Aviso de radar não é necessário! Você sabia?

 

aviso de radar (Foto: Genésio Vieira/PRF-PB)

Já tomou uma multa e se perguntou: “Ué, mas onde foi isso? Nem vi o aviso de radar”. É… Talvez o questionamento tenha muito a ver com esse texto e com a resolução do Contran, aprovada há quase 5 anos e que muita gente não sabe.

Desde o final de 2011, não é mais obrigatório que radares, físicos ou móveis, tenham alguma placa de sinalização, avisando a proximidade. Essa lei derrubou uma resolução que havia desde 2006, obrigando que, juntamente com os radares, fossem instaladas placas avisando a aparição dos mesmos. No entanto, os equipamentos não podem estar escondidos, atrás de árvores, postes ou qualquer outro obstáculo que prejudique a visão.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Essa medida influenciou diretamente nos testes realizados com radares móveis, que desde a aprovação, são instalados em qualquer lugar de vias urbanas ou estradas, mesmo que não haja sinalização de velocidade. Atenção e ande sempre no limite para não passar por um desses e sofrer uma sanção.

O argumento usado para que essa medida fosse aprovada girou em torno da segurança, pois muitos motoristas se aproveitavam para acelerar e ficar acima da velocidade permitida em pontos não cobertos pelos radares.

Aproveite e veja os novos valores das multas tomadas a partir de novembro.

Foto: Genésio Vieira/PRF-PB

Um comentário em “Aviso de radar não é necessário! Você sabia?

  1. Os radares sao para educar os motoristas ,mas estao sendo usados para punicao e nao socio educativo,como por exemplo tirar placas de aviso sobre radar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *