Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

IPVA 2015 deve ficar mais barato em alguns estados

IPVA 2015 mais baratoEstamos perto de dezembro e é hora de começar a pensar naquela sequência de contas obrigatórias que temos para cuidar no início do ano.

Os donos de veículos sabem o quanto esse momento pesa no bolso. Cuidar de assuntos como DPVAT, licenciamento, seguro auto e IPVA são algumas das obrigações após a virada.

Felizmente, para algumas regiões, é possível comemorar um pouco. Segundo dados divulgados, alguns estados brasileiros terão o IPVA 2015 mais barato, em comparação a este ano.

Isso ocorrerá por conta da queda no valor de venda desses automóveis. A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) fez um levantamento com milhares de marcas, modelos e versões de veículos e constatou a mudança.

Em São Paulo a média geral de desvalorização dos automóveis foi de 4,2%. Os carros usados perderam ainda mais, com 4,6% e as motos 4,1%. No Paraná, a queda do preço venal dos usados foi de 3,5%.

A Secretaria da Fazenda aproveitou e já divulgou em seu site o calendário de pagamentos do imposto, que divide as datas das parcelas (ou da cota única, em caso de pagamento à vista em janeiro) de acordo com o fim da placa do carro.

Quanto pagar?

É possível descobrir o valor do seu IPVA fazendo um cálculo simples: multiplique o valor do automóvel com a alíquota (4%). A porcentagem vale para veículos a gasolina, flex, pickups ou veículos com cabine dupla. Já para modelos a álcool, elétricos ou a gás, a alíquota é de 3%. Utilitários, ônibus, micro-ônibus e motos, 2% e caminhões, 1,5%.

Veja o valor de venda atual do seu carro acessando a tabela da Fipe.

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS