Seguro cobre batida? Veja as batidas cobertas no seguro auto

Imagem de duas pessoas olhando uma colisão entre carros.
Quer saber tudo sobre as coberturas do seguro em caso de batida? Então você está no lugar certo. Veja tudo que você precisa saber sobre essa cobertura essencial do seguro do seu carro.

Se você já se pegou pensando “Será que meu seguro cobre isso?”, você não está sozinho. O seguro auto é um dos investimentos mais importantes que um motorista pode fazer, mas também é um dos mais mal-compreendidos.

Afinal, o que realmente está coberto em caso de uma batida? Essa pergunta é uma das mais comuns entre os segurados, por isso vamos desmistificar as coberturas de seguro em caso de colisão, desde a perda total até as situações mais específicas, como danos a terceiros e o que acontece quando outra pessoa está ao volante do seu veículo.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Se você quer entender melhor como funciona o seguro auto e como ele pode ser acionado em diferentes cenários, continue lendo.

Coberturas do seguro em caso de batida

Sim, se você contratou a cobertura de colisão, você está coberto em caso de qualquer tipo de colisão.

Quando ocorre a perda total, quando a reparação do carro é inviável, você recebe o valor do seu carro, segundo tabela FIPE. Isso inclui também perdas por incêndio ou acidentes da natureza. Já em caso de perda parcial, quando há a possibilidade de reparação, basta adicionar a franquia.

Seguro cobre amassado? 

Sim, quando um carro sobre uma colisão e fica amassado é possível consertar utilizando o seguro auto. A principal questão é entender se o valor da franquia é inferior ao custo do reparo.

Imagine que você colidiu seu Ford Ka e o custo do reparo segundo seu mecânico de confiança ficou em R$ 5.000. Se o custo do reparo ficar acima disso, acionar o seguro auto pode não ser a melhor opção. Ainda mais porque o histórico de ocorrências do motorista pode encarecer o seguro.

Seguro cobre quando outra pessoa está dirigindo? 

Para entender se seguro cobre batida como outra pessoa dirigindo, vamos imaginar que você é o segurado como o condutor principal do veículo. No final de semana, você empresta o carro para seu filho e ele acaba batendo o carro. Nesse caso, o seguro só terá cobertura se ele estiver na apólice como condutor adicional.

A única forma de garantir cobertura no caso de outra pessoa na condução é que ela esteja como condutor adicional na apólice. Por isso, verifique quem pode utilizar o seu carro, mesmo que de forma mais esporádica.

Em caso de colisão durante uma emergência com outra pessoa dirigindo seu seguro ainda pode ser acionado, mas será preciso comprovar que ocorreu em situação extraordinária.

Seguro cobre se eu bater em outro carro?

Outra situação incômoda, mas que pode acontecer a qualquer momento, é bater em um veículo de terceiro. O que acontece nesse caso?

É possível contratar um seguro para terceiros, que basicamente é uma proteção adicional que você pode escolher ao fechar o seu seguro. Ele indeniza, conforme o valor estipulado na apólice, as avarias causadas a outros carros, ou até mesmo pessoas.

Com essa cobertura, se o condutor principal, ou outra pessoa que estiver como condutor adicional, prejudicar terceiros no trânsito, estará coberto pelo seguro.

Quanto custa o seguro com cobertura de colisão?

A melhor de saber o preço do seguro auto com carro reserva é fazer uma cotação grátis na Minuto Seguros.

Se você busca por coberturas de qualidade, transparentes e confiáveis, uma empresa renomada no mercado, com profissionais qualificados, faça sua cotação grátis.

Tire suas dúvidas

Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre a cobertura do seguro em caso de batida ou colisão.

Qual o telefone para acionar a seguradora? 

Acesse o conteúdo da sua seguradora e encontre o telefone do suporte que você necessita.

Posso perder a cobertura se eu omitir informações da seguradora? 

Para que você nunca tenha problemas e possa contar com a cobertura de sinistros conforme o que consta no seu contrato, é preciso fornecer todas as informações necessárias no fechamento da apólice. Omitir qualquer tipo de dado relevante só vai causar complicações e, possivelmente, a falta da indenização, caso ocorra algum sinistro.

Apesar de ser uma prática incorreta, acontecem casos de pessoas que omitem informações com o pensamento de deixar o valor do seguro mais baixo. Por exemplo, quando o segurado tem um filho com a faixa etária de 18 a 25 anos, que costuma dirigir o carro algumas vezes, e não o coloca como condutor adicional, por ele estar em uma idade considerada de risco, que estatisticamente tem mais chances de ter sinistro, e deixar o preço do prêmio mais alto. Esse é um caso recorrente no qual as seguradoras podem não realizar o pagamento, por omissão de informação.

Informações como a citada acima jamais devem ser omitidas. Caso ocorra algum sinistro com veículo sendo conduzido por essa pessoa de 18 a 25 anos cujo nome não constava na apólice, a seguradora tem o direito de não realizar a cobertura dos danos causados, o que fará com que você tenha um prejuízo muito grande.

Por isso, passe todas as informações que forem necessárias para ter sua cobertura garantida. Caso seja necessário, você pode colocar mais de um condutor adicional na sua apólice e, assim, ficar mais protegido se este motorista, porventura, bater o seu carro.

Ficou com alguma dúvida sobre a cobertura do seguro em caso de batida? Mande para a gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *