Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Quais os cuidados que devo ter com o carro no inverno?

frioO inverno chegou e não somos só nós que merecemos cuidados especiais, de modo a evitar resfriados, gripes e doenças por conta das baixas temperaturas. Os carros precisam de dedicação para não gerar problemas futuros, desde a hora de dar a partida até ficar parado no trânsito por panes desconhecidas. Carro no inverno merece muito mais cuidado do que você imagina!

O veículo, em temperaturas baixas, não trabalha da mesma forma que em períodos quentes, e pode ter danos no motor, na bateria e na ignição de motores flex, por isso, atente-se bastante aos detalhes que passam despercebidos no dia a dia. E acredite: eles contribuem até para segurança.

Veja uma pequena lista de itens que devem ser revisados constantemente durante o inverno.

Reservatório de gasolina sempre cheio

Em motores flex, que funcionam tanto com álcool quanto com gasolina, há um reservatório de gasolina que influencia na partida do carro. Com ele vazio ou pouco combustível, o carro pode demorar a ligar numa manhã muito fria ou em casos que ele ficou alguns dias parado. É importante sempre mantê-lo abastecido e com gasolina aditivada, mais qualificada e ainda ajuda na ignição do motor. Você não usará nem um litro para abastecer esse reservatório.

Atenção com a bateria do seu carro

Em tempos frios, naturalmente, a bateria tende a ter um desgaste maior. Esse tipo de equipamento precisa de uma amperagem alta para funcionar e em baixas temperaturas a capacidade de armazenamento fica comprometida. Por isso, mesmo que você não rode com o carro, ligue o motor, pelo menos, uma vez por dia por cerca de 10 minutos e dê leves aceleradas. Isso ajuda a bateria não arriar e não diminui a vida útil drasticamente.

Atente-se a calibragem dos pneus

Por conta do tempo frio, os pneus são afetados em sua pressão e podem rodar parcialmente murchos. Isso aumenta o consumo de combustível e os seus gastos. Sempre que for abastecer, verifique se a calibragem está correta de acordo com o número fornecido pelo fabricante. Além disso, como as ruas e estradas ficam mais úmidas por conta do mau tempo, se o pneu estiver careca, há o aumento do risco de derrapagem.

Palhetas de limpeza do para-brisa

Como são feitas de borracha, as palhetas ressacam com mais facilidade por conta do tempo frio. O ressecamento influencia diretamente na limpeza dos vidros, podendo causar riscos e sujeiras. A troca das palhetas deve ser realizada de três em três meses, normalmente. Consulte o fabricante para saber se o período não é diferente.

Reservatório de água do para-brisa

A neblina dos tempos frios carrega muita sujeira para o carro no inverno. E, por isso, é muito importante estar com o reservatório de água sempre cheio, de preferência misturado com algum detergente próprio, que auxilia numa limpeza mais eficiente.

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS