Carro usado ou seminovo, qual a diferença entre eles?

Você sabia que carro seminovo e carro usado não é a mesma coisa? Muita gente acaba usando os termos como se fosse um tipo de veículo apenas, mas eles têm diferenças.

O seminovo é o automóvel com até três anos de uso, tem um único dono e até 20 mil quilômetros rodados por ano. Acima dos três anos, o veículo passa a ser considerado um “usado”.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

usado ou seminovo

Muitos consumidores preferem investir em carros que não são zero km. Por conta do preço, alguns compram modelos mais antigos, mas mais completos que muitos novos básicos.

Independente do tipo escolhido, o momento da compra passa por alguns procedimentos que devem ser seguidos com atenção para evitar surpresas desagradáveis no futuro. O AutoEsporte, referência no país, fez um vídeo com um checklist para você, que vai comprar um carro usado ou seminovo:

– Analise os custos adicionais como combustível, impostos e seguro auto;
– Observe o carro externamente para constatar se há arranhões, avarias ou se ele já foi batido;
– Veja a documentação contra multas, roubo, alienação ou qualquer processo administrativo;
– Analise também o interior do automóvel para ver o estado de áreas como tapetes, volante e painel;
– Consulte um mecânico de sua confiança para olhar detalhes minuciosos que vão evitar gastos com manutenção;
– Pesquise bastante e dê preferência a lojas de boa reputação ou pessoas de boa índole (compra de pessoa física).

Assista ao vídeo e veja mais detalhes para fazer uma compra segura.

(foto: divulgação)

4 comentários sobre “Carro usado ou seminovo, qual a diferença entre eles?

  1. O seminovo é o automóvel com até três anos de uso, tem um único dono e até 20 mil quilômetros rodados por ano. Acima dos três anos, o veículo passa a ser considerado um “usado”.

    Boa tarde!
    Estou realizando uma pesquisando para um TCC e gostaria de saber de onde que foi tirada as informações do paragrafo acima. Poderia me confirmar essas informações e me informar a fonte?

    Por gentileza, poderia me ajudar?

    1. Oi, Luiz, como vai? As informações dessa matéria foram tiradas de pesquisas realizadas na internet. O link da matéria do Auto Esporte foi um deles e está no texto. Esperamos ter ajudado. Qualquer coisa, pode voltar a nos perguntar.

  2. O seminovo é o automóvel com até três anos de uso, tem um único dono e até 20 mil quilômetros rodados por ano. Acima dos três anos, o veículo passa a ser considerado um “usado”.

    Olá, bom dia!!
    Baseando-se nessa informação, quero saber se o meu carro apesar de não ter 3 anos de uso (6anos), mas teve um único dono e rodou 12mil quilômetros por ano, ele pode ser considerado um seminovo?? Ou independente dos outros requisitos, se passar de 3 anos é considerado usado?

    1. Camilo, tudo bem? Mesmo que seu carro tenha rodado abaixo da média de quilometragem por ano, ele é sim, considerado um automóvel usado. O ano do veículo é um fator preponderante para determinar a “condição”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *