Qual a diferença entre a pintura sólida, metálica e perolizada?

 

pintura em carro automotivo

 

Quer saber qual é a diferença entre pintura sólida, metálica ou perolizada? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, conheça as características e vantagens de cada uma.

Na hora de comprar um carro zero, principalmente, uma pergunta deixa os motoristas um tanto quanto em dúvida: pintura sólida ou metálica? Para quem pensa que não há grandes diferenças, se engana. Visivelmente diferente e com preços distintos, as tinturas têm bons motivos para serem ou não preferências de algumas pessoas.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Por isso, se você estiver com algum questionamento, analise bem os dois tipos de colorações. As variações para escolher a melhor opção podem mudar de acordo com o uso do carro e o zelo que os motoristas irão ter. No entanto, de qualquer maneira, é importante que alguns cuidados essenciais sejam tomados para prevenir a pintura do carro, independente da escolha.

Mas, para diferenciar, vamos mostrar os prós e os contras de cada um, porque a pintura metálica é mais cara que a sólida, as vantagens em escolher cada uma delas e etc. Confira:

Pintura sólida

Bem tradicional, a pintura sólida também é conhecida como pintura lisa. Ela é mais em conta, pois utiliza apenas pigmento de cores. Uma camada de laca ou esmalte é utilizada para finalização no carro. Essa opção, geralmente, é oferecida nas cores branca, vermelha e preta.

Ela é incluída sem custos pela maioria das montadoras, com exceção, em alguns casos, da cor branca, que devido a grande procura e valorização, está sendo cobrada à parte, mesmo sendo sólida.

Pintura metálica

Esse tipo de pintura já é considerada um adicional no carro devido a carga de efeito que a tinta recebe, formada por uma camada de laca e flocos de alumínio. A grande vantagem dessa opção é que ela reflete mais a luz e sempre passa a impressão de um carro mais brilhante e limpo, mesmo que, de fato, ele não esteja.

Por ser um item adicional, a pintura metálica tem um custo. Dependendo da montadora, os valores podem chegar até R$2 mil.

E a pintura perolizada?

Imagine ter pó de pérola na pintura do seu carro? Essa é exatamente a técnica utilizada nas pinturas perolizadas. Ao misturar uma quantidade de partículas de pérola e mica, um elemento mineral, na tinta, o carro ganha um acabamento diferenciado e muito bonito. Além de proporcionar a ilusão de profundidade, a principal característica dessa pintura é a mudança de tonalidade dependendo do ângulo e da iluminação. Se observada de perto, é possível ver os fragmentos de brilho que compõem essa pintura. Outra característica fundamental que justifica o seu preço mais elevado é a aplicação de uma camada extra de resina contendo as partículas de pérola entre as duas camadas de tinta.

No vídeo a seguir, do canal Pintura Automotiva Passo a Passo, saiba mais sobre os diferentes tipos de pintura para o seu carro:

Como aumentar a durabilidade e conservação da pintura do carro?

Após escolher a cor da pintura do seu carro, é importante lembrar que alguns cuidados são necessários para garantir sua durabilidade e estado de conservação. Evite, sempre que possível, estacionar o veículo em locais descobertos, onde estará exposto às intempéries como sol forte, chuvas e poluição. Não deixe o carro sem lavar por longos períodos, especialmente se for atingido por fezes de aves ou outras sujeiras desagradáveis. Uma boa prática é utilizar cera automotiva e polimento, mas evite exageros! Polir o carro sem necessidade pode ter o efeito contrário ao desejado, resultando em desgaste da pintura.

Gostou deste conteúdo? Acompanhe o blog da Minuto Seguros para saber mais dicas de cuidados com seu carro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *