Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Análise: seguro carro e a colisão no Detran-PR

O seguro cobre a colisão no Detran-PR?

Visando explicar um pouco mais sobre o universo dos seguros, começamos aqui no Blog da Minuto uma série de posts que vão analisar situações do cotidiano e apontar se a presença de um seguro cobriria os prejuízos causados.

No início deste mês, uma senhora de 81 anos se envolveu sozinha em um acidente após errar uma baliza na frente da sede do Detran-PR, em Curitiba, e bater com o carro no prédio do órgão.

Por pouco, a motorista não atropelou as pessoas que estavam na calçada. Partindo do princípio que ela tenha um Seguro Carro, a seguradora cobre os prejuízos?

Palavra do especialista*

Normalmente os seguros de automóvel são comercializados oferecendo a chamada “cobertura compreensiva”, que oferecem cobertura para os acidentes de trânsito.

Portanto, os danos causados no próprio veiculo segurado seriam indenizados por se tratar de um evento absolutamente imprevisto, aleatório e que não houve qualquer intenção de ser provocado pela motorista.

Já com relação ao patrimônio do Detran, a garantia que dá cobertura do evento é a chamada “responsabilidade civil facultativa veículos” – popularmente conhecida como “danos contra terceiros”.

Neste caso, o seguro irá cobrir os prejuízos de acordo com os valores contratados para esta garantia.

Analisando o vídeo, vale um conselho: analise bem o tipo de cobertura que você tem (ou terá) caso precise acionar o seguro, bem como os valores em caso de indenização. Com isso, você se resguarda em caso de prejuízos externos com pessoas, outros veículos e até estabelecimentos.

* Manes Erlichman Neto – Sócio Diretor da Minuto Seguros