Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

CNH Digital passa a valer em um estado

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) digital foi lançada no dia 10 de outubro gratuitamente como forma de teste para o estado de Goiás. Já havíamos informado que ela estaria valendo a partir de 2018 para o Brasil inteiro, inclusive na CNH digital SP, mas ressaltando que haverá custos para a CNH Digital SP, assim como para todos os outros estados. Com esse documento, os motoristas terão um arquivo digital da CNH, alocado em um aplicativo para smartphones, além da carteira física atual. Os dois terão a mesma validade na apresentação em uma blitz, por exemplo.

Brasília – A nova Carteira de Habilitação (CNH) com o QR Code já implementado foi apresentada hoje (José Cruz/Agência Brasil)

A medida será interessante devido a facilidade e praticidade do mundo atual, rodeada de tecnologia. Atualmente, o documento precisa ser apresentado na forma original, ou seja,  impresso. Com a CNH Digital, quando houver a solicitação o motorista poderá apresentá-la a por meio do aplicativo de celular, sem ter que andar com a carteira de motorista física – essa é uma boa notícia para os esquecidos de plantão.

Algumas dúvidas são pertinentes quanto a essa iniciativa da CNH Digital SP e as mesmas dúvidas podem ser relacionadas a todos os outros estados.

Como tirar a CNH digital SP ou em outros estados

cnh digital sp

Para obter a versão digital, o motorista deverá ter a nova CNH, que contém um QR Code. Cada CNH contém um código específico que pode ser lido digitalmente no aplicativo. As carteiras de habilitação que foram tiradas desde maio de 2017 já oferecem esse serviço e esto aptas a trocarem pela versão digital, em fevereiro do ano que vem.

A CNH Digital SP ou de outros estados estará em um aplicativo fornecido pelo iOS (Apple) ou Android (Google). O aplicativo poderá ser baixado ainda esse ano, mas o cadastro do documento apenas na data informada anteriormente. Cada estado terá um tempo de autorização diferente, por isso, a partir do momento que houver autorização do uso da CNH digital SP ou de outros estados, faça um cadastro no Portal de Serviços do Denatran.

Certificado digital e a sua obrigatoriedade

Segundo o Denatran esse serviço referente ao certificado digital não será obrigatório. No entanto, esse documento digital vai possibilitar que o motorista realize operações pela internet e que todo o processo para obter a CNH digital seja feito onde quer que ele esteja. Caso o motorista não tenha esse certificado, ele terá que ir até o Detran de sua região.

A CNH digital será paga?

A cobrança de taxas para que a CNH digital SP ou de outros estados seja emitida ficará a cargo do Detran de cada região, segundo o Denatran. Eles que determinam hoje em dia o valor das taxas da CNH impressa e o mesmo irá ocorrer com a digital. Portanto, fique atento aos valores.

Qual o nível de segurança da CNH digital?

Por ser um documento tão importante e que está em um celular, algumas pessoas podem ficar receosas em caso de roubo ou furto do aparelho. Caso isso aconteça, o usuário deve bloquear o documento, de maneira prática pela internet. Se o motorista tiver o certificado digital, basta entrar no Portal de Serviços do Denatran e pedir o bloqueio imediato. Se não tiver o certificado digital, terá que comparecer até o Detran da região.

A CNH digital será obrigatória?

Não. De acordo com o Denatran, a CNH digital não será obrigatória, dependendo apenas da vontade do motorista de obtê-la ou não. A CNH impressa valerá tanto quanto a digital a partir da data estipulada. Não haverá um documento de preferência.

O Detran-SP ainda não estipulou uma data certa para que o sistema seja autorizado no estado, mas informou que até fevereiro tudo estará de acordo para que os motoristas possam utilizá-lo.

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS