.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

A manutenção preditiva não é um termo somente usado com automóveis, mas sim com qualquer outro tipo de máquina que pode ser analisada previamente, como geladeiras, máquinas de lavar, computadores e afins. Fazer uma análise, por exemplo, sobre um barulho que esteja sendo emitido por qualquer uma dessas máquinas é um jeito de realizar a manutenção preditiva para saber o que pode dar problema futuramente. Vale comentar que, como qualquer outra manutenção, a preditiva tem o intuito de deixar a máquina funcionando 100%, com a única diferença de que com ela se antecipa os problemas, minimizando os custos.

manutenção preditiva - economizar

Mas, tão importante quanto realizar a manutenção preditiva é proteger o seu carro de outras formas para andar tranquilo por aí. Fazer um seguro auto, por exemplo, é de extrema importância para quem quer o seu bem resguardado contra diversas situações, como roubo, furto, batidas, colisões, incêndios, danos da natureza e afins. Não é possível prever o que será encontrado na próxima esquina, por isso, o seguro auto é a melhor alternativa para proteção.

Cote na Minuto Seguros e receba os valores por e-mail. Somos uma das maiores corretoras do país e líder no segmento online. Trabalhamos com 12 seguradoras e uma variedade de planos e preços que irão te atender da melhor maneira possível. Se preferir, clique no botão abaixo e faça uma cotação.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Como fazer a manutenção preditiva?

manutenção preditiva - como fazer?

A manutenção preditiva tem princípio em uma análise prévia e nos sinais que uma peça que está se desgastando dá. Para as pessoas que usam o carro com certa frequência, fica fácil analisar o automóvel, afinal, o motorista tem conhecimento de cada barulho e singularidade com relação ao veículo. Se algo está diferente, é o momento de começar a fazer a manutenção preditiva para evitar problemas mais graves no futuro.

Um barulho diferente, uma trepidação no volante, um chiado mais agudo… tudo isso é motivo suficiente para atentar-se. Caso você não seja o maior especialista em carros e em manutenções, procurar um mecânico de confiança é o primeiro passo, assim ele poderá te indicar o que pode ser esse problema e como resolvê-lo da melhor maneira sem ter que gastar rios de dinheiro no futuro.

Mas essa parte de levar o carro em um mecânico de confiança também é muito importante para que aconteça uma manutenção preditiva da melhor forma possível. Há muitos “profissionais” no mercado enganando e sugerindo trocas caras e desnecessárias. Ter um mecânico de confiança é muito importante para a saúde do seu carro – e para a sua saúde financeira também.

manutenção preditiva - mecânico de confiança

No que se baseia a manutenção preditiva?

Para fazer a manutenção preditiva, quatro pontos devem ser analisados com detalhe e calma, desse modo, você saberá exatamente o que o carro pode estar apresentando. Esses estudos e análises seguem os seguintes critérios: análise de vibrações, análise de óleo, análise estrutural e análise do estado das superfícies.

Análise de vibrações

Como o carro é formado por engrenagens, válvulas e diversas peças, é natural que algumas vibrações sejam emitidas. Mas não é normal que essas vibrações excedam o normal e comecem a causar impactos estranhos no carro, como vibração no volante ou na caixa de direção. Há alguns aparelhos específicos que especialistas usam para sentir a intensidade de cada vibração e lhe apresentar se isso é normal ou não.

Análise dos óleos

Fazer uma análise quase que recorrente em todos os óleos do seu carro é fundamental para que ele não dê problema. Como qualquer outra máquina, os óleos do carro precisam estar em perfeito funcionamento, afinal, as engrenagens necessitam da lubrificação. Em caso de vazamento, saber identificar qual tipo de óleo está vazando é uma grande ajuda para resolver a questão o quanto antes.

Análise do estado das superfícies

Essa é uma manutenção preditiva mais geral, visto que você pode fazê-la visualmente. Veja se nenhuma peça está apresentando algum desgaste ou algum tipo de anomalia que possa apresentar problemas futuros.

Análise estrutural 

Já com essa manutenção preditiva é possível identificar trincas, vazamentos, problemas de rachaduras, ressecamentos e afins. Também será uma maneira de fazer uma manutenção preditiva e deixar o seu carro livre de possíveis problemas.

Fazer um seguro de carro também é uma manutenção preditiva

Quer se prevenir contra roubos, furtos, batidas, colisões, incêndios, danos da natureza e quaisquer problemas que possam surgir do nada, sem que você espere? Então, faça um seguro auto com a Minuto Seguros. Cotamos preços com 12 seguradoras altamente qualificadas e que irão trazer preços e planos de acordo com a sua necessidade.

Preencha o nosso formulário ou ligue no 0800 882 0656 e fale diretamente com um de nossos consultores. O seu carro estará protegido com um produto de qualidade. Você também irá contar com o atendimento de qualidade do nosso Pós-Vendas.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *