Carro fora de linha: devo vender agora ou esperar?

Com as constantes entradas e saídas de veículos dos portfólios das montadoras, fica difícil saber quando um carro fora de linha pode surpreender às pessoas. Recentemente, alguns modelos importantes, como o Ford Focus, Palio e Fluence saíram de linha. Esse último, inclusive, estava numa lista de 11 carros que saíram de linha em 2018. Por isso, não é incomum quando um modelo para de ser comercializado por uma montadora. No entanto, a dúvida de quem tem o carro sempre irá surgir: vender ou não vender? Eis a questão.

carro fora de linha

Há inúmeras questões que precisam ser analisadas quando um carro fora de linha surpreende o mercado. Por isso, para responder a pergunta de vender ou não vender o carro, há uma análise a ser percorrida.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Seguro para qualquer carro

Só que, independentemente da decisão que for tomada, mesmo que o carro esteja fora de linha, você não pode deixa-lo sem um bom seguro de carro. Essa é a única maneira de garantir a proteção do seu bem contra diversos imprevistos, como roubo e furto, perda parcial, perda total, assistência 24 horas e muito mais.

Conte com a Minuto Seguros, a maior corretora de seguro auto do Brasil, para cotar o seu seguro. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras que estão entre as melhores do Brasil. Para cotar é muito simples, basta preencher o formulário, clicando no botão abaixo. Se quiser, entre em contato com a gente diretamente pelo número 0800 882 0656. Um dos nossos consultores especialistas em seguro falará com você para explicar e achar uma proposta adequada ao seu perfil.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Agora, para quem quiser entender o que fazer quando o carro fora de linha te surpreende e você não sabe se vende ou se fica com ele, leia o nosso conteúdo para sanar todas as suas dúvidas. Às vezes, a resposta pode ser mais simples do que você imagina.

Carro fora de linha realmente perde valor de mercado?

Sim, isso de fato acontece quando um veículo fica fora de linha. Não somente com carros, mas a máxima vale para qualquer produto. Quando ele é descontinuado, naturalmente, há perda da percepção de valor de mercado. Isso significa que ele perderá valor, sim, no momento que for anunciado que ele está fora de linha.

Mas, mais do que a desvalorização – já que ela iria acontecer naturalmente, assim como ocorre com todos os veículos – é importante saber o quanto o carro perderá de valor. Para isso, há uma série de fatores que precisam ser levados em consideração. Mas, no geral, carros de entrada, com preços mais baixos e poucos acessórios, perdem menos valor, pois sempre foram produtos mais acessíveis às pessoas.

volskwagen apollo Carro fora de linha: devo vender agora ou esperar?

Outro exemplo de carro fora de linha que pode perder valor de forma mais lenta é com relação às montadoras e fabricantes. Marcas que deixam de operar no país ou que não tenham tanto renome, influenciam negativamente dessa desvalorização. Mas, caso o veículo seja de uma montadora de renome, com estrutura consolidada no país e uma rede grande de assistência, a tendência é que essa desvalorização seja menor. Isso também vale para veículos que foram muito populares e vendidos em grandes escalas, como é o caso do Palio. Esse tipo de veículo, mesmo com a descontinuidade, não perde tanto valor por ter saído de linha.

Já modelos específicos, de coleções únicas, cores bem diferentes, muitos acessórios e preços mais caros, estão mais propensos a perderem valor de forma maior e mais rápida. A JAC Motors, por exemplo, que chegou no Brasil há pouco tempo, relativamente, descontinuou vários carros e a perda de valor foi grande entre os modelos.

Pode haver efeito contrário se o carro fora de linha for muito desejado?

Não é comum, mas já há registros de alguns casos que ocorreram de terem ocorrido o reverso. Ou seja, o carro fora de linha se tornou objeto de desejo e não houve desvalorização. De quebra, ainda aumentou o preço.

Toyota Corolla Fielder rear Carro fora de linha: devo vender agora ou esperar?

O veículo em questão é o Toyota Fielder, que era uma versão em formato de perua do Corolla, fabricada entre os anos 2004 e 2008. Quando a montadora anunciou que o veículo não seria mais fabricado, houve grande disputa pelas últimas unidades. Foram tantas e tantas pessoas atrás do modelo que a Toyota, ao invés de baixar o preço, aumentou! Até hoje o modelo é procurado, inclusive, com preços maiores até que as versões mais novas do Corolla. Pode ser que um carro fora de linha nem sempre seja sinônimo de perda de dinheiro. Mas, não é simples que isso aconteça.

Mas, eu devo vender o carro fora de linha ou ficar com ele?

Isso vai depender muito de você e do seu gosto pessoal pelo carro. A primeira coisa que você deve pensar ao ver o carro fora de linha é que haverá desvalorização. Isso ocorre independentemente de ele ter saído de linha ou não. Carros não são investimentos, pois não aumentarão de valor com o passar do tempo.

Se você gostar muito do carro, ele estiver bem conservado e, para você, ele ter ainda um bom tempo de vida útil, por que não continuar com ele? Analise se será fácil de encontrar peças de reposição, se o valor do seguro ficará maior ou não e se terá assistência da montadora em revisões e manutenções. Isso também é importante.

Agora, se o modelo for muito especifico, você não estiver satisfeito com o carro, a fabricante não ter uma boa assistência para reposição e a tendência é que o carro suma de vez com o passar dos anos, a melhor alternativa, e fato, será vender.

Podemos fazer um comparativo usando modelos que saíram de linha recentemente. O Palio, por exemplo, é um veículo que não necessita de uma revenda imediata, pois a Fiat ainda oferece excelentes opções de manutenção, reposição de peça, o carro foi muito vendido na história do Brasil… enfim, há muitos pontos positivos.

Palio_branco

Já o J6, da Jac Motoros, talvez não seja uma boa opção para se manter, caso você tenha o carro. A montadora está focando o seu portfólio de modelos em SUVs, por isso, descontinuou vários carros. Além de não ser uma marca consolidada no Brasil, a extinção de alguns modelos pode dificultar na busca por peças. Isso sem contar a manutenção, revenda e afins.

Ficou com alguma dúvida sobre carro fora de linha? Mande a sua pergunta aqui nos comentários que iremos te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *