Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

O que o Seguro Auto cobre?

O que o seguro auto cobre?A contratação de um seguro auto costuma gerar muitas dúvidas entre os consumidores.

Convidamos o nosso especialista e sócio-fundador da Minuto Seguros, Manes Erlichman Neto, para esclarecer algumas delas em formato de exemplos práticos.

Confira alguns aspectos que devemos levar em consideração na hora de contratar um seguro do carro:

Segurado embriagado que bate o carro. A seguradora paga o prejuízo?

Com a lei seca, cada vez mais a população está se conscientizando que não se deve dirigir depois de beber, então pode ter certeza que, se algum acidente acontecer, a seguradora não irá indenizar.
E é mais um argumento para as pessoas que saírem e beberem, não dirigirem, pois isso é o que a seguradora chama de: “Risco Excluído” – caso de acidente, onde o cliente agravou o risco.

O carro passou a noite fora da garagem e foi roubado. Precisava ter avisado a seguradora previamente? Não terei meu seguro pago?

Quando você vai contratar o seguro do automóvel a seguradora te perguntará uma série de questões: se é casado, solteiro, tem filhos, estuda e, várias delas serão sobre a utilização do veículo. Se você tem garagem na residência pagará menos no prêmio do seguro em relação a pessoa que não tem. Se acontecer um sinistro, a seguradora analisará se você realmente tiver uma garagem, não precisará ficar preocupado.
Agora, se a pessoa tem garagem e para na rua todos os dias na frente da casa, ela também não será indenizada.
Tem que ter muito cuidado para não ter dor de cabeça na hora da indenização e nunca responda erroneamente as perguntas apenas para obter um desconto no prêmio.

Carro com imposto ou parcela do seguro atrasado, ai acontece ou roubo ou acidente. A seguradora cobre?

Pagamento do seguro é obrigação primordial do cliente e em contra partida, a seguradora assume o risco. Se o cliente está em atraso, a seguradora analisará quantas parcelas o segurado já pagou e analisará até qual o prazo o segurado está coberto. Com isso, a seguradora decidirá se será o suficiente para a indenização ou o segurado assumirá os prejuízos sozinho.

Na minutoseguros.com.br recomendamos débito em conta para evitar esquecimentos ou, caso a seguradora só trabalhe com boleto, instruímos que, assim que recebê-los, já agendar todos os pagamentos.

E com relação a viagens ao exterior? Estamos cobertos para fazer uma viagem até Buenos Aires, por exemplo?

Muitas seguradoras já oferecem coberturas para o Mercosul, mas se ela não oferecer, poderá ser contratado um cobertura chamada “Extensão de Perímetro” para viagens na América do Sul.

Você pode contratar também, um seguro específico para o país que você vai viajar. Este adicional é conhecido como “Carta Verde”.

Manobristas batendo o carro de cliente. O que fazer?

Primeira coisa, buscar o ressarcimento com o dono do vallet ou restaurante para que ele assuma o custo, mas havendo dificuldade, acione a seguradora e deixe que ele cuide do restaurante, porque neste caso você, obrigatoriamente pagará a franquia de qualquer jeito.
No caso de roubo, não há pagamento de franquia – tenha isso sempre em mente.

Um(a) amigo(a) ou namorado(a) levou o carro e ele foi roubado ou houve um acidente. Serei indenizado?

A seguradora quando estipula o valor do seguro ela está mais interessada nos motoristas habituais do veículo: marido, mulher, filhos, motorista particular etc. Isso significa, as pessoas que utilizam mais vezes o veículo.
Condutores esporádicos, no caso um amigo que nunca anda com o seu caso,  não precisam ser especificados.

Mas atenção, é muito importante responder exatamente o que a seguradora perguntar, pois assim, ninguém ficará com dúvidas na hora de um sinistro.

Uma coisa muito importante, é que, uma imensa maioria das indenizações são pagas. O seguro de fato protege o segurado na maior parte das situações. O que a seguradora realmente não paga, são casos onde o segurado não informou corretamente as situações questionadas pela seguradora e, por outro lado, esta se sente no direito de arcar exatamente com aquilo que foi contratada para fazer.

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS