Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Estudo mostra as principais distrações ao volante

Você está cansado de saber que, ao dirigir, é preciso sempre o máximo de atenção para evitar qualquer situação de risco. No entanto, um estudo feito pelo Centro de Tecnologia Allianz, na Alemanha, mostrou que muita gente se distrai ao volante.

Desviar o olhar constantemente e não utilizar uma das mãos para conduzir o veículo são algumas das ações básicas cometidas, que levam à distração. A popularização dos smartphones acarretou, entre outras coisas, na maneira das pessoas dirigirem.

Isso porque “atender uma ligação em viva voz” foi a campeã de distração no resultado da pesquisa feita pelo Centro, englobando pessoas da Alemanha, Áustria e Suíça. Em segundo lugar, está “olhar para o GPS para se guiar pelas ruas” e, em terceiro, “ouvir música ativamente”.

O curioso é que distrações comuns como “paisagem” e “pessoas ou eventos fora do carro” ficaram nas últimas posições entre as respostas:

Estudo de distrações ao veículo

Em outro momento do estudo, os motoristas foram divididos em duas categorias (com acidentes e sem acidentes). A comparação das respostas comprovam o perigo:

Resposta dos motoristas

Mesmo que você admita ter controle, distrações como essas podem, sim, atrapalhar e causar um problema mais grave.

Ainda que você tenha seguro auto, não brinque com o risco e mantenha-se sempre atento. Deixe para responder mensagens e atender ligações depois de chegar ao seu destino!

Se você quer ler mais detalhes sobre o estudo completo da Allianz, acesse a matéria no portal Segs.