5 carros nacionais que você provavelmente não conhecia

Há muitos anos, o carro já ganhou grande importância no mercado e no coração do brasileiro. Porém, mesmo tendo montadoras e modelos bem conhecidos, não é incomum andar por ruas e estradas e avistar carros nacionais bem peculiares e desconhecidos até então.

Gurgel_Itaipu_E150

Isso não se restringe apenas às montadoras que você nunca ouvir falar. Mesmo as mais tradicionais, como a Citroen e Fiat, por exemplo, podem apresentar raridades no que diz respeito a modelos, digamos, que não caíram no gosto popular.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Desde a chegada do primeiro carro no Brasil, um Peugeot, que – segundo relatos históricos – pertencia a Santos Dummont, os carros nacionais passaram por grandes transformações até chegarem ao que vemos hoje nas concessionárias. Por isso, não é incomum se você olhar um carro na rua e não saber nada sobre ele.

A lista foi baseada em modelos com pouquíssimo apreço popular, além, é claro, do conhecimento que as pessoas apresentam sobre os veículos. Pode ser que você, apreciador de carros, conheça toda a lista e não ache-a estranha. Mas, se você não é um aficionado, vai se surpreender com os carros nacionais que passam ou já passaram por nossas estradas.

E que tal aproveitar e fazer uma cotação para o seu carro? Andar com o seu bem protegido lhe dá mais segurança e tranquilidade. Cote com mais de 10 seguradoras e tenha diversas opções de planos e preços que se enquadram no seu perfil.

Fiat Oggi

oggi carros nacionais

Uma das montadoras mais tradicionais do país também pode oferecer carros nacionais desconhecidos – mesmo esse sendo, possivelmente, o modelo mais conhecido da lista. O Oggi foi o sedã do popular Fiat 147 e o seu lançamento tardio, em 1983, foi um dos motivos que o fizeram não emplacar.

A forte concorrência do Voyage e do Corcel também pesou na descontinuação do modelo, tornando-o menos conhecido.

Após dois anos do seu lançamento, foi substituído pelo Prêmio, uma versão menos estilizada do que seria o Uno.

Em pouco mais de dois anos sendo comercializado, o Fiat Oggi teve apenas 20.419 unidades vendidas. Um número bem abaixo, se pensarmos que o Onix, líder em comercialização nos últimos meses, vende, em média, 12 mil unidades por mês.

Citroen AX

OLYMPUS DIGITAL CAMERA carros nacionais

O pequeno hatch da montadora francesa também não caiu do gosto popular. O AX foi idealizado para as pequenas e estreitas ruas europeias, talvez um dos pontos influenciaram na pouca popularização. Ele era vendido via importação independente.

O seu design bem diferente dos carros nacionais que costumamos observar pelas ruas chama a atenção, mas a pouquíssima quantidade de unidades vendidas não nega que o Citroen Ax deveria estar na lista dos carros desconhecidos que já circularam pelo país.

Gurgel Itaipu

Gurgel_Itaipu_E150 carros nacionais

Outra montadora que fez muito sucesso há alguns anos atrás também teve um modelo para esquecer. O Itaipu tinha um conceito bem bacana: foi o primeiro carro elétrico do Brasil, produzido em 1974. O seu nome foi uma homenagem a usina, mas teve poucas unidades vendidas e não se popularizou.

O sistema não era tão moderno como os carros híbridos ou elétricos atuais, por exemplo, mas tinha garantia de 0 emissões de CO² na atmosfera.

Fiat Coupé

Fiat_Coupe_vl_blue

Outro modelo da tradicional montadora italiana, mas com um design mais esportivo. Foi idealizado pela Fiat no começo da década de 90 e chegou oficialmente ao país em 1995.

O seu estilo diferenciado e que remetia a uma Ferrari quase de imediato era o grande chamariz do veículo. A dianteira esportiva e a traseira com duas lanternas em cada lado marcou uma linha de modelos no Brasil. Mas, mesmo com todos esses atributos, o modelo não deslanchou e figura na lista dos carros nacionais menos conhecidos.

Suzuki Swift Sedan

Suzuki_SX4_Sport

Um dos primeiros japoneses a chegar no Brasil, o Swift foi um veículo que caiu no gosto popular dos jovens devido ao seu espaço e preço, razoavelmente, acessível.

No entanto, a versão sedã não teve o mesmo sucesso. Alguns indicam que a mescla de estilos não favoreceu o modelo. Mas, o que se sabe é que ele foi mais um dos carros nacionais que não tiveram aceitação pela população.

Conhecia todos os modelos da nossa lista? Qual você acrescentaria aqui? Deixe nos comentários, queremos saber!

 

2 comentários sobre “5 carros nacionais que você provavelmente não conhecia

    1. Rogério, tudo bem? O intuito da matéria não é mostrar carros que foram produzidos no Brasil, mas sim, veículos que já foram comercializados aqui, mas não tiveram boa aceitação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *