4 cachoeiras no Brasil para conhecer e se encantar

Para os viajantes que possuem espírito de aventura, existem diversas atividades para fazer em nosso território. Entre elas, as trilhas em meio as matas destacam-se no momento de selecionar qual passeio será feito. E nada melhor do que finalizar uma aventura como essa com um mergulho refrescante. Para nossa sorte, existem diversas cachoeiras no Brasil para serem exploradas. Portanto, confira a lista que fizemos com os melhores destinos.

cachoeiras no Brasil

Nós já falamos em outros textos sobre diversas atividades radicais que são possíveis de realizar em nosso país. Dessa forma, caso você tenha interesse em fazer escaladas, saber sugestões de lugares para pescar ou até mesmo quais são as melhores praias para surfar, saiba que tudo isso pode ser aproveitado de uma maneira inesquecível, sem precisar fazer uma viagem internacional.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Seguro viagem

Contudo, é importante lembrar que esse tipo de roteiro de viagem expõe o viajante a certos riscos. Portanto, a contratação de um seguro viagem, para garantir que tudo correrá bem, é essencial. Nunca sabemos quando podemos precisar de um atendimento médico ou até mesmo se vamos sofrer um extravio de bagagem. Por isso, garanta a sua proteção fazendo uma cotação com a Minuto Seguros antes de partir.

Para cotar, basta preencher nosso formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO VIAGEM

Agora, com o seguro contratado, você pode planejar a viagem e definir o destino com mais tranquilidade. Continue lendo para saber quais são as melhores cachoeiras no Brasil.

Cachoeiras no Brasil

Cachoeira da Fumaça, Bahia

cachoeira no Brasil - Cachoeira da Fumaça

Inegavelmente, essa é uma das cachoeiras no Brasil mais populares entre os aventureiros. Além disso, ela ainda está localizada na cidade do Vale do Capão, dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia.

A gigante Cachoeira da Fumaça possui incríveis 340 metros de altura de queda d’água. Por isso, diferentemente do que imagina-se, dificilmente a água chega ao solo. Isso acontece porque a fina cortina de água que despenca no paredão vai se dispersando. Assim, não há volume de água suficiente pra completar a queda.

Existem duas possibilidades de trajetos para conhecer o destino. Uma delas é voltada principalmente para os aventureiros mais radicais e insanos. Trata-se de uma trilha de 20 quilômetros, com duração de três dias, repleta de subidas, descidas e obstáculos a serem enfrentados. Mas também existe a opção para quem está em uma pegada mais “light” do passeio. Assim, para essas pessoas, é possível pegar a trilha de acesso ao topo da cachoeira. São apenas 6 km de percurso – sendo que uma parte pode ser feita de carro e outra a pé.

COTE SEGURO VIAGEM PARA BAHIA

Cachoeira do Tabuleiro, Minas Gerais

cachoeiras no Brasil - Cachoeira do Tabuleiro

Outra cachoeira que se destaca na imensa lista que o Brasil possui é a Cachoeira do Tabuleiro. Ela foi considerada pelo Guia 4 Rodas como a cachoeira mais bonita do país por dois anos consecutivos. Sua localização exata é em Conceição do Mato Dentro, no Parque Estadual Serra do Intendente

Além da beleza, outro motivo que faz dessa cachoeira um destaque é a sua altura. Afinal, são 273 metros de queda d’água no meio de uma imensa parede de pedras. A Cachoeira do Tabuleiro é a maior do estado de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil.

Para conhecer o destino, é preciso ter disposição, apesar do acesso não exigir que se passe por caminhos tortuosos. Afinal, o trajeto dura aproximadamente uma hora e meia. O lugar fica aberto para visitas das 7h às 16h. Além disso, vale destacar que a caminhada até a cachoeira deve ser feita com o acompanhamento de guias locais e há controle do número de visitantes por dia. O máximo permitido é de 150 pessoas.

COTE SEGURO VIAGEM PARA MINAS GERAIS

Cachoeira de Santa Bárbara, Goiás

cachoeiras no Brasil - Cachoeira de Santa Bárbara

Partindo para a região Centro-Oeste na procura das melhores cachoeiras no Brasil, encontramos a Cachoeira de Santa Bárbara. Certamente, podemos dizer que o principal atrativo deste destino são suas belas águas azuis-esverdeadas e cristalinas.

Diferentemente das outras cachoeiras no Brasil citadas anteriormente, a altura não é o foco no caso da Santa Bárbara. São apenas 30 metros de queda d’água. Assim, existe um ar de paraíso nesse destino escondido no meio do Cerrado brasileiro.

Para acessar esta cachoeira, o viajante precisa percorrer seis quilômetros de caminhada. É recomendável contratar um guia para ajudar no passeio e garantir que tudo correrá bem. Geralmente, alguns jovens da comunidade cobram R$10,00 por cada pessoa ou R$50,00 por grupo, em média. Embora o caminho não possua muitos obstáculos, ele é todo percorrido debaixo do sol. Portanto, é preciso levar água e ter disposição para concluir.

COTE SEGURO VIAGEM PARA GOIÁS

Cachoeira de São Romão, Maranhão

Cachoeira de São Romão

Para encerrar nossa lista, nenhuma opção é melhor do que a Cachoeira de São Romão. Ela faz parte do conjunto de belas cachoeiras no sul do Maranhão. Aliás, está localizada a 70 quilômetros de Carolina, cidade muito conhecida por todo o estado.

Pertencente à Chapada das Mesas, que foi denominada como um parque nacional em 1995, este lugar abriga um cenário surreal composto de diversos morros com formatos pitorescos, inúmeras nascentes de água potável e uma fauna e flora bem diversificada. A Cachoeira de São Romão, que possui 35 metros de altura, é uma das maiores dentro do parque.

Contudo, para conhecer a beleza única desse lugar, é importante atentar-se a alguns pontos. O viajante vai precisar de um carro com tração 4×4, por conta do difícil acesso, o que deixa o passeio ainda mais emocionante. Além disso, é aconselhável estar acompanhado de um guia para passar pelos obstáculos sem se perder pelo caminho.

COTE SEGURO VIAGEM PARA MARANHÃO

Essas são as principais cachoeiras no Brasil para conhecer. Se houver dúvidas, deixe nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *