Entenda a diferença entre rastreador, localizador e bloqueador

Quer entender a diferença entre rastreador, localizador e bloqueador veicular? Nesse artigo, você encontra as principais características de cada um. Confira!

GettyImages 1283998246 1 Entenda a diferença entre rastreador, localizador e bloqueador
driver using direction navigation on GPS map on the screen of mobile smartphone in the car

Com o alto índice de roubos de carros no Brasil, proteger o seu bem — para evitar transtornos e uma perda significativa no patrimônio — é tão necessário quanto indispensável. Nesse contexto, equipamentos como o rastreador, localizador e bloqueador, que auxiliam na busca pelo veículo roubado, são ferramentas essenciais, sendo comumente solicitadas pelas próprias seguradoras.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Embora não seja uma regra, instalar um rastreador, bloqueador ou localizador no carro pode, inclusive, reduzir o preço total do seguro. No entanto, ainda hoje muitas pessoas têm dúvidas sobre a real diferença entre esse tipo de equipamento de segurança. Pensando nisso, neste post explicaremos o funcionamento de cada um, diferenças e vantagens.

 

Qual a diferença entre rastreador, localizador e bloqueador?

Considerando algumas questões de segurança pública no Brasil, o aumento de roubos de carros faz com que o mercado de automóveis se atualize no sentido de proteger o patrimônio dos cidadãos.

Justamente por isso, hoje em dia é possível encontrar uma série de soluções para garantir a segurança dos veículos por meio de tecnologias de rastreamento veicular. Portanto, se você tem dúvidas sobre as diferenças entre as funções desse tipo de ferramenta, descubra, a seguir, o que significa cada um dos componentes.

Bloqueadores

O mais simples dos três equipamentos, o bloqueador para carros é um dispositivo que pode ser utilizado para travar o veículo e impedir que ele se movimente sem a permissão do proprietário, por exemplo. A principal diferença é que, neste caso, ele não disponibiliza detalhes sobre a localização do veículo.

Na prática, quando o indivíduo é vítima de roubo ou furto, as seguradoras emitem um comando de bloqueio por radiofrequência, fazendo com que o veículo seja imediatamente bloqueado através do corte de fornecimento de combustível. Para tanto, é necessário que o carro esteja dentro da área de cobertura da transmissão.

Localizador

Como o próprio nome sugere, o localizador de carros é um dispositivo cuja função é determinar a localização de um automóvel de forma tão precisa quanto possível, seja ele um carro, moto ou caminhão.

Porém, a localização fornecida pelo aparelho é normalmente menos precisa, pois o sistema utiliza técnicas de radiofrequência, o que limita as áreas de cobertura em regiões metropolitanas ou cidades pontuais.

Neste caso, portanto, o alcance é prejudicado, sendo os dados fornecidos de maneira imprecisa. Ademais, o localizador também pode contar com a função de bloqueio do veículo. Por isso, é um dispositivo útil e muito utilizado.

Rastreador

Diferentemente dos outros dispositivos, o rastreador é um equipamento mais sofisticado e oferece uma solução mais completa. Em geral, esse tipo de modelo mostra onde o veículo está de maneira mais precisa, além de todo o trajeto percorrido pelo carro.

Isso pode ser especialmente útil em casos de furto ou roubo, já que a central de rastreamento recebe o sinal de localização dos automóveis em tempo real e de maneira constante.

O rastreador utiliza receptores de sinais de rede de celulares (GPRS) e um modem de celular. A partir desse tipo de tecnologia, fica mais fácil a transmissão dos sinais do veículo, bem como a localização precisa do perímetro em que ele se encontra.

Como funciona o rastreador com seguro auto?

Ao contratar um seguro auto com serviço de rastreamento veicular, fica mais fácil a localização e recuperação do carro em caso de furto ou roubo. No entanto, além disso, em caso de eventualidades no trânsito, o segurado tem a segurança de que eventuais danos sofridos serão devidamente reparados.

Cabe destacar que, quando um veículo é roubado e não é possível fazer a recuperação do bem, o segurado tem direito a ser integralmente ressarcido no valor do bem. Prevista nas apólices de seguro, essa garantia tem como finalidade possibilitar a compra de um novo veículo em caso de furto ou roubo sem que ele seja devidamente localizado.

Por outro lado, quando há um seguro auto com rastreador, a taxa de sucesso de localização é bastante elevada, o que significa que os veículos normalmente são encontrados com facilidade. Neste caso, havendo danos no carro, o valor indenizatório devido corresponderá ao prejuízo registrado, mediante pagamento da taxa de franquia.

Vantagens do rastreador veicular

Utilizar um rastreador veicular pode oferecer tantas vantagens em situações específicas, que o seu uso é amplamente recomendado. Quer saber mais sobre algumas delas? Então, confira a seleção que preparamos sobre os benefícios do uso deste equipamento:

Suporte em casos de roubos e furtos

Como vimos, no caso de roubo ou furto de um carro, a seguradora é automaticamente acionada a fim de tentar localizar e recuperar o bem imediatamente. Em geral, veículos que possuem uma proteção com o serviço de rastreamento tem até 98% de chance de serem recuperados pela força de segurança pública.

Auxilia na segurança pessoal

Além de roubos de carros, a prática de sequestros relâmpagos cresceu de maneira significativa nos últimos anos. Nos grandes centros, esse tipo de crime é bastante comum e tem como alvo pessoas que podem se tornar vítimas de extorsão. Nesse sentido, o rastreador conta também com uma outra funcionalidade interessante para a segurança pessoal: o botão de pânico.

Além de rastrear mais rapidamente o bem, a central de monitoramento da seguradora recebe sinais silenciosos em caso de perigo. Outra tecnologia que também ajuda a garantir maior segurança pessoal é a chamada “cerca eletrônica”, que estabelece um perímetro mais seguro para o trânsito do veículo segurado. Ao ultrapassar a faixa de segurança, o condutor é alertado via e-mail ou SMS.

Permite ouvir o que acontece dentro do carro

Dependendo do modelo do rastreador e da tecnologia empregada nele, alguns equipamentos possibilitam às companhias de seguro monitorar o que está se passando dentro do carro. Em uma eventual circunstância de perigo, por exemplo, os profissionais identificam o risco e acionam o policiamento para agir, especialmente em caso de sequestros onde o consumidor ficou impossibilitado de acionar o botão do pânico.

Deixa o seguro auto mais barato

Como destacamos brevemente, o rastreador veicular com seguro auto é uma forma de deixar o valor do seguro menor. Isso acontece porque esse equipamento auxilia na busca e recuperação do bem furtado ou roubado. Justamente por isso, as empresas seguradoras oferecem descontos que, em geral, podem chegar até 30% do valor normal da proteção, já que há menor risco de roubos em que não é possível recuperar o bem.

Agora que você já sabe as principais diferenças entre rastreador, localizador e bloqueador, que tal fazer uma cotação de seguro auto? Assim, você evita situações de perigo e ainda protege o seu patrimônio contra acidentes de trânsito.

Preencha nosso formulário ou ligue gratuitamente para 0800 882 0656 e fale com um consultor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *