Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Atenção: mudança no emplacamento de veículos

 

novas placas

A partir de 1º de janeiro de 2017, veículos zero quilômetro, veículos que estiverem passando por transferência de município ou de propriedade (particular) precisarão se adequar às novas placas e substituir as antigas pelo modelo usado em todo o Mercosul.

Essa mudança foi aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e passará a vigorar em todo território nacional. O órgão também menciona que todos os carros devem estar regularizados até 2020, independentemente da situação, sendo zero ou usado. O novo tipo de emplacamento já deveria ter ocorrido no começo de 2016, mas o Contran adiou a decisão.

A escolha por adaptar as placas se dá por alguns motivos, tais como: unificação das placas dos países do bloco e maior possibilidade de combinações.

O que vai mudar?

A partir de janeiro, as placas terão 4 letras e 3 números, diferente das 3 letras e 4 números atuais. Vale lembrar que a placa não seguirá uma sequência lógica, podendo misturar números e letras. O tamanho de 40cmX13cm permanece o mesmo.

A placa não será mais cinza

Outra mudança notável nas novas placas será a cor. O fundo deixa de ser cinza e passa a adotar a cor branca, tendo variações na cor da fonte. Para carros de passeios a cor será preta, para veículos comerciais, vermelha, carros oficiais será azul, carros em teste, verde, carros diplomáticos, dourado, e de colecionares, prateado.

Faixa azul na parte de cima da placa

A partir dessas mudanças, o nome do país será gravado numa faixa azul . Os nomes do estado e cidade, costumeiramente vistos nessa faixa de cima, serão alocados na parte direita da placa, juntamente aos respectivos brasões.

Dificuldade na falsificação

Nas letras e números haverá uma marca d’ água com o nome do país e do Mercosul gravados, assim, as falsificações serão bem difíceis.

Além dessas alterações, as placas do Brasil conterão uma tira holográfica do lado esquerdo, um código bidimensional com informações do fabricante, a data de fabricação do carro e número serial da placa. Essa tira também evitará falsificações.

(Foto: Reprodução/Denatran)

Fonte: Auto Esporte

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS