1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

Calcular Seguro do Carro: entenda como calcular o valor do seu seguro

coberturas adicionais no seguro auto

Quer tirar suas dúvidas sobre como calcular o seguro do carro? Então você está no lugar certo. Na matéria de hoje vou explicar como fazer esse cálculo e os fatores que fazem o valor subir ou descer.

Antes de calcular um Seguro Auto, deve-se entender, primeiramente, que ele não possui um preço fixo. Hoje você realiza uma cotação de seguro e ele pode custar um valor, no mês seguinte esse preço já deve estar diferente. Essa dinâmica de preço do Seguro Auto se dá, principalmente, por conta dos fatores que são levados em conta na hora da mensuração do preço.

Por isso, mesmo em condições muito parecidas, o preço do seguro pode variar para mais ou para menos. Para ficar mais claro, imagine a seguinte situação: você e seu vizinho possuem o mesmo modelo de carro, mas ele já teve um sinistro e possui um condutor adicional na apólice.

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez.
COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Diante desse cenário, dificilmente as seguradoras cobrariam o mesmo preço de ambos. Para saber mais sobre os fatores que são usados no momento de calcular um Seguro de Carro, veja o nosso texto abaixo.

Como saber o valor do seguro de um veículo?

Para saber o preço de um seguro para o seu carro é necessário realizar uma cotação com uma corretora de seguros, como a Minuto Seguros, ou em uma seguradora. Dessa forma, será possível seguir as etapas e saber o valor do seguro para o seu veículo.

O que é levado em consideração no cálculo do seguro auto?

Diferente do que muitos pensam, na hora de calcular o preço do seguro auto, não é apenas o modelo do carro que é levado em conta. Como existem muitos fatores analisados pelas seguradoras, listamos abaixo os mais preponderantes.

  • Modelo do veículo

Esse é um dos motivos que trazem variação do preço de seguro. Carros de maior valor têm a tendência a terem preços de seguros mais altos. Veículos que estão fora de linha também costumam ter seguros mais caros do que automóveis que ainda são comercializados pelas montadoras por conta da dificuldade de encontrar peças.

Ainda sobre o veículo, outras informações são relevantes para a precificação do seguro, como o ano do carro, a marca, o modelo, se ele não for zero, qual é a quilometragem atual etc.

  • Região de circulação

Alguém que circula em uma região onde a criminalidade é alta, provavelmente, terá um custo de seguro mais elevado do que pessoas que circulam em regiões com baixo índice de criminalidade. Isso acontece porque as seguradoras entendem que há maior chance de um automóvel ser roubado ou furtado em um local onde a sinistralidade é alta. 

Outros dados que também têm a ver com a utilização do carro influenciam bastante no preço do seguro, como a quilometragem rodada por mês, qual é o CEP de maior rodagem, qual será o CEP de pernoite, se o carro vai passar a noite na rua, se em garagem (coberta ou descoberta), além de como o carro é utilizado, seja para lazer, somente aos finais de semana, diariamente para ir ao trabalho, uso comercial etc.

  • Perfil do condutor principal

O perfil da pessoa que está fazendo o seguro e irá dirigir o carro a maior parte do tempo é um dos principais fatores no momento de cotar o seguro, pois várias informações são levadas em conta, como a idade, sexo, estado civil, onde mora, estuda ou trabalha. Um condutor jovem, com pouco tempo de carteira de motorista, por exemplo, tem a tendência a ter o seguro mais caro do que um motorista experiente. 

  • Coberturas escolhidas

Ao escolher as coberturas para o seu veículo, tenha em mente que elas impactarão o preço final. Quanto mais coberturas escolher, maior será o preço do seguro, porém, mais protegido você vai estar.

No momento de escolher as coberturas, opte por aquelas que fazem sentido para o seu perfil e para deixar sua proteção completa de acordo com as suas necessidades. 

  • Índice de Roubo dos Veículos

A SUSEP tem um índice chamado IVR (Índice de Veículos Roubados). No momento da cotação de Seguro Auto, ele também é levado em consideração. No Brasil, existem carros que a taxa de roubo é muito maior do que a de outros, principalmente, por conta da facilidade da venda de peças. Dessa forma, um automóvel que é considerado maior alvo de criminosos tem maior chance de ter o seguro mais caro do que um veículo que possua o IVR baixo. R$ 1.463,37 

Veja uma simulação de valores de seguro auto

Abaixo, trouxemos uma tabela de cotação de seguro com alguns exemplos com perfis diferentes para que seja possível analisar a diferença de preço, levando em conta alguns dos fatores listados acima, como o local de residência e o gênero.

 Detalhes da cotação

  • Capitais: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Recife (PE), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Vitória (ES) e Salvador (BA).
  • Seguradoras: Azul, Alfa, Aliro, Allianz, Bradesco, HDI, Itaú, Ituran, Liberty, Sompo Seguros, Mapfre, Mitsui, Porto Seguro, Tokio Marine, Zurich e Youse.
  • Perfis: Homem e mulher, 35 anos, casado(a).

*As cotações utilizadas no texto são as de menor valor dentro dos perfis cotados com as seguradoras.

Como fazer uma cotação de seguro auto online?

Realizar a cotação de um seguro para o seu carro é bem simples. Primeiramente, você precisa tratar deste assunto com um profissional da área ou com uma empresa que tenha autorização da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) para comercialização de seguros, assim como a Minuto Seguros

Para fazer uma cotação na Minuto Seguros é bem fácil e rápido! Somos uma empresa multicanal, ou seja, você tem diversas possibilidades de cotação de seguro para o seu veículo. Você pode preencher um formulário em nosso site clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligar gratuitamente para o número 0800 773 3000

[addtoany]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.