Bobina de ignição com defeito: como isso afeta o carro?

bobina de ignição

Quer entender mais sobre Bobina de ignição? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra tudo sobre a importância dessa peça para o funcionamento do carro e o que fazer para saber se a bobina de ignição está ruim.

A mecânica do carro é bastante complexa e, por menor que seja a peça, a falha no funcionamento pode gerar grandes problemas. A bobina de ignição com defeito é um exemplo emblemático disso.

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Os sintomas mais comuns perceptíveis são: carro gastando além do normal, com falhas ou ruídos agudos e com desempenho abaixo do esperado – esse último motivo também pode ser por conta do combustível adulterado.

A complexidade dos problemas nas bobinas de ignição precisa ser compreendido pelas pessoas, afinal, é uma peça delicada e, por menor que seja o defeito, os danos causados são grandes.

Aproveite nosso conteúdo e entenda como a bobina é super importante e garante a segurança do carro e a tranquilidade da pessoa que estiver conduzindo.

O que é a bobina de ignição

A função da bobina de ignição é transformar a tensão da bateria na alta tensão necessária para formação da centelha. Ao criar essa tensão, ela é transferida para as velas de ignição, onde são produzidas as faíscas que realizam a combustão e, consequentemente, o funcionamento do motor.

Por ser uma peça bem delicada, qualquer trinca ou leve quebrado nas torres, especialmente nos pontos que fazem a conexão dos cabos, provocam a fuga de corrente e prejudicam a bobina de ignição.

Essa peça foi passando por alguns aperfeiçoamentos no decorrer dos anos. Uma das principais foi a de que nos modelos mais novos, a bobina perdeu o formato cilíndrico, que quase sempre estava na cor laranja. Recentemente, a peça passou por algumas modificações e, atualmente, tem variados tamanhos e formatos.

Como funciona a bobina de ignição

De forma mais detalhada, o funcionamento ocorre da seguinte maneira:

  • Ela recebe um valor de tensão de 12V da bateria e se transforma em alta tensão que pode variar entre 8 kv  e 40 kv.
  • Essa tensão é transferida para as velas de ignição são produzidas faíscas necessárias para combustão
  • Essa queima da mistura de ar/combustível gera energia para o carro se movimentar.

Como você pode notar, a bobina de ignição com defeito pode ser mais grave do que o imaginado, afinal, é uma peça fundamental para o funcionamento do carro.

É importante lembrar que as velas de ignição trabalham em condições extremas, por isso fique atento para saber quando trocá-las.

Principais sintomas de defeito na bobina de ignição 

Praticamente todos os carros contam com uma bobina de ignição, peça responsável por distribuir a corrente para as quatro velas. No entanto, quando a corrente chega com irregularidade às velas, você deve se atentar, pois esse é um grande sinal de que a vela está com defeito.

Atenção, bobina de ignição com defeito não é algo simples e o problema precisa ser resolvido o mais rápido possível. Alguns dos sintomas mais comuns podem ser facilmente identificados como você pode ver abaixo:

  • Tiros no escapamento quando o veículo está contrabalançando – esse problema acontece quando o combustível que não é utilizado passa a ser emitido por meio do sistema de escape, e é facilmente identificado pela presença de fumaça preta saindo do escapamento e cheiro forte da gasolina.
  • Falhas na partida do carro, principalmente quando o veículo está frio pela manhã – esse defeito acontece entre o distribuidor e as velas de ignição. O motor começa a falhar por causa de uma ou mais velas que não recebem a quantidade necessária de carga. Diante disso, o carro não pega de primeira.
  • Motor engasgado – outro sintoma de que as bobinas podem estar com problemas. Caso o veículo comece a engasgar regularmente no momento da partida ou em altas velocidades é um indicativo bem forte de que você precisa levar o carro para revisão. Além disso, ele também pode apresentar vibração quando está em ponto morto ou simplesmente parado no farol

Esses são alguns dos principais sinais de que você está com problema na bomba de ignição. Não se esqueça: na dúvida, leve o carro a um mecânico de confiança.

O que verificar além da bobina de ignição com defeito

Caso você precise encostar o seu carro no mecânico para trocar as bobinas de ignição, lembre-se de verificar outros itens, como:

  • Tensão alta do alternador;
  • Potencial de massa ineficiente;
  • Velas de ignição com desgastes;
  • Cabos supressores;
  • Conexões com zinabre;
  • Módulo de ignição;
  • Curto circuito nos enrolamentos da bobina;
  • Trincas na peça.

Tudo isso é fundamental para que o veículo não volte a apresentar problemas em um curto espaço de tempo após a manutenção.

Quando trocar a bobina de ignição

bobina de ignição - O que é e qual a função da bobina de ignição?

A bobina de ignição não é uma peça que costuma dar problemas com facilidade. O item original pode durar mais de 200 mil km. Entretanto como qualquer outra peça do carro, ela também necessita de manutenções preventivas.

A vida útil da bobina de ignição pode ser reduzida devido às más condições de uso do veículo e da falta de revisões nas velas de ignição, cabos supressores e alternador.

Durante essas manutenções preventivas, é indicado que as velas sejam trocadas a cada 20 mil quilômetros. Além disso, uma análise sobre os cabos de vela e dos bicos injetores é recomendada. Isso ajuda a prolongar o tempo de vida útil da peça, mesmo que ela seja grande.

Quanto custa a troca da bobina de ignição

O preço para realizar a troca da bobina varia bastante dependendo do tipo de veículo e da marca da bobina utilizada. Já o custo da mão-de-obra tem pouca variação, pois, em média, não passa de R$40 a R$80. Já o preço médio da peça pode ser de, mais ou menos, R$160 para um Renault Logan 1.6, chegando a R$420, em média, para um Kia Picanto 1.0.

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E então, entendeu tudo sobre problemas na bobina de ignição? Se você ainda tiver dúvidas, deixe nos comentários, vamos ficar felizes em ajudá-lo! E não se esqueça de proteger seu veículo para evitar dores de cabeça.

18 comentários sobre “Bobina de ignição com defeito: como isso afeta o carro?

  1. Boa tarde meu carro e um vectra ano 2000, onte ao sair o carro estava normal de repente começou a tremer e desligar, dei um tempo de 10 minutos liguei de novo ai o motor começou a fazer um barulho estranho e sem força oque pode ser,e bobina

  2. tenho um palio 98 e ele começou a acender a luz de injeçao e o motor parecia que ia arrancar de tanto que balançava.troquei os cabos de vela e por hora ta tudo normal;

  3. Boa tarde, eu tenho um CELTA modelo 2005, 1,0.Esse carro vem me dando muita canseira, pois ele esta com um problema que mecânico nenhum resolve. Meu carro tem vez que custa a pegar, pode ser estando quente ou frio, ele custa a pegar. Já levei em vários mecânicos e nenhum conseguiu descobrir o sinistro. Já fizeram o rastreio da injeção e está tudo ok. Troquei cabos de velas, velas e fizeram até limpeza de bico e limpeza de tbi . Não sei mais o que fazer, as vezes acontece de sair da oficina e o problema aparece novamente. Pra piorar, quando eu faço uma viagem bem longa e se caso eu precisar de parar em um engarrafamento, o carro desliga sozinho, só acende as luzes do painel e depois o carro costuma a não querer pegar mais. Só acontece isso quando estou em lugar onde não tem muito recurso ou não tem mecânico por perto. Gostaria de uma opinião de vcs, o que eu deveria de fazer nesse caso ou se vcs já viram um caso desse parecido. Responde ai, por favor!!! Obrigado.

    1. Alexandre, como vai? Realmente, é um problema bem específico e que fica muito difícil passar um diagnóstico. A nossa indicação é levar até uma concessionária para que os próprios mecânicos da Chevrolet possam olhar o carro.

  4. Boa Tarde
    Tenho um C4 Lounge que há algum tempo vem me dando problema com perda de potência. Levei na autorizada Citroen e eles não encontraram o defeito. Agora achei um mecânico próximo da minha casa que descobriu o que esta acontecendo. A bobina de ignição esta toda enferrujada e as velas gastas. Ai surgiu um novo problema. O mecânico disse que tem que trocar por peças originais (a saber da marca Delphi), que são muito caras, Ele disse que fica R$2600,00 o jogo, mas eu encontrei bobinas da Bosch por R$1000,00 e ainda ganho o jogo de velas. Na descrição do produto diz que serve para meu carro e bate com o ano e modelo. O mecânico disse que só vai ficar bom se eu usar os originais. A minha maior duvida é se as bobinas da Bosch ou de outra marca terá a mesma eficiência.

    1. João, tudo bem? A indicação, sempre, é de uso de peças originais para que o carro funcione perfeitamente e não venha dar nenhuma problema.

  5. Então, tenho um GOL G2 1.0 16 Válvulas MI
    Levei ele em um lavador e o primeiro estrago foi água no TBI.
    Troquei o TBI. Agora o carro estava rateando muiiiiiiito.
    Mas achei o defeito: era o rotor do distribuidor! Troquei e passou!
    Agora ainda rateia, mas pouco e em alguns momentos além de dar os famosos tiros no cano de descarga, também poucos e em alguns momentos.
    Recentemente também tive problemas com vazamento de óleo onde ficam as velas. Removi o vazamento e troquei as velas.
    Mas o problema do rateamento e do estouro no cano e algumas falhas continuam!
    Será que pode ser a bobina?

    1. Carlos, como vai? Podem existir muitas causas para este problema. Por isso, você deve junto com seu mecânico de confiança, verificar as condições da bobina para saber se ela pode ser a causa deste problema.

  6. Um detalhe: o carro NÃO está fraco. A potência está normal! Só as rateadas, falhas e tiros no escapamento mesmo. Poucos mas incomoda bastante!

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