As diferenças entre motor turbo e aspirado

Com muitas opções no mercado, saber diferenciar alguns motores é importante para que o consumidor entenda um possível negócio que esteja fazendo, comprando um carro com motor turbo ou aspirado.

motor turbo e aspirado

Para começar, no que diz respeito à potência, saber divergir um motor comum, chamado de aspirado, muito potente, de um motor turbo com baixa cilindrada, é um bom início para falarmos no desempenho.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

O que é um motor turbo?

Primeiramente, uma das diferenças principais entre os dois motores é a cilindrada. Para ter a mesma potência, o motor turbo pode ter uma cilindrada menor, sendo um motor mais leve e de menor custo para a montadora, rendendo o mesmo desempenho.

Esse sistema aproveita os gases de saída, fazendo o eixo girar e, na outra ponta, apresenta uma hélice, comprimindo o ar e dando entrada para o motor funcionar e realizar a aceleração.

Por conta dessa operação, não há necessidade de aspiração do ar. O que acontece é um aumento de pressão dos cilindros, deixando-os mais cheios de uma mistura de ar e combustível para que o motor possa rodar.

O que é motor aspirado?

Motor aspirado é aquele responsável por aspirar o próprio ar e fazer a mistura de ar com o combustível que fica em seus compartimentos internos. Ele não tem necessidade de apoio ou sobrealimentação, como nos turbos ou compressores. O funcionamento acontece da seguinte maneira: o ar é aspirado conforme o movimento de descida do pistão, criando assim uma depressão na câmara de combustão. Essa depressão que é criada fica responsável pelo enchimento dos cilindros e funcionamento do motor aspirado.

Há algumas maneiras de dar mais potência para este tipo de motor, sem mexer no seu sistema de modo geral. Por exemplo, com a ampliação do sistema de escape e o uso de filtro esportivo. Mas, mesmo assim, é bom ressaltar que o ganho não é tão elevado quanto a potência de um motor turbo.

Afinal, turbo ou aspirado?

O motor turbo oferece mais eficiência, mas os aspirados têm um som mais limpo e também não demoram para que o sistema de sobrepotência entre em ação. A escolha entre um e outro depende, basicamente, depende do que esta sendo buscado.

E aí, já deu pra decidir qual a melhor escolha entre motor turbo e aspirado para o seu carro?

5 comentários sobre “As diferenças entre motor turbo e aspirado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *