Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

CET-SP já está monitorando a velocidade média dos veículos

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começou no mês de novembro a fiscalizar os condutores pela velocidade média dos veículos de um ponto a outro, ou de um radar a outro. Atualmente, isso ocorre em apenas algumas vias da cidade de São Paulo. Essa medida foi criada para diminuir esse “problema”, mesmo que ainda não serão aplicadas infrações por velocidade média.

velocidade média dos veículos

Em novembro a medida começou a valer apenas em algumas vias da cidade, como nas avenidas Bandeirantes, 23 de Maio e Marginal Tietê, na pista expressa, sentido Ayrton Senna.

A medida criada faz parte do Programa Trânsito Seguro, lançado na Semana da Mobilidade que ocorreu do dia 18 de novembro até o dia 25 do mesmo mês.

Os radares para executar a velocidade média dos veículos

velocidade média dos veículos - radar

Todos os radares que existem nas vias citadas foram atualizados com a capacidade de fazer essa medição. Além de fazerem o papel que já é aplicado a eles, de punir os motoristas que ultrapassam o limite de velocidade, eles também medirão a distância entre dois pontos, assim calculando o tempo que o condutor leva nesse espaço.

Como funciona o processo?

velocidade média dos veículos - como funciona o processo?

Para entender como essa medida funciona basta saber que existe um tempo mínimo, baseado na velocidade máxima permitida por lei naquele local para que um veículo consiga cruzar de um radar para o outro. Nesse trecho, quando o carro passar pelo primeiro radar, a placa dele será identificada e vai ficar armazenada no banco de dados do sistema. Quando ele chegar ao segundo radar, o sistema calcula quanto tempo o condutor levou de um radar para o outro. Caso o veículo passe antes do tempo mínimo, significa que ele estava acima da média durante esse espaço.

Existe multas para quem for pego?

velocidade média dos veículos - receberá multa?

Não. A legislação federal não permite que multas desse tipo de fiscalização sejam aplicadas. Os motoristas que forem identificados apenas vão receber uma carta com uma notificação de velocidade média acima do permitido, ou seja, não haverá multas e nem pontos na Carteira Nacional de Habilitação perdidos. Mas é bom lembrar que os radares continuam multando quem passa por eles acima da velocidade permitida.

Existe uma data limite para a medida?

Essa ação será permanente, seguindo, pelo meno,s até o fim do mandato do atual prefeito da cidade de São Paulo. João Dória.

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS