Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Direção defensiva: aprenda a evitar acidentes no trânsito

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre direção defensiva, não é mesmo? Esse termo está muito presente, principalmente nos cursos de formação de motoristas espalhados pelo Brasil. Mas o problema é que muita gente acaba esquecendo o conceito de direção defensiva logo após o período de aprendizagem e adquirem vícios perigosos ao guiar um carro por ruas e estradas.

direção defensiva

Ser imprudente está ligado diretamente a não seguir à risca os preceitos básicos da direção defensiva, por isso, muitos acidentes e infrações acabam acontecendo com frequência. Além de estar sempre atento em ser um motorista prudente e que segue as regras de trânsito, fazer um seguro de carro é a melhor medida preventiva para você e o seu carro.

Mesmo sendo um ótimo motorista, você não sabe o que pode acontecer na próxima esquina, afinal, você precisa dirigir para si próprio e para todas as outras pessoas que estão na rua. E se alguém bater no seu carro? E se, por acaso, você atropelar alguém sem querer? Tudo isso são situações bem mais comuns do que se imagina.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Faça um seguro com a Minuto Seguros e esteja protegido em diversas situações. A Minuto é uma corretora de seguros altamente especializada no mercado e que conta com 14 seguradoras sem seu portfólio. Nós adequamos as suas necessidades em um plano com o preço e as coberturas perfeitas. Preencha o nosso formulário ou ligue no 0300 773 3000 e fale com um de nossos consultores. Se quiser algo mais rápido, clique no botão abaixo e cote agora mesmo.

COTE AGORA SEGURO AUTO GRÁTIS

Voltando a falar sobre direção defensiva, atualmente os órgãos fiscalizam com rigor os motoristas imprudentes. Tanto é que, há cerca de um ano, houve aumento nos valores das multas, além disso, agora a CET-SP vai começar a monitorar até a velocidade média dos motoristas com o intuito de saber quem são os “espertinhos” que desaceleram apenas nas proximidades de radares. Mas algumas atitudes nos de conscientização partindo de cada motorista podem influenciar diretamente na segurança de todos. Será que você é um motorista que pratica a direção defensiva? Bom, dê uma olhada nos tópicos abaixo e veja.

O que é direção defensiva?

direção defensiva - o que é?

Grande parte das infrações e acidentes que acontecem por aí são decorrentes de falhas humanas, simplesmente pelo fato dos motoristas serem negligentes ou imprudentes.

A direção defensiva chegou com um conjunto de medidas de prevenção e o intuito de diminuir os acidentes e as consequências graves no trânsito. O curso “Direção Defensiva” é exigido no Brasil desde 2004 para todas as pessoas que obtêm a carteira de motorista ou querem fazer a renovação.

O que eu devo fazer na direção defensiva?

direção defensiva - o que fazer?

Primeiramente, preze pela segurança. Esse é o mais básico e o principal conceito quando falamos em direção defensiva. E como fazer isso? Bom, é simples. Não se arrisque em ultrapassagens em lugares proibidos ou de difícil visualização, não realize manobras perigosas, não ultrapasse o sinal vermelho, não fale ao celular enquanto estiver dirigindo, mantenha-se olhando para frente sempre que o carro estiver em movimento… tudo isso são atitudes que podem te colocar em uma situação de perigo, assim como passageiros do seu carro e outras pessoas que estejam nas proximidades, sejam eles outros motoristas, ciclistas, pedestres, etc.

Também é muito importante estar preparado e com a atenção no máximo ao guiar o carro. Não é em todo lugar que a pista vai estar completamente asfaltada, sem nenhum buraco e com a iluminação perfeita. Caso não conheça o lugar, busque informações antes para evitar surpresas e praticar a direção defensiva. Deixe um GPS sempre no carro para qualquer eventualidade.

Respeitar as placas faz parte da direção defensiva

direção defensiva - respeite as placas

Muita gente acha que as placas são apenas enfeites nas ruas, mas não é assim que funciona. Elas estão lá para fazer alertas, sinalizarem o que for necessário, impor limites de velocidade, etc. É muito importante para a direção defensiva respeitar todas as placas de trânsito.

Além de evitar acidentes e respeitar a direção defensiva, se atentar às placas de trânsito pode evitar também tomar multas e perder pontos na CNH.

Esteja calmo sempre que estiver no carro

direção defensiva - fique calmo no trânsito

O trânsito pode ser muito estressante para algumas pessoas, mas é muito importante abstrair e manter-se calmo na hora de dirigir. Com o estresse alto, é muito comum que os músculos fiquem mais tensos, o que compromete as respostas mais rápidas no trânsito. Mantenha-se calmo, coloque uma música para ajudar a relaxar.

Para os condutores menos experientes, é mais comum o nervosismo em algumas situações, mas manter a calma é necessário. Respire fundo e faça o que sabe: dirigir com tranquilidade, respeitando a direção defensiva.

Se você ainda não está 100% seguro da sua habilidade em guiar um carro, é muito importante que você treine bastante. Dirigir é uma habilidade que pode ser desenvolvida com muito treino. Atualmente, há diversas escolas de treinamento para habilitados que podem ajudá-lo a reverter traumas, por exemplo.

Além disso, se você ainda não está convicto das suas habilidades ao volante, evite pegar vias muito movimentadas e estradas. Isso é mais um belo ato da direção defensiva.

Manutenção do carro precisa estar em dia

direção defensiva - manutenção em dia

Pode parecer que não, mas isso tem muito a ver com a direção defensiva. Fazer manutenções preventivas no carro é a certeza de que a mecânica está em ordem. Nunca deixe de verificar o nível do óleo do motor e do freio, da água do radiador, a pressão dos pneus, além do funcionamento das lanternas e faróis. Um bom funcionamento ajuda na direção defensiva.

Ah! E sempre faça as revisões dentro do prazo. Qualquer pequeno defeito pode ser observado e consertado o quanto antes. Isso, na verdade, tem um nome: são as manutenções preditivas, que antecipam qualquer problema no carro antes mesmo dele acontecer.

Mantenha o seu conhecimento em direção defensiva atualizado

direção defensiva - mantenha seu conhecimento atualizado

Nunca é tarde para aprender um pouco mais. Procure estar informado sobre as mudanças que acontecem na legislação e regras preventivas. Manter-se atualizado é um ato que pode passar tranquilidade na hora de dirigir o seu carro e pôr em prática as técnicas de direção defensiva.

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS