Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Cuidados para quem anda de carro só de fim de semana

 

anda de carro só de fim de semanaVocê anda de carro só aos finais de semana? Sabia que mesmo sendo novo, seminovo ou usado, esses veículos necessitam tanto de uma manutenção quanto os que rodam diariamente? Os problemas mecânicos e elétricos podem acontecer, mas por conta de outros motivos, como a própria falta de rodagem.

E, se você vai sair com ele no fim de semana e nota algumas diferenças, principalmente ao ligá-lo, saiba que alguns cuidados são necessários para sair dirigindo por aí. Um dos principais problemas é o fato do motor ficar desligado por muito tempo, causando o ressecamento em alguns componentes importantes.

Com o intuito de ajudar o pessoal que só pega o carro para o lazer desses dias, veja algumas dicas importantes para manter o veículo em perfeito estado.

Ligar o carro, pelo menos, uma vez na semana

O ato de ligá-lo durante a semana ajuda o motor a ser lubrificado, além de impossibilitar o arreio da bateria, problema muito comum em quem não usa o carro com frequência. Mantê-lo ligado por cerca de 10 minutos é o suficiente para evitar quaisquer danos nesse sentido.

Calibrar pneus sempre que for sair

Já falamos sobre esse tema aqui no blog, mas é sempre bom relembrar. Com o carro parado é muito mais comum que os pneus esvaziem facilmente, por isso, sempre que for sair, passe no posto e faça essa calibragem, evitando gastos excessivos de combustível. Acredite: calibrar o pneu uma vez por semana não é exagero, ainda mais quem não roda com o carro.

Atenção no escapamento

Não usar muito o veículo causa problemas involuntários, como no escapamento. A água presente na gasolina ou no etanol, deposita-se no sistema de escape e, com isso, o abafador pode sofrer corrosões e abrir um grande buraco no escapamento. Fique atento para não sofrer com esses danos. Leve o carro periodicamente para manutenções com o seu mecânico de confiança.

Cuidados básicos

Além do que citamos acima, há algumas precauções consideradas mais básicas, como, ao ligar o carro, ver se o painel de controle não apresentará nenhuma luz diferente das convencionais.

Lavá-lo quinzenalmente também evita riscos na pintura, que podem surgir por conta da poeira. Usar uma capa é uma ótima saída.

E mesmo que você não use o carro com frequência, faça as revisões no período determinado pela montadora, evitando surpresas desagradáveis.

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS