Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Guia: tudo sobre o carro reserva

carro reservaO seguro auto é um produto que traz diversas vantagens que vão proteger o seu bem tão importante. Entre elas, existe a possibilidade de contratar a cobertura de carro reserva, que vai amenizar a situação de ficar a pé por conta de um sinistro.

O veículo extra pode ser acionado para cobrir a ausência do seu automóvel em caso de um acidente grave que necessite de um intenso reparo. Também pode servir diante de ocorrências como um incêndio, roubo ou furto, dependendo da sua seguradora, uma vez que a regra de cobertura varia de empresa para empresa.

Como contratar

Por ser uma cobertura opcional do seguro, o carro reserva pode ser solicitado no momento da contratação. Caso você deseje inserir a cobertura durante a vigência da apólice, acione o seu corretor para discutir sua inclusão.

A cobertura tem planos variados de dias de locação do carro reserva (7, 15 ou 30 dias, por exemplo). Solicite o período desejado de acordo com o seu perfil. Lembre-se que essa opção pode influenciar no valor do seguro.

Na prática, você passa a ter direito a um carro alugado (geralmente básico, modelo popular) durante o período que você fica sem automóvel, até o limite de locação determinado. Algumas companhias permitem que você altere, no momento da contratação, a categoria do veículo que será fornecido (mais espaço, com ar condicionado, direção hidráulica, por exemplo).

É importante ressaltar que a disponibilidade do carro reserva passa pela regra da locadora que irá fornecer o automóvel, ou seja, o segurado deve cumprir requisitos como idade mínima de 21 anos, ter cartão de crédito e CNH definitiva e regularizada.

Benefício

Além da cobertura que pode ser contratada de forma opcional, o carro reserva pode ser aproveitado na forma de um benefício que muitas seguradoras oferecem aos seus clientes. Diante de um sinistro, aqueles que optarem por fazer o reparo em oficina credenciada pela companhia, poderá usufruir, sem custos, de um veículo extra por um período determinado. Consulte se sua seguradora tem o benefício disponível.

35 Respotas para “Guia: tudo sobre o carro reserva”

  1. Vitor Stoliar

    Bom dia.
    Em caso de sinistro ocorrido com o carro reserva, ou seja, o segurado está usufruindo do carro reserva e sofre uma colisão com este veículo. De quem é a responsabilidade? Quem irá indenizar a locadora terceirizada?

    Responder
    • Minuto Seguros

      Oi, Vitor, tudo bem? Não há uma regra geral, você precisa consultar as Condições Gerais do seu seguro.

      Boa parte das seguradoras oferecem extensão de cobertura do seguro para o carro reserva, neste caso se você se envolver num acidente a sua responsabilidade está limitada ao valor da franquia.

      E quando a seguradora não oferece a extensão de cobertura do seguro para o carro reserva, o cliente deverá contratar o seguro no momento da locação.

      Responder
  2. iego oliveira silva

    Posso pedir o carro reserva a qualquer momento ? Msm que meu carro n aconteça nda ? por eu está precisando no momento

    Responder
    • Minuto Seguros

      Iego, como vai? O carro só pode ser solicitado mediante a algum sinistro. Se não aconteceu nada com o carro, não há a possibilidade de solicitar o carro reserva.

      Responder
    • Minuto Seguros

      Sarah, como vai? Se o dano causado foi em decorrência de um sinistro e se essa cobertura estiver contemplada na sua apólice, sim, você pode acionar o carro reserva.

      Responder
  3. laercio Junior

    Boa tarde,
    O carro do meu irmão estava estacionado em rua pública e sofreu uma colisão na lateral traseira hoje.
    O condutor causador tem seguro e meu irmão também.
    Como funciona a questão do carro reserva nesse caso?!
    Quem tem direito?
    Meu irmão que não acionou o seguro dele por não ser o causador fica literalmente a pé?!
    Agradeço antecipadamente.

    Responder
    • Minuto Seguros

      Oi, Laercio, como vai? Como o seu irmão não abriu sinistro, vocês podem verificar com o causador se o seguro dele concede carro reserva para o seu irmão como terceiro ou seu irmão pode verificar com a seguradora atual se eles oferecem carro reserva para ele quando for terceiro. Vale ressaltar que isso é um benefício que não é oferecido por todas as seguradoras. Ele pode ser contratado no momento da negociação do seguro. =)

      Mas, vale entrar em contato com a seguradora para se informar mais sobre a sua apólice ou com o causador.

      Responder
  4. Fernando

    Boa tarde, estarei viajando para o litoral no final do ano, o veiculo ficará estacionado a rua durante a estadia se houver alguns sinistro o seguro cobre? sendo que a pernoite dele é em outra cidade e na garagem?

    Responder
    • Minuto Seguros

      Oi, Fernando, como vai? Como a situação relatada é um evento esporádico, entendemos que haverá cobertura em um eventual sinistro se ficar caracterizado que tratou-se realmente de uma viagem de final de ano.

      Responder
  5. Mauricio Miranda

    Se eu tiver um carro que deu PT, e o seguro me dá 10 dias de carro reserva, se o seguro paga a indenização em 5 dias , eu perco os outros 5 dias de carro reserva?

    Responder
    • Minuto Seguros

      Oi, Mauricio, como vai? As seguradoras, em geral, solicitam a devolução do carro reserva após o pagamento da indenização. Vale conferir com a sua corretora as cláusulas do seu contrato.

      Responder
    • Minuto Seguros

      Olá, Evilasio, tudo bem? Não há outra forma de confirmação de reserva sem o cartão de crédito, porém, algumas locadoras permitem que haja uma análise do perfil no momento de retirar o veículo.

      Responder
  6. Flavia Ribeiro de Almeida

    Se o meu seguro dá direito a 15 dias de carro reserva, mas o meu carro ainda não ficou pronto, vai demorar ainda 1 semana e meia para a entrega, então posso solicitar ao seguro uma prorrogação do carro reserva? Até que meu carro fique pronto?

    Responder
    • Minuto Seguros

      Olá, Flávia, como vai? Caso o prazo de tempo do carro reserva não tenha sido o suficiente até a devolução de seu automóvel, você terá que pagar um adicional.

      Responder
  7. Fernanda Dias

    Por favor me dá uma informação. Tive uma colisão em junho desse ano no meu veículo, acionei o seguro e fiquei 43 dias sem carro…e peguei os 7 dias de carro reserva que eu tenho direito. Antes de fazer uma semana que eu peguei o carro, fui roubada, a polícia recuperou o carro 4 dias depois. ACABADO! Além de batido ainda roubaram tudo que podiam. Novamente tive que acionar o seguro. Ou seja…mais uma franquia que eu terei que pagar de quase 4 mil reais. Aí hoje eu liguei para solicitar os meus 7 dias de carro reserva e eles disseram que como eu já usei esse ano eu não posso pedir de novo!! Como isso..??? Quer dizer…eu posso pagar franquia de novo…mas eles não podem me dar o carro reserva ? Isso procede ???

    Responder
    • Minuto Seguros

      Olá, Fernanda, como vai? Nós recomendamos que você verifique nas Condições Gerais do seu seguro quais são as regras da cobertura de carro reserva. Via de regra, quando o cliente contrata esta cobertura, há um limite máximo de dias de utilização do carro reserva (7 dias, 15 dias, etc) considerando a vigência da apólice, isto é, há normalmente uma quantidade máxima de diárias a ser utilizada nos 12 meses de vigência do seguro.

      Responder
  8. ERICA ELIGINA FERREIRA MOS

    Boa tarde, tenho em contrato 30 dias de carro reserva, tive um sinistro no dia 04/08,e somente no dia 28/08 a seguradora liberou o conserto, ou seja dos 30 dias, já se foram 24 dias… Existe alguma forma de conseguir prorrogação do carro reserva, devido a demora na aprovação do orçamento de conserto? Muito obrigada pela atenção.

    Responder
    • Minuto Seguros

      Olá, Erica, como vai? Sugerimos que você entre em contato com o corretor que intermediou a contratação de seu seguro para que ele possa ajudá-la no pedido de prorrogação do carro reserva junto à seguradora.

      Responder
  9. Matheus

    Olá, boa tarde.
    Uma vez que meu seguro libera o carro reserva e é agendado a retirada do carro, existe a possibilidade da LOCADORA impedir que o beneficío seja concedido? Ainda não tenho 21, e nem os 2 anos de habilitação, contudo o seguro está em meu nome e sou o único condutor.

    Responder
    • Minuto Seguros

      Olá, Matheus, como vai? Para utilização do carro reserva devem ser observadas as exigências das locadoras, estas devem constar nas Condições Gerais do seu seguro.
      No seu caso é provável que você não terá direito a utilização do carro reserva pois são exigências comuns que o condutor tenha idade mínima de 21 anos e apresente CNH original expedida há mais de dois anos.

      Responder
  10. Jair

    Comprei um carro 0 km com 2200 rodados voltou para autorizada, sou obrigado a pagar pelo carro reserva e eles me ressarcir depois? Carro já voltou 2× pelo mesmo problema!

    Responder
    • Minuto Seguros

      Jair, como vai? Você tem seguro de carro? A questão do carro reserva varia de acordo com o plano contratado em cada seguradora. Sobre a concessionária lhe ressarcir sobre esse valor, nós indicamos que fale diretamente com eles para tratar o assunto. Mas, se você tiver seguro para o seu carro, talvez possamos ajudá-lo de uma forma melhor. Se puder, nos explique melhor a situação, por favor.

      Responder
    • Minuto Seguros

      Olá, Danny, como vai? O valor para obter o carro reserva varia de acordo com as seguradoras, planos escolhidos, diárias do carro, etc. Em relação a forma de pagamento o preço não se altera, referente a essa cobertura. O que pode variar no preço são os indicadores citados anteriormente.

      Responder
  11. Janderson

    Se o usuário do carro reserva for cadeirante, a seguradora tem ou não obrigação de fornecer um carro adaptado.

    Responder
    • Minuto Seguros

      Olá, Janderson, tudo bem? Normalmente, nas condições gerais do carro reserva, consta que será fornecido um carro sem essa adaptação, porém se o segurado tiver contratado um seguro específico para esse caso, a seguradora deverá fornecer o automóvel adaptado.

      Responder
  12. Maria de Fátima dos Anjos

    Tenho direito a carro reserva mas foi negado, porque a seguradora da pessoa que bateu no meu carro é uma cooperativa.
    Questionei o corretor que me vendeu o seguro e ele me respondeu que se fosse um terceiro sem seguro, teria direito mas como era cooperativa não.
    Isso procede? Paguei seguro para ter essas garantias e me foi negado.
    Fiquei uma semana sem carro, sem vendas, cobrança, entrega porque me enrolaram até o carro ficar pronto.
    Que devo fazer a respeito e quem procurar para resolver isso?

    Responder
    • Minuto Seguros

      Olá, Maria, como vai? Nós não podemos responder com precisão pois não conhecemos as condições do seu seguro.
      Mas via de regra para ter direito a um carro reserva, as 2 regras mais comuns que observamos nos contratos de seguro são:

      a) O segurado acione o seu próprio seguro para ser indenizado pelo conserto do seu carro (valor do reparo precisa ser superior ao valor da franquia)

      b) Sinistro em que o cliente será atendido como terceiro por outra seguradora (também com valor de reparo superior ao valor da franquia).

      No seu caso o seu sinistro foi atendido por uma Cooperativa, sendo que COOPERATIVAS NÃO SÃO SEGURADORAS, isto é, são entidades que não possuem autorização da SUSEP para venderem seguros.
      Ou seja, como você não acionou o seu próprio seguro (pagando a franquia para ter o carro reparado) e não foi atendido como terceiro em outra seguradora, acreditamos que este seja o motivo da recusa por parte da seguradora. Mas como falamos no inicio, desconhecemos detalhes do seu seguro.

      Responder
  13. Marlon marcio

    Boa noite.
    Meu veiculo foi avaliado como perca total e a seguradora quer pagar indenização integral.Porem gostaria de receber meu veiculo e uma indenização parcial,mas o avalista diz que não pode fazer isso pois meu veiculo é de grande mas monta!
    Minha moto na tabela vale na fipe 19.500
    Seguradora me dar 19.300,pedi a moto mais 14.000,se eles não aceitarem posso exigir reparo no msm que ficou por 19.200?

    Responder
    • Minuto Seguros

      Olá, Marlon, como vai? Provavelmente você contratou um seguro na modalidade “Valor Referenciado”. Neste caso, se as despesas decorrentes do conserto da sua moto forem superiores a 75% do valor contratado (provavelmente você contratou como referência 100% da Tabela Fipe), a seguradora irá efetuar a Indenização Integral do valor correspondente a 100% do valor da tabela Fipe.

      Ou seja, a seguradora irá seguir o que está definido nas Condições Gerais do Seguro. Eles não tem obrigação nenhuma de fazer um acordo no qual você permaneça com a moto e ainda recebe uma quantia para consertar a moto.

      Responder
    • Minuto Seguros

      Olá, Charles, tudo bem? A cobertura de carro reserva neste caso só poderá ser utilizada para um próximo sinistro. Qualquer cobertura contratada é válida para riscos futuros, e não passados.

      Responder

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS